Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Controle de prazo de validade dos produtos: entenda como fazer!

  • agosto 6, 2019
Controlar o prazo de validade dos produtos que são comercializados em seu estabelecimento não é uma tarefa simples. Dependendo do mix de itens que você possui, esse tipo de ação torna-se ainda mais complexa e, em alguns casos, humanamente impossível.

Controlar o prazo de validade dos produtos que são comercializados em seu estabelecimento não é uma tarefa simples. Dependendo do mix de itens que você possui, esse tipo de ação torna-se ainda mais complexa e, em alguns casos, humanamente impossível.

O grande problema é que, em uma analogia com a matemática, produtos vencidos é igual a prejuízo para a empresa. Diante deste fato, qual seria a forma ideal de gerenciar essas datas para evitar que os produtos vençam no estoque ou nas gôndolas?

Se você tem essa dúvida, está no lugar certo. Neste artigo, você vai saber como fazer esse controle, bem como a sua importância para a empresa. Confira!

A importância de fazer um bom controle de prazo de validade dos produtos

Um dos principais benefícios que uma boa gestão de estoque pode proporcionar é a operacionalização mais inteligente e eficaz. Podemos afirmar que esse tipo de prática permitirá que você tenha uma visão mais ampla de toda a movimentação de estoque, possibilitando tomar as decisões corretas que impactarão nesse setor da empresa.

Entretanto, investir nesse ponto da sua empresa pode gerar benefícios ainda maiores, entre eles, uma significativa redução nos custos da empresa. Isso porque, ao gerenciar bem o seu estoque, você evitará a compra desnecessária de produtos, bem como correr o risco de ficar sem determinados itens para comercialização.

Além disso, temos a questão do controle de vencimento dos produtos. Ao cuidar bem da gestão de estoque, especialmente ao utilizar ferramentas tecnológicas, você pode realizar esse acompanhamento e evitar que determinados produtos acabem vencendo na gôndola ou no estoque.

Quando isso ocorre, os prejuízos são enormes e perfeitamente mensuráveis. Afinal, não há nada pior do que comprar produtos e, simplesmente, perdê-los, sem que eles tenham a oportunidade de gerar receita para o negócio.

Apesar de extremamente prejudicial, infelizmente, esse tipo de problema não é incomum nas empresas e isso decorre de um único motivo: falta de gestão de estoque. Como mencionado, esse processo não é simples e envolve uma série de táticas e estratégias, bem como a utilização de bons sistemas de gestão integrada.

Dicas para fazer o controle de forma eficiente

Agora que você entendeu a importância de fazer o controle de estoque de forma eficiente para evitar que os produtos vençam na prateleira, vamos mostrar algumas práticas que você pode adotar em sua empresa para evitar esse tipo de problema. Continue lendo!

Programe o abastecimento do estoque

Uma forma bastante eficiente de identificar se há falhas na gestão do estoque passa pela verificação da existência de uma grande quantidade de produtos com prazo de validade muito curta, ou seja, itens que foram adquiridos e que excederam a demanda do mercado naquele momento.

Para tanto, é necessário que você realize, inicialmente, a programação do abastecimento do estoque. Isso deve ser feito com base em diversas outras informações que têm relação com a demanda de produtos e a necessidade de compras.

Outro detalhe que você precisa observar é evitar se deixar seduzir por condições comerciais atrativas. Isso porque determinadas compras podem provocar um aumento e acúmulo significativo de alguns produtos, além do risco de ocorrer o vencimento antes dos itens serem vendidos.

Identifique a demanda

Saber identificar a demanda é fundamental para fazer uma boa gestão de estoque, bem como programar o seu abastecimento. Em um período baixo de vendas de determinado item, pela lógica, as compras devem ser reduzidas para evitar que esses produtos fiquem muito tempo estocados, correndo o risco de vencer.

Assim, você deve analisar o histórico de giro de produtos ao longo de todo o ano e avaliar o panorama de comércio antes de fechar negócios com seus fornecedores. Dessa forma, você terá mais chances de acertar as quantidades necessárias de cada item que precisa ser reposto.

Um dos fatores que mais influencia as variações de demanda é a sazonalidade. Por exemplo, em dias quentes, sorvetes e produtos gelados têm uma maior saída. Entretanto, no inverno, pode ser prudente reduzir a quantidade desses produtos.

O que precisa ficar muito claro é que essas definições jamais poderão ser padronizadas para todo o tipo de negócio. Isso dependerá de vários fatores, muitos deles, que existem apenas no seu empreendimento. Portanto, a identificação de demanda deve ser algo elaborado com muita atenção, utilizando informações e dados precisos e atualizados.

Ofereça promoções para aumentar a saída

Uma estratégia rápida para fazer produtos do estoque terem uma saída maior é oferecer promoções em determinados momentos. Isso pode ser feito sempre que alguns itens estão próximos de vencerem.

O ideal é evitar que o vencimento esteja muito próximo, entretanto, caso isso ocorra, você precisa agir rápido e criar promoções atrativas que proporcionem o escoamento da mercadoria em um prazo bem pequeno. Assim, evita-se a perda desses produtos.

Oferecer brindes e condições de pagamento especiais para esses itens também é uma sugestão interessante para gerar uma grande saída de determinados produtos. O ideal é reduzir ao máximo o desperdício e, se possível, manter a lucratividade dos produtos, mesmo que com margens menores.

Utilize a tecnologia

Por fim, chegamos à dica mais importante que você deve seguir para controlar o prazo de validade dos produtos do seu estabelecimento: a utilização de um bom sistema integrado, ou seja, um ERP.

Contar com essa ferramenta extremamente avançada simplificará o processo de controle e alimentação do estoque, impactando positivamente na gestão dessa área da empresa. Com um sistema como esse, você será capaz de acessar relatórios consistentes a respeito do giro que determinados produtos tiveram, bem como da sazonalidade de venda e, até mesmo, da margem de lucro por itens.

Estamos tratando de uma ferramenta extremamente eficaz e essencial para gerir bem os produtos do seu estoque, evitando que eles vençam na prateleira e gerem todos os prejuízos que esse tipo de acontecimento pode provocar.

Para finalizar, podemos afirmar que as vantagens de um ERP não se limitam apenas à gestão de estoque e controle de prazo de validade dos produtos. Ele também é capaz de integrar todos os setores da empresa, proporcionando mais agilidade e praticidade na administração do negócio.

Gostaria de saber mais como funciona esse tipo de sistema e os benefícios que ele pode proporcionar ao seu negócio? Então, entre em contato com a gente e fale com um de nossos especialistas. Teremos um grande prazer em ouvir as suas necessidades e apresentar as melhores soluções para supri-las.

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorCotação de Preços WEB: economize tempo e dinheiro!
NextNegociação com fornecedores: veja como obter os melhores resultadosPróximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!