A sigla em inglês ERP (Enterprise Resource Planning) significa um sistema de gestão empresarial que integra todas as áreas em uma única plataforma. Esse sistema te ajuda a planejar para conseguir prosperar. Antes só existia o ERP local, que necessita de uma instalação interna na empresa, é acessado por computadores através de conexão VPN, exige atualizações regulares, investimentos em infraestrutura, integração e TI, além do próprio risco de destruição física e muitos outros riscos e problemas a serem contornados. E a solução para diversos desses problemas já existe atualmente.
Chamado de ERP em nuvem, o sistema requer menos esforço para manter e instalar, é composto por três partes interligadas entre si, são elas a aplicação, o banco de dados e o framework. Na aplicação, é onde as informações são inseridas no software, essas informações serão usadas frequentemente para a operação da organização. No banco de dados são armazenadas todas as informações da empresa para utilização futura, sob qualquer finalidade. E o framework é camada que permite a personalização do sistema para o empresário customizar a ferramenta de acordo com suas necessidades.
No ERP em nuvem, os dados da empresa ficam hospedados no servidor do fornecedor e podem ser acessados via internet. Basta somente um navegador para ter acesso a hora que quiser e de qualquer localidade. Outra grande vantagem do ERP em nuvem é que ele não requer manutenção de servidores, sistemas operacionais e custos de atualização. Em questão de segundos, você acessa as últimas atualizações do produto, sem precisar se preocupar em saber qual dos diversos arquivos é a versão mais atualizada, como acontecia no ERP local, já que no ERP em nuvem as informações estão sempre atualizadas e disponíveis a qualquer momento.
Também não é necessário se preocupar com a segurança das informações da empresa, já que o sistema em nuvem permite o acesso somente à setores da empresa que você autorizar. Assim, é possível ter mais controle sobre dados sensíveis, vazamento de informações sigilosas ou ataques cibernéticos. Além disso todos os setores da sua empresa ficam mais integrados. As informações necessárias ficam disponíveis em todos os terminais, o que facilita o acesso de todos os departamentos a informações relevantes para o desenvolvimento das suas respectivas atividades, sem comprometer a integridade dos dados mais sensíveis da empresa.
O ERP em nuvem é excelente também para o desenvolvimento e crescimento da sua empresa. Isso porque, quando uma empresa cresce, novas demandas surgem. Suprir essas demandas com um sistema ERP pode ser muito mais simples, afinal, qualquer nova funcionalidade ou espaço adicional que o empreendedor necessitar pode comprar com apenas alguns cliques, ou seja, de maneira rápida e sem a necessidade em investir em mais infraestrutura interna.
Gostou do ERP em nuvem? Esse sistema pode ser a solução que você está procurando para a sua empresa. Continue conectado ao nosso blog para saber o que há de mais relevante sobre o setor varejista. Até breve!