A degustação de produtos usa a amostra e a experimentação de alimentos ou bebidas dentro do ponto de venda. Ela serve muito para que clientes possam conferir a qualidade de novos produtos sem precisar adquiri-los. O objetivo final sempre é fazer que os consumidores queiram levar os alimentos oferecidos.
Geralmente, os produtos são expostos em um balcão, em locais estratégicos no estabelecimento. Além dessa exposição, supermercados costumam colocar algum funcionário para apresentar os alimentos e convidar os clientes para experimentá-los.
Oferecer degustação no seu supermercado pode ser muito vantajoso e benéfico. Listamos alguns dos benefícios em oferecer a degustação de produtos no seu supermercado:
- A degustação ajuda a promover produtos, como itens desconhecidos, mercadorias de baixo giro e marcas novas;
- Serve para o cliente provar o alimento e fazer com que ele deseje incluí-lo no carrinho de compras e passe a consumir aquele produto com habitualidade;
- Ajuda economizar nos anúncios comerciais dos produtos, visto que oferecer alimentos no PDV é uma ação de merchandising mais barata;
- Também é útil para testar o lançamento de uma marca específica, a fim de analisar o retorno dos clientes e decidir se vale a pena montar uma categoria de itens com a marca ou não.
Para tornar a degustação ainda mais vantajosa para o seu negócio, recomenda-se seguir três aconselhamentos:
1º cronograma: Planeje e se organize para oferecer a degustação, selecione os itens, defina os dias e horários de apresentação da degustação, dando preferência aos dias e horários de maior fluxo de pessoas.
2º margem de lucro: Escolha produtos com uma boa margem de lucro. Eles vão ajudar você a obter um faturamento ainda maior. Pensem em alimentos como frutas, carnes preparadas, pão de queijo, prato especiais, etc.
3º apresentação: Evite fazer a amostragem dos alimentos usando apenas copos e pratos descartáveis. Lembre-se: em supermercados, os clientes são muito estimulados pela parte visual. Além disso, nem todos os alimentos têm um cheiro fortemente apetitoso. Por isso, aposte em uma boa decoração, usando cores, bandejas, balcões e utensílios que chamem a atenção. Evitando ao máximo a sujeira, os farelos, a bagunça visual e a falta de higiene.
A degustação em supermercados é uma excelente estratégia de marketing para se diferenciar da concorrência. Portanto, não hesite em colocá-la em prática em seu supermercado. Agora que você já entende do assunto, está preparado para oferecer a degustação em seu negócio.
Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para saber mais sobre o setor varejista. Até breve!