Seja você o empresário ou o profissional contratado, conhecer boas técnicas para melhorar a produtividade no trabalho é algo que pode ser positivo para você conseguir melhores resultados e ter mais tempo para outras atividades.
Um bom jeito de definir o que é produtividade é com base em dois conceitos centrais: energia e tempo. Produtividade é sobre entregar o melhor resultado possível, no menor tempo disponível e utilizando menos recursos e energia.
Pensando em te auxiliar a ter mais produtividade no trabalho, preparamos uma lista com dicas. Confira!
- Escreva as tarefas que precisa cumprir
Se você fará isso em uma agenda de papel, em um aplicativo, em um bloco de notas, alarmes ou até mesmo decorar mentalmente, não importa. A escolha é individual e você pode usar o que dá mais certo para você. O importante é ter clareza sobre as tarefas a serem realizadas, assim você poderá se organizar melhor e utilizar estratégias como fazer primeiro as tarefas mais importantes e prioritárias, intercalar as tarefas mais fáceis entre as difíceis e etc. Outra coisa interessante sobre elencar as tarefas em uma lista é que pode ser que ao visualizar aquela tarefa você perceba que ela perdeu a importância, nesse caso, remova-a da lista.
- Faça o mais difícil primeiro
Aquilo que te demandará mais energia e tempo deve ser feito primeiro, porque no início da jornada de trabalho estamos menos cansados, com a cabeça mais fresca e com mais concentração.
Depois que você fizer a mais difícil, logo você se sentirá mais motivado a seguir o dia trabalhando com tarefas menos “pesadas” e desgastantes.
Depois das difíceis, sobrarão aquelas tarefas mais simples, que podem ser feitas quando a energia não está mais no seu nível máximo, mas que ainda precisam ser feitas.
- O que é urgente e o que não é
Não é porque precisa ser feito que algo é urgente, mas sim importante. Não confunda o importante e indispensável com o urgente. Urgente é aquilo que não pode ser adiado. Tarefas que são urgentes precisam ter prioridade sobre as demais justamente por não poderem ser adiadas. Depois de entregue as tarefas urgentes, de prazo imediato, passa-se a realizar aquelas que não têm esse caráter de urgência, mas ainda assim são importantes e precisam ser realizadas.
- Entenda seu tempo
É preciso saber quanto tempo você leva para cumprir cada tarefa. Isso irá te ajudar muito a organizar o seu dia de trabalho e estipular metas que sejam compatíveis com a realidade, sem gerar frustração por não ter concluído algo que realmente não seria possível. Além disso, entender o tempo que cada tarefa ocupará em sua jornada de trabalho possibilita organizar também os intervalos de descanso, seja para um café, uma ida ao banheiro ou um alongamento.
Talvez você já tenha ouvido falar da técnica pomodoro, que consiste em passar 25 minutos diretos concentrado completamente em uma tarefa e, após, fazer cinco minutos de pausa entre cada atividade.
Esses cinco minutos não são bobagem porque melhoram a produtividade do profissional. Mas não se esqueça de acrescentá-los aos cálculos de tempo.
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