O cadastro de produtos é, basicamente, registrar de forma detalhada todas as informações sobre as mercadorias, bem como suas movimentações de entradas ou saídas. Esse cadastro é a peça fundamental para uma gestão bem-sucedida.
Deixar de fazer esse cadastro é altamente não recomendável. E se a escolha for fazê-lo manualmente, saiba que com certeza essa tarefa vai ocupar muito tempo diário e possivelmente não será terminada. Entre não fazer ou fazer malfeito, nenhuma das duas opções é aceitável no setor varejista, isto porque se acontecer dessa forma, será impossível exercer controle sobre o negócio e as decisões equivocadas sobre a gestão serão prejudiciais para a saúde do seu negócio.
Diante disso, no artigo de hoje vamos esclarecer qual é de fato a finalidade do cadastro de produtos e como precisa ser realizado. Confira!
E se eu não fizer o cadastro de produtos?
Primeiramente, vamos começar imaginando uma situação de completa ausência de cadastro de produtos. Imagine que toda semana você adquira determinada mercadoria para revendê-la. Os itens que são recebidos são imediatamente levados ao estoque sem o devido registro. Quais seriam as consequências problemáticas dessa situação?
Talvez a mais grave delas seja ter problemas com o Fisco. Você poderá cometer erros na tributação dos produtos, recolhendo impostos maiores que o necessário ou menores que o exigido. Sem saber se pagou demais ou se pagou de menos, você nunca conseguirá pleitear uma restituição do imposto pago a mais, mas também não saberá se está prestes a sofrer uma execução fiscal a qualquer momento pelo Fisco, porque deixou de pagar o que deveria.
Entre outras consequências bastante desagradáveis estão: perdas, furtos, extravios e fraudes e inclusive solicitar uma quantia maior que a necessária, perdendo recursos financeiros desnecessariamente.
Mas então como fazer o cadastro de produtos sem sofrimento?
Esqueça os cadernos, as tabelas e as planilhas de Excel. A complexidade do varejo é maior do que esses recursos conseguem comportar. A forma correta é utilizar um programa que integre os diversos setores, automatize a tarefa, emita relatórios de gestão etc. Na prática, o supermercado adquire um sistema ERP, como o SGLinear, cujas funcionalidades são direcionadas especificamente para atender às necessidades e complexidades da atividade dos supermercados.
Quais os recursos disponíveis?
- Controle de estoque
Para minimizar as perdas, o fluxo de mercadorias deve ser minuciosamente analisado no dia a dia de um supermercado. O software de gestão efetua um controle rigoroso sobre todas as movimentações de inventário, fornecendo dados sobre as entradas, saídas, localização de cada produto etc. Dessa forma, será possível minimizar perdas, furtos, extravios e fraudes. Com esse sistema é possível ter acesso atualizado à todas as informações em tempo real e muitos recursos interessantes, como por exemplo, a emissão de relatórios para controlar a validade dos lotes de produtos com apontamentos sobre a necessidade de realizar promoções.
- Automatização
Quem gerencia um mercado sabe que o tempo é um recurso escasso e que o cadastro de produtos ocupa uma grande parte do tempo. Entretanto, o cadastro continua sendo essencial e indispensável. É por isso que a solução não é deixar de fazê-lo, mas sim buscar uma forma de realizar essa atividade mecânica em menos tempo possível.
Essa é com certeza uma das funções dos robôs que a tecnologia proporciona. Automatizar a realização de várias atividades morosas e burocráticas, como atualização de inventários, cotação de preços, emissão de notas fiscais, cálculos de impostos, baixa de mercadorias e gestão de preços vai melhorar o rendimento da equipe e liberar a mão de obra humana para atividades mais nobres, como o desenvolvimento de estratégias de gestão.
O sistema é capaz de interligar os setores do mercado, possibilitando que você monitore em um único painel diversas atividades como negociações realizadas, atualizações do inventário, ritmo de vendas, e muito mais.
- Emissão de relatórios
O software pode elaborar e emitir, conforme o critério escolhido por você, diversos relatórios gerenciais úteis para a tomada de decisões no supermercado. Isso pode ser solicitado com poucos cliques, sem necessidade de solicitar a um funcionário que analise, reúna e interprete dados para elaborar um relatório. Mais rápido, menos trabalhoso e mais preciso. Veja algumas sugestões de relatórios: análise da curva ABC comparando diversos fatores, como vendas por produto, margem de lucro, custo gerencial etc.; análises de vendas e devoluções, anual, semanal, mensal, diário, por período, por valor, quantidade etc.; análise evolutiva de compra e venda, margem de lucro, podendo ser filtrado por período, empresa, seção, produto etc.; gráficos em série e por período; categorias e consultas em nível operacional, tático e estratégico.
O sistema possui muito mais recursos disponíveis do que é possível elencar em um artigo, mas com certeza é um aliado na gestão. E quando se trata de cadastro de produtos, realmente não dá para ficar sem um sistema de gestão, que é considerado hoje como uma ferramenta necessária para o sucesso desse tipo de negócio.
Gostou do artigo de hoje? Então continue atento às novidades do blog, pois aqui você encontra o que há de melhor sobre o setor varejista, para você se informar, de um jeito esclarecedor e objetivo.