Pular para o conteúdo Skip to content
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Dicas para manter o controle fiscal do supermercado em dia

  • janeiro 19, 2022

A realização do controle fiscal do supermercado impacta diretamente nos resultados da empresa de uma forma bastante clara: se o controle fiscal é realizado adequadamente, a empresa tem resultados favoráveis, mas se o controle fiscal é negligenciado, os erros são inumeráveis, o pagamento incorreto de tributos é uma consequência e o resultado trazido para a empresa é com certeza negativo.

Para começar, precisamos esclarecer o que de fato é o controle fiscal. O controle fiscal representa todos os processos de gerenciamento e registro do fluxo de passivos e ativos da sua empresa e, a partir disso, serão realizadas ações no sentido de garantir a transparência com os sócios e investidores e também o pagamento adequado dos impostos.

É fato que pagar impostos não é uma escolha, mas sim uma obrigação, seja ela tributária, fiscal ou escriturária. E como tal, quando não cumprida a obrigação de pagar pela empresa, esta irá sofrer as penalidades definidas na legislação. Por isso, ter uma boa gestão fiscal significa atuar de maneira preventiva, isto é, antes de que as penalidades e autuações ocorram e, principalmente, a fim de evitá-las. Mais do que um trabalho preventivo, realizar um controle fiscal preciso traz vantagens para a empresa, como a utilização de benefícios e créditos fiscais.

Existem algumas diretrizes essenciais para que o controle fiscal da sua empresa seja preciso e correto. No artigo de hoje preparamos para você e sua empresa uma lista clara e objetiva sobre o que deve ser o foco para que o objetivo de ter um controle fiscal seja alcançado satisfatoriamente. Vejamos:

1° Escolha o regime tributário certo

De posse das informações sobre o seu negócio, uma vez por ano, sua empresa pode optar por qual regime tributário irá pagar seus impostos. Existem regimes maléficos e benéficos para cada perfil de negócio e infelizmente isso precisa ser analisado caso a caso, sem resposta pronta, levando em consideração principalmente o faturamento da empresa. Além disso, ao optar por um dos três regimes, seja simples nacional, lucro presumido ou lucro real, é importante que a sua empresa se enquadre nas regras do regime escolhido, pois caso tenha optado por um regime em que sua empresa não cumpre os requisitos de enquadramento, ônus e problemas com o fisco serão gerados. Por fim, ainda que sua empresa se enquadre nos requisitos, se você tiver escolhido o regime menos adequado, provavelmente a sua empresa pagará mais impostos do que o necessário.

2º Atualização periódica

O sistema tributário sofre constantes atualizações, com a publicação de restrições, limites e regras para o cálculo de tributos. Para recolher os tributos na medida correta, sem exceder para não ter prejuízos e sem faltar para não sofrer sanções, é preciso estar atento às atualizações tributárias vigentes. Por isso, organize-se para acompanhar com periodicidade as alterações tributárias, seja assinando algum informativo varejista ou por conta própria.

3° Utilize um sistema de gestão fiscal

Quando for escolher um sistema de gestão, opte por um que ofereça também gestão fiscal. Isso porque um sistema de gestão integrado ao sistema de gestão fiscal da sua empresa traz muitos benefícios à empresa. Com essa integração é possível acompanhar em tempo real as atividades da empresa, simular antecipadamente resultados e acompanhar a evolução do planejamento. Toda essa centralização das informações cria um ambiente próprio para avaliação do compliance tributário. Outra vantagem dessa centralização é que os erros decorrentes de elaboração de arquivos com origens distintas, são eliminados.

Com essas três dicas principais, você está pronto para realizar um controle fiscal saudável para a sua empresa. Lembrando que o sistema Linear possui as ferramentas necessárias e integradas para lhe auxiliar com o controle fiscal do seu negócio.

Gostou desse post? Então continue acompanhando nosso blog para saber sempre o que há de mais relevante e atualizado sobre o setor varejista. Até breve!

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorPreciso alterar o meu Regime Tributário. E agora?
NextDistribuição de documentos NFePróximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!