Quando falamos em fidelização de clientes, muitos têm a impressão de que é algo difícil e que somente grandes organizações precisam se importar com isso. Porém, não é bem assim. Mesmo os pequenos empreendimentos, devem se preocupar em fidelizar seus clientes, pois é isso que garantirá prosperidade e sucesso nos negócios.
O que é a fidelização de clientes?
A fidelização do cliente nada mais é que o processo de encantamento. Esse processo se inicia quando o cliente, pessoalmente ou não, entra em contato com a empresa.
Para conquistar esse nível é preciso pensar em como fazer para que o cliente tenha uma boa experiência, tanto em questão de custo-benefício, quanto em qualidade do que é oferecido (produtos e/ou serviços).
Como fidelizar clientes?
Inúmeros motivos estão ligados à fidelidade do cliente, tais como: preço, qualidade, variedade, promoções etc.
Considerando a competitividade do mercado, é importante ter um diferencial, principalmente quando se trata de lanchonetes, padarias, supermercados, sacolões… em que essa competitividade tende a ser bem mais acirrada, devido ao grande número de opções à disposição do consumidor. E é aí que entra as ideias criativas, que visam agradar e satisfazer as necessidades dos clientes, a fim de fideliza-los.
Abaixo seguem algumas dicas:
Degustação: Exponha em um lugar bem visível e ofereça seus produtos, com a finalidade de chamar a atenção do cliente, seja pela beleza, pelo cheiro ou pelo sabor.
Ambiente: Aposte em um ambiente limpo, organizado e bem iluminado. Se possível, ofereça estacionamento e wi-fi gratuitos. Isso pode ser o diferencial, considerando que muitos clientes não vão só de passagem e um ambiente aconchegante é muito relevante, principalmente nestes casos.
Atendimento: Não meça esforços e custos quando o assunto for relacionado ao atendimento. Uma equipe bem treinada e engajada é garantia de excelência e satisfação.
Variedade e Qualidade: Invista na qualidade e na variedade de produtos e serviços oferecidos. Além de manter, essa estratégia tende a atrair novos clientes.
Visibilidade: Para estar sempre em evidência, as redes sociais são uma ótima ferramenta. Crie perfis nas redes sociais e poste os produtos e serviços oferecidos. Faça promoções/sorteios, a fim de captar mais seguidores. Incentive os clientes a fazer postagens, comentários e compartilhamentos utilizando a # com o nome da empresa.
Vantagens da fidelização de clientes
Quando você se dedica à fidelização de clientes, percebe uma melhora significativa na imagem da empresa e isso atrai novos consumidores, que muitas vezes irão ao seu estabelecimento por indicação ou, até mesmo, por se basearem nas avaliações positivas feitas por quem já é cliente. Além de um aumento substancial na receita da empresa.
Portanto, não abra mão de sempre inovar. Explore novas ideias, realize novos projetos, concentre-se e invista nas preferências e necessidades dos seus clientes e, tão logo, você colherá os frutos de todo seu trabalho.
Kelly Ferreira – Relacionamento com o Cliente