É cada dia mais necessário ser criativo na criação promoções em supermercados para poder se destacar da concorrência e conquistar clientes fiéis. Se engana quem pensa que esse assunto é somente para supermercados de grande porte. A verdade é que, seja qual for o porte do seu supermercado, a forma como você realiza suas promoções influencia muito no resultado. Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje com dicas para que você faça promoções no seu supermercado que sejam mais engajadas e com potencial de atingir mais pessoas.
Dica 1: psicologia dos preços
A maneira como você exibe os preços influencia diretamente na decisão de compra do cliente. Sabe-se por exemplo que um produto de R$ 19,99 é mais atraente do que outro de R$ 20,00. Por mais que a diferença seja mínima, de apenas um centavo, o cérebro humano despreza pequenos valores. Esse é o principal motivo pelo qual os consumidores preferem os produtos que têm preços quebrados, já que passam a sensação de que estão com descontos, ainda que não estejam.
Dica 2: transforme os brindes em lucro
Muitas vezes os fornecedores liberam brindes para seu supermercado e é interessante que você aproveite essa oportunidade de lucrar com isso. Tendo em vista que o brinde não gerou nenhum gasto para o seu negócio, promocionar esses itens recebidos como brinde não irá prejudicar seu orçamento. Esse inclusive é um excelente ponto de partida quando o seu negócio não tem capital para investir em promoções maiores ou mais complexas.
Dica 3: promoção relâmpago
Estimular a compra por impulso de algo que para o seu cliente pode soar como uma oportunidade única de adquirir. Isso é muito vantajoso para o seu negócio, principalmente se a aquisição desse produto não estava nos planos do cliente até o momento em que soube da promoção relâmpago. Uma das ideias é criar ofertas relâmpago no período do almoço, por exemplo, já que aqueles que não almoçaram sempre vão comprar mais produtos estimulados pelo gatilho da fome. Não se esqueça também de deixar bem claro que a oferta dura um curto período estipulado, seja um dia, algumas horas ou até mesmo alguns minutos. Pode ser interessante contar com um sistema de som ou um locutor dentro do estabelecimento para anunciar essas promoções relâmpago.
Dica 4: Compre mais e pague menos
Esse tipo de promoção é bastante famoso e inclusive autoexplicativo. Nesse tipo de oferta, quanto maior o volume comprado maior o desconto no valor por unidade. Apesar de ser uma promoção incrível, ela não funciona muito bem com itens que geralmente duram demais ou que não se compra mais de uma unidade. Esse é o caso por exemplo das vassouras, rodos, garrafas de café, sal, pacotes de velas, etc. Se desejar fazer com itens que são muito duráveis ou que só necessitem de uma unidade para o consumidor, uma boa saída é agrupá-los, por exemplo, leve um rodo e uma vassoura e só pague um (uma variação do compre 1 e leve 2).
Dica 5: promoções especiais para clientes especiais
Ofereça pequenos descontos aos clientes leais. Entretanto, não dificulte o acesso e a utilização desses descontos. Por exemplo, ao anunciar o preço, pode-se colocar na etiqueta o preço para o público comum como R$ 2,79 e para o público fiel o preço de R$ 2,65. São apenas 14 centavos de desconto, mas que estimulam o cliente a ser fiel e traz a ele a sensação de ser especial e estar em vantagem. Observação importante, para “ser um cliente fiel” não exija muito do seu cliente. Exija por exemplo um cadastro simples de apenas telefone, ou CPF, ou e-mail, por exemplo. O erro de muitos supermercados é cobrar taxas anuais para que o cliente seja “sócio” do estabelecimento e tenha direito a esses descontos mínimos ao longo do ano. Para o seu cliente, pagar antecipadamente para ter ou não um desconto no futuro não parece matematicamente correto e, considerando a economia brasileira, de fato não é vantajoso, ainda que a taxa anual seja irrisória. E sendo irrisória, para quê cobrá-la? Se nem mesmo lucro ao supermercado terá com essa taxa. Outro ponto que pode dificultar a fidelização desses clientes que querem aproveitar o desconto por se tornarem clientes fiéis é o preenchimento de cadastros longos, difíceis, com muitos dados e informações pessoais. Facilite a vida do seu cliente que quer comprar, assim você facilitará também o seu lucro.
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