Para começar, gôndolas são móveis usados no comércio para expor produtos. Muitas vezes são chamados apenas de prateleiras, mas esse não é o termo mais adequado. Esses móveis fazem parte dos itens básicos necessários dentro de um supermercado.
Por ser algo tão básico e essencial para a loja, pode ser que muitas vezes não recebam atenção necessária. Mas a verdade é que se o local de compras não estiver bem atrativo e organizado, o cliente pode não comprar nada ou nem mesmo achar o que procura. Sendo assim, devemos dar a devida atenção à organização das gôndolas para que o desempenho em vendas seja melhorado.
No artigo de hoje separamos algumas dicas para que você aprenda técnicas de melhoria na disposição e organização das gôndolas dentro do seu supermercado. Confira:
- Otimize o espaço
O ideal é que os móveis não ocupem mais do que 40% do espaço físico da loja. Se extrapolada essa recomendação, é possível que até mesmo um espaço grande pareça muito pequeno. E se a sua loja já é pequena mesmo sem os móveis, é possível usar truques como iluminação planejada e espelhos para otimizar o espaço. Além disso, planeje bem a distância entre uma prateleira e outra, para que não sejam curtas demais ou longas demais para expor os produtos.
- Áreas nobres
A área nobre corresponde geralmente ao centro e a parte superior das prateleiras justamente porque estão no campo de visão do cliente. Assim, para melhorar as vendas, insira nessas áreas itens com maior valor agregado, além daqueles mais buscados pelos clientes e que são mais lucrativos para o comércio. As pontas de gôndolas também são áreas nobres e devem ser utilizadas com estratégia para aumentar as vendas, seja expondo produtos promocionais, com muita saída, novidades, de acordo com a estratégia que você escolher para aumentar as vendas.
- Preços nítidos e organizados
É obrigatório expor os produtos com preços. Existem várias formas de fazer isso e uma delas, mais ultrapassada, é etiquetar os produtos um a um. Só que isso não é muito adequado, porque havendo uma alteração de preço pode dar conflito entre a etiqueta velha e a nova coladas no mesmo produto. Fora isso, é muito comum fraude nas etiquetas, quando ocorre a troca de etiqueta por uma de valor menor para que o preço mais baixo seja aplicado ao produto no caixa. Para evitar danos e prejuízos, o mais recomendável e econômico é que o cadastro de produtos esteja sempre atualizado, com preços compatíveis com os da gôndola e que não existam na loja produtos sem cadastro no sistema. E nas gôndolas, o mais adequado é que exista uma etiqueta de preço, com código de barras e descrição do produto, assim não haverá erros de interpretação com relação às variações de preço entre variedades de produtos. E claro, para que tudo isso seja possível, a organização é o ponto chave. Se quiser ir além, é possível também instalar pela loja totens de consulta de preço, mas cuidado, se eles não funcionarem quando utilizados, pode causar um dissabor ao cliente. Então, se decidir tê-los, certifique-se de que estão funcionando adequadamente.
- Layout verticalizado e inteligente
Comprovadamente, a verticalização é a forma mais vantajosa para expor os produtos na gôndola. A verticalização ajuda o cliente a encontrar o que procura e estimula a compra de outros itens, trazendo-os para seu campo de visão. É uma técnica até bastante intuitiva e simples, pois basta seguir o sentido padrão de leitura, que vai de cima para baixo e da direita para a esquerda.
Dispor os itens por tipo, faz com que o cliente ache mais rápido o que busca, além de pôr outros itens da mesma categoria no seu campo de visão, levando-o à compra de certos produtos que não estavam na lista inicialmente. Valem também outras regras de organização aplicadas ao método de verticalização, por exemplo, a exposição de produtos infantis na altura do campo de visão das crianças e de produtos pesados nas gôndolas mais baixas.
- Produtos de perfumaria
Os produtos de perfumaria geralmente são produtos caros e que por alguns motivos precisam de uma exposição mais elaborada, tanto para estimular ainda mais as vendas quanto para conservar melhor os produtos. É uma excelente estratégia ter gôndolas específicas para esses produtos, especificamente, que contenham espelhos e iluminação. Ter espelhos nos fundos das prateleiras pode ser uma vantagem para dar a impressão de estarem com mais produtos, o que é especialmente importante nos casos em que por alguma razão você não poderá enchê-las com esses produtos mais caros ou que talvez tenham menos saída, o que não motiva o estoque de muitas unidades.
Com essas técnicas inteligentes de organização de gôndolas e prateleiras temos certeza de que o seu supermercado se tornará um ambiente mais agradável e propício para vendas. Para saber mais sobre o setor varejista, continue conectado ao nosso blog!