Um dos pontos mais importantes quando se fala de gestão de negócio é o conhecimento de seu público. É para ele que você, empresário, direciona seus olhares com intenção de produzir uma abordagem imersiva que o atinja e, consequentemente, obtenha a fidelidade e gere lucros.
Para isso, é aconselhável que você conheça algumas estratégias que são importantes para reconhecer e atingir diretamente quem você quer. A seguir, você confere algumas recomendações que irão te direcionar em uma busca efetiva do seu público.
Público-alvo e persona
Primeiro de tudo vamos mostrar alguns métodos para segmentar o seu público. É preciso conhecer as pessoas para atingi-las de uma forma assertiva. Para isso existem duas pesquisas relacionadas a essa determinação. A de público-alvo e a persona.
Público-alvo
O processo de definição do público alvo deve ser feito na criação do plano de negócio e planejamento da sua empresa. Ele é a determinação demográfica, econômica e social daqueles que vão consumir seu produto ou serviço. Nessa seleção, é muito importante que você seja claro, pois, assim, irá concentrar suas campanhas em um público específico e qualificado tendo mais chances de criar um vínculo com eles.
Vamos supor que seu empreendimento seja um mercado de médio porte com o foco voltado ao público de um bairro específico. Desse modo, você irá produzir uma pesquisa com os seguintes apontamentos: estado civil; formação; gênero; hábitos de compra; idade; profissão; e região do país. Assim você define as semelhanças e características da pessoa que costuma ir ao seu estabelecimento.
Exemplo: Mulheres de 30 a 50 anos, solteiras, com ensino superior completo, com uma renda aproximada de R$ 4 mil a R$ 6 mil reais ao mês que moram na região centro sul de Belo Horizonte.
Persona
Já a elaboração das chamadas buyer personas são uma versão mais detalhada e atual dessa pesquisa. De acordo com a Rock Content, uma das melhores definições de personas é:
Persona ou buyer persona é um perfil semifictício do cliente ideal de uma empresa. O objetivo é que sua empresa compreenda melhor quem é o cliente e do que ele precisa, possibilitando estratégias de marketing mais acertadas.
Desse modo, a persona faz com que a abordagem seja muito mais direta e eficaz. Pois você falará diretamente com quem deseja atingir.
Algumas questões a serem abordadas quando se faz a pesquisa é: nome fictício; história sobre a pessoa; profissão; hábitos de compra; redes sociais que mais usa; ambições; desejos; estilo de vida. Quanto mais detalhada a persona for, melhor será sua interação e relacionamento com ela.
Marketing local
Com o seu público definido, agora é hora de partir para as estratégias de divulgação e abordagem. O Marketing Local é altamente recomendado para comércios que querem atingir pessoas que residam ou frequentam lugares próximos ao estabelecimento. Nesse quesito, você deve produzir iniciativas que atraiam essas pessoas. Concentre as campanhas e ações voltadas a esse público que certamente terá bons resultados. Geralmente, o público dá prioridade aos comércios da região, então saiba abordá-los com estratégias que os farão sempre voltar.
Explore as mídias digitais
As mídias digitais chegaram para aproximar as relações da empresa com os seus consumidores. Por isso você deve investir também em estratégias que envolvam o público de forma que eles se sintam representados pela marca que estão consumindo. Uma boa ideia para conquistar novos clientes é trabalhar com posts patrocinados em determinada região para conhecerem seus ramos de atuação. Lembre-se, um bom atendimento é um dos pontos em que mais deixa boas impressões para o consumidor, por isso customize seu suporte e nunca deixe de responder perguntas e pedidos de ajuda.
Fique atento aos concorrentes
Uma ótima estratégia também sempre estar atento aos concorrentes e ao que eles estão fazendo. É essencial para garantir a competitividade e no crescimento de sua organização. Essa prática ajuda muito na hora de tomar decisões sérias de acordo com as análises feitas das empresas e seus padrões de comportamento.
Aposte na fidelidade
Os consumidores se sentem pertencentes quando o estabelecimento os reconhece como bons clientes. Por isso, aposte em ações e programas que promovam a fidelidade. Assim, você terá a garantia que será a primeira opção quando eles pensarem em comprar algum produto ou serviço. Um grande exemplo é o aplicativo de descontos e fidelidade que diversas empresas já usam no mercado. O E-promo é um exemplo disso. O aplicativo totalmente funcional e personalizável está alinhado com as novas tendências tecnológicas do mercado, saiba mais aqui.
Pronto! Agora é a hora de você colocar a mão na massa e pôr em prática todas as dicas que te damos nesse post. Temos certeza que seguindo esses passos você terá um grande resultado na conquista e fidelização de seus clientes.