Ontem o WhatsApp caiu por horas, junto com o Instagram e o Facebook. Que absurdo ficarmos praticamente incomunicáveis. Com certeza você notou esse episódio e sentiu daí a falta que a comunicação faz. Mas sabia que os seus clientes também sentem falta quando a sua marca não se comunica com eles?
Com a instabilidades das redes sociais por algumas horas, diversos e-mails foram bombardeados para todos, inclusive e-mails bem-humorados tratando sobre o fato inconveniente e ao fim abordando sobre a venda de um produto ou serviço, e aqueles e-mails com a chamada impactante no assunto que quando você abriu era só propaganda mesmo.
Pode checar sua caixa de e-mail se não deu tempo ontem. Esses e-mails estão lá. Muitas vezes pagando anúncio para estarem lá, em um espaço precioso de comunicação direta com você, que em muitos cenários é também cliente.
Você já parou para pensar em como sua empresa se comunica? Saiba que entre as pesquisas de satisfação é unânime o entendimento de que as pessoas esperam um atendimento atencioso e personalizado quando interagem com empresas. Diante disso, o ideal é fornecer um atendimento eficiente e fluido, para tornar a experiência de compra significativa e atraente para o cliente.
Uma estratégia interessante é ter um envio automático de mensagens e comunicações com seu cliente, seja via WhatsApp, Instagram, Facebook ou até mesmo por e-mail! Quanto mais personalizadas e segmentadas as mensagens, mais impacto elas terão. Assim como ontem, quando as mensagens das empresas tinham uma conexão ou menção ao episódio da queda das outras redes sociais. Isso foi algo que capturou a atenção de diversas pessoas para visualizar os e-mails.
Para realizar este envio automático de mensagens você irá precisar de recursos como:
- Disparo automático de e-mails;
- Campos de formulário personalizáveis;
- Envio de SMS Marketing;
- Segmentação de leads;
- Gestão de contatos, negócios e histórico de interações com a empresa;
- Criação de automações de comunicação atreladas à etapa do funil de vendas onde o lead se encontra;
- Automação de comunicações com base em ações do contato, como buscas no e-commerce ou visitas no site da empresa.
Mas o que falar com o cliente? Existem várias oportunidades e momentos adequados para se comunicar com o cliente. A depender da situação, uma ou outra mensagem será mais apropriada. Por exemplo, seu cliente acabou de efetuar uma compra: “Obrigado por comprar conosco! Você pode acompanhar seu pedido nesse link ou falar com a gente através desse e-mail.” Ou então seu cliente visitou o seu site: “Parece que você está interessado nos nossos serviços. Obrigado por considerar nossa empresa! Se pudermos ajudar você com alguma coisa, é só enviar um e-mail ou ligar.”
Outros momentos também são oportunos, como as datas comemorativas, oportunidade para presentear com cupons e desejar coisas boas com mensagens felizes. O Ano Novo e o Natal são excelentes exemplos: “Queremos agradecer aos nossos clientes que estiveram conosco durante todo o ano, que acreditaram em nós, confiaram em nossos produtos e nos ajudaram a crescer. Por isso, desejamos que o ano novo traga muita saúde e muitas realizações para todos nós” e “O laço que nos mantém unidos é o da confiança e prosperidade. É um privilégio compartilhar instantes com você ao longo do ano. E é por isso que lhe desejamos um Natal cheio de surpresas deslumbrantes”.
Um tratamento diferenciado sem ocasião específica também pode ser agradável, por exemplo: “Você é um cliente especial! Para agradecer essa parceria, gostaríamos de oferecer a você uma oportunidade exclusiva. Fale com o nosso representante” ou “Queremos agradecer sua preferência com um presente especial: Clique aqui e assine nossa lista VIP para receber promoções exclusivas!”.
Por fim, vale lembrar que quando falamos dessa comunicação com o cliente a principal regra é o bom senso. Não faz sentido e não tem a menor eficiência enviar e-mails e mensagens todos os dias ou diversas vezes ao dia para o cliente. Isto é considerado uma prática inconveniente que pode causar inclusive um efeito danoso irreversível, isto é, ser bloqueado pelo cliente e prejudicar a imagem da marca com ele, que provavelmente não irá comprar nada da marca após essa situação chata.
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