No setor varejista, é natural que o sucesso dê surgimento à abertura de novas lojas em diferentes pontos, seja dentro da mesma cidade, no mesmo estado, ou em caráter nacional ou até mesmo internacional. Seja como for, você precisará de um sistema de gestão que interligue essa rede e garanta o controle necessário dela.
Claro que existem inúmeras opções no mercado, mas isso não facilita a busca, pois não é tudo “a mesma coisa”. Alguns pontos muito importantes precisam ser considerados na sua tomada de decisão. No artigo de hoje iremos clarear as dúvidas a respeito do tema mostrando os requisitos que um excelente sistema de gestão deve ter.
- Controle de Estoque
Esse requisito é crucial, porque administrar uma rede de lojas significa controlar múltiplos estoques, ao mesmo tempo, com fluxos diferentes, reposições individuais, etc. O software deve permitir que você controle cada um dos estoques de cada loja de forma individual e integrada.
- Análise individual de cada loja
Além de controlar individualmente os estoques, é importante acompanhar o desempenho de cada produto de forma individual. Algumas de suas lojas terão demanda maior de um tipo de mercadoria, A análise feita por um software de gestão pode informar com precisão quais são esses produtos que precisam de renovação frequente.
- Controle do fluxo de caixa
O sistema deve permitir acompanhar e medir como o dinheiro flui dentro da empresa, a partir da compra e venda de produtos, contas a pagar e receber, bem como economias e lucros. Quando administra-se diversas lojas ao mesmo tempo, necessita-se de informações em tempo real de todas as unidades. E o fluxo de caixa demanda avaliação constante para a tomada de decisões rápidas e estratégicas. O seu sistema de gestão escolhido tem que permitir o acompanhamento do fluxo de caixa de todas as unidades em tempo real. Isso além de possibilitar que ações rápidas sejam tomadas, evita, por exemplo, que a necessidade de compras urgentes, flexibilização de crédito ou promoções rápidas de uma loja interfiram negativamente na saúde financeira de todas as lojas no médio ou longo prazo.
- Acompanhamento fiscal
Claro que não poderia faltar nessa lista o requisito legalidade. Estar dentro da lei é uma obrigação. É preciso, portanto, ter um software que ofereça adequação às leis de cada localidade. É natural que existam tributos municipais, estaduais e federais diferentes, coexistindo em um mesmo cenário e isso tem que ser considerado pelo software.
- Facilidade para usar
Não dá para ter um software muito difícil de usar, que não preste nenhuma assistência, que a implantação seja complicada, etc. Um sistema nessas condições tem grande chances de lhe causar prejuízos. O ideal é encontrar um sistema intuitivo, com informações claras, ações nítidas, que tenha um suporte eficiente, uma implantação qualificada, que facilite o treinamento da sua equipe, etc.
Com esses 5 parâmetros será possível escolher um sistema de gestão multilojas adequado para o seu negócio. Você pode contar com o Sistema de Gestão Linear nesta busca pelo sistema que preenche todos esses 5 requisitos. Até breve!