A gestão de supermercado com certeza é uma das gestões mais complicadas do setor varejista. A operação que envolve uma loja deste segmento é extensa, e por esse motivo, encontrar formas de tornar o gerenciamento mais eficiente certamente são sempre bem-vindas.
Para começar, é importante que seu supermercado faça análises frequentes dos processos realizados. Essa análise deve ser, idealmente, clara e objetiva, e mostrar novos caminhos que podem ser seguidos para alcançar os objetivos desejados. Um bom relatório gerencial nada mais é do que aquele capaz de demonstrar exatamente o que acontece no processo em questão de forma resumida e confiável, seja este relatório de volume de vendas, de curva abc, de ticket médio, de financeiro ou qualquer outro.
Preparamos para você dicas de como melhorar a gestão no supermercado. Confira:
1. Se especialize na sua área de atuação
Administrar um mercado de pequeno porte não é a mesma coisa de administrar um de grande porte. Os conhecimentos necessários para um pequeno negócio não serão suficientes para administrar um negócio maior. Por isso, invista em especializações, em aprendizado e em adquirir novos conhecimentos, o que pode te ajudar inclusive a alcançar mais rápido um crescimento.
2. Invista em marketing
A propaganda boca a boca e os bons não fazem o trabalho sozinhos. Investir em um setor ou em uma empresa terceirizada para cuidar da área de marketing do negócio poderá trazer benefícios bem palpáveis, já que poderão informar com clareza os interesses de cada público-alvo e como atingi-los, quais veículos de comunicação são mais eficientes para o seu modelo de negócio e etc.
3. Avalie os resultados das suas estratégias de marketing
Analise suas ações de marketing para entender se realmente funcionou e trouxe algum tipo de retorno para os eu supermercado. Desta forma, você saberá quais estratégias podem ser melhor desenvolvidas e onde investir o seu dinheiro. Para conseguir fazer a análise dos resultados, você deverá utilizar os relatórios gerenciais que mencionamos no início deste artigo.
4. Faça uma boa gestão do seu PDV
Todos os clientes passam pelo PDV para pagarem pelo que compraram. Por isso, tenha um bom sistema PDV. Isso agiliza os pagamentos e diminui as filas, melhorando a experiência do cliente dentro do supermercado. Além disso, um bom sistema do tipo ainda vai garantir um bom funcionamento do fluxo de caixa, evitando perdas e erros humanos.
5. Tenha um bom controle de estoques
Um estoque bem gerenciado é a garantia de que os seus clientes sempre vão achar nas prateleiras os produtos que estão procurando. Além disso, você irá economizar e prevenir perdas. Isso é possível porque os produtos não perderão a validade sem sequer terem ido para as prateleiras, ou mesmo porque eles serão manipulados e armazenados de forma correta. Lembrando que excesso de produto é dinheiro parado, que poderia ser utilizado de forma mais inteligente.
6. Saiba precificar seus produtos
Querer aumentar a lucratividade é mais que natural e desejado por qualquer gestor ou dono de negócio. Entretanto, com preços mais altos, os clientes que conhecem a sua marca recorrerão ao seu supermercado somente na impossibilidade de comprar em outros estabelecimentos. E com preços baixos os clientes podem até comprar mais e frequentar a sua loja. Entretanto, se os preços forem muito baixos e a margem de lucros for mínima, será impossível de manter o seu negócio com o retorno obtido. Por isso, saber usar a balança da sensatez é o ideal na hora de precificar seus produtos.
7. Tenha um bom sistema de gestão
Não é luxo, mas sim necessidade ter os números de todas as áreas do seu negócio unificados em um só lugar. Desta forma você terá o controle completo sobre o que está acontecendo em cada setor da empresa e mais segurança na hora de tomar decisões. Um sistema de gestão de empresas automatiza todos os processos do supermercado, permitindo realizar o controle de estoque, fechamento de caixa, gestão de PDV, precificação, e tudo mais que você possa querer controlar no seu negócio. Há ainda a vantagem de emissão de relatórios.
8. Dê atenção aos seus clientes
Aumentar a satisfação do cliente pode resultar em compradores fiéis — que continuam comprando de você mesmo que seu preço esteja mais elevado. Ter o feedback é o ponto chave, então faça pesquisas de satisfação. Desta forma, você dará ao seu cliente a oportunidade de se expressar e dizer aquilo que ele pensa da sua marca e como ela pode ser melhorada. Trazer melhorias contínuas, mostrando ao cliente que você está atento à opinião dele, é a receita para o sucesso e a fidelização deles.
9. Mantenha sua equipe atualizada e motivada
Certifique-se de que sua equipe tenha um bom conhecimento dos produtos e serviços, através de treinamentos regulares para atualização da equipe. Outra opção é oferecer incentivos para mantê-los felizes e motivados. Por exemplo, você pode realizar concursos para atingir 75% da meta de vendas nos primeiros 15 dias do mês. O vencedor pode ganhar um prêmio em dinheiro ou algum produto da loja. Um olhar atento sobre as expectativas da sua equipe pode melhorar drasticamente suas operações de varejo.
10. Antecipe as ações e desejos do cliente
Exiba seus produtos para que os compradores os localizem facilmente, o melhor a fazer neste caso é armazenar os produtos de maneira lógica, por exemplo, em seções. Além disso, certifique-se de que tudo esteja limpo e organizado. Nada afasta os clientes mais rapidamente do que sujeira e desordem. Faça com que seus funcionários se vistam apropriadamente e que seus crachás sejam exibidos de forma clara.
11. Seja um líder excelente
Manter um cargo de liderança e realmente ser um líder são duas coisas diferentes. Aqui estão algumas maneiras de ser um líder eficaz:
- Lidere pelo exemplo;
- Seja decisivo e exiba confiança;
- Assuma a responsabilidade pelos problemas;
- Mantenha a calma independentemente da situação;
- Seja sempre transparente e justo;
- Trate os seus subordinados com igualdade, atenção e respeito pelas suas opiniões.
12. Se oriente por dados
Uma mentalidade orientada a dados abrange todas as áreas do negócio: produtividade do funcionário, vendas, marketing, dentre outros. Esses dados são obtidos através dos relatórios gerenciais. Tenha metas claras e reais, baseadas em dados. Essas metas devem ser bem pensadas e ainda ter um prazo para acontecer. Desta forma, você ficará mais motivado para alcançar essas metas e irá procurar soluções criativas para atingi-las.
13. Abrace novas tecnologias
Nem toda nova tecnologia é útil para o seu negócio. Saiba escolher e enxergar as oportunidades. Para isso, entenda os objetivos e desafios da sua loja e busque soluções que atendam a essas necessidades.
Por exemplo, existem softwares que podem reduzir a quantidade de processos manuais — que consomem tempo e são suscetíveis a erros humanos. A tecnologia certa pode mitigar cada um deles.
14. Fique atento às oportunidades e ameaças
Para conseguir fazer uma boa gestão para supermercado é fundamental ficar atento às oportunidades e ameaças. A melhor forma de fazer isso é através da análise SWOT. Essa análise permitirá também que você conheça os pontos fortes e fracos do seu negócio. Ou seja, você terá muita informação para conseguir destacar para o seu cliente aquilo que você faz de melhor. Além de saber quais são os pontos que precisam ser melhorados.
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