Você sabe como funciona o marketing para padarias? As estratégias de publicidade de uma empresa são de vital importância para o seu crescimento, afinal, é por meio delas que o seu público conhecerá todas as características do seu negócio.
Pensando na importância que essas estratégias têm para uma empresa, nós resolvemos escrever este artigo. Nele, vamos mostrar dicas valiosas para ajudar você a alcançar todos os seus objetivos de marketing. Acompanhe-nos nessa leitura!
Qual é a importância de investir em marketing para padarias?
O marketing é uma das principais estratégias para divulgação e vendas de uma empresa, independentemente do segmento. Sendo assim, com uma padaria não poderia ser diferente, afinal, trata-se de um empreendimento que depende muito desse tipo de estratégia.
A forma mais eficaz de atrair clientes para um empreendimento é por meio das estratégias de marketing. Sendo assim, o empresário que não dá a devida atenção a esse ponto corre sérios riscos de ter problemas em um futuro próximo.
Muitos empreendedores deixam as estratégias de marketing de lado, acreditando que terão algum tipo de economia. Afinal, não desembolsaram nenhum valor para pagamento de profissionais, panfletos ou outros meios de divulgação.
Porém, isso é um erro fatal, considerando-se que todo o dinheiro economizado é irrelevante perto do resultado que deixou de ser conquistado pela falta do devido investimento em estratégias de marketing.
Como trabalhar o marketing para padarias?
Agora que você entendeu a importância do marketing para padarias, vamos mostrar como você pode aplicar esses conceitos em seu negócio. Continue lendo!
1. Criar combos e promoções
Criar combos e promoções é uma das principais estratégias de marketing para padarias. Você, como empresário do ramo, sabe bem quais são os pontos que pode atacar para criar oportunidades interessantes para os seus clientes.
Ao fazer isso, você cria diversos gatilhos mentais na mente dos seus consumidores, entre eles, o da urgência, tendo em vista que promoções devem ter prazos para serem finalizadas.
2. Usar o marketing sensorial
O marketing sensorial, como o próprio nome sugere, é uma estratégia em que os 5 sentidos do consumidor são aguçados. A ideia é que ele possa gravar em sua mente as emoções que geram desejo e, como consequência, provocam um impulso de adquirir produtos da sua padaria.
Essa estratégia de marketing pode ser usada na maioria dos negócios do ramo alimentício. Porém, em padarias, essa estratégia é ainda mais poderosa. Isso porque os alimentos comercializados nesses estabelecimentos, geralmente, despertam muito desejo na mente das pessoas.
Sendo assim, você tem um prato cheio de estratégias de marketing sensorial para aplicar em seu negócio. Você pode, por exemplo, explorar o sentido da visão, mostrando ao seu cliente diversas delícias que ele pode experimentar na sua padaria.
Outra estratégia interessante de marketing sensorial é explorar o olfato de seus clientes. Padarias, geralmente, são ambientes que proporcionam a exposição a aromas agradáveis. Você pode aproveitar essa característica para gerar benefícios para o seu negócio.
3. Apostar na fidelização do cliente
A maior arma de vendas que o seu negócio pode ter é a fidelização dos seus clientes. Um cliente fiel é aquele que sempre sai para comprar no seu estabelecimento, independentemente de oportunidades e promoções, ou até mesmo de ofertas da concorrência.
Esse nível de fidelização somente ocorre quando o cliente tem a sensação de que recebe muitos benefícios. Para despertar esse sentimento em seus consumidores, você deve investir em diferenciais para as pessoas que têm costume em comprar com você frequentemente.
Além disso, você também deve aplicar as estratégias de marketing para padaria com o objetivo de conquistar mais clientes fiéis para o seu estabelecimento e, assim, gerar um número maior de consumidores frequentes e ter mais previsibilidade em geração de lucros.
4. Investir em mídias sociais
É impossível falar em marketing para padarias sem citar as redes sociais, afinal, elas se tornaram uma tendência mundial em termos de divulgação de um negócio. Portanto, se você pretende investir nessas ferramentas, considere a possibilidade de ter mídias sociais elaboradas.
Com relação a esse ponto, é necessário ter muito cuidado. Da mesma forma que as redes sociais são uma poderosa aliada no marketing de um negócio, elas também podem simplesmente arruinar todas as suas chances de ter uma boa publicidade na internet.
Isso porque, quando elas não são bem geridas, você corre um grande risco de despertar no seu público uma sensação de que o seu negócio tem um certo amadorismo. Essa sensação é muito comum nas empresas em que o proprietário mistura os seus perfis pessoais com os do negócio.
Portanto, para ter total aproveitamento das mídias sociais, você precisa fazer algo extremamente profissional. Inicialmente, crie perfis exclusivos para o seu negócio. Não faça postagens do seu dia a dia pessoal. Se for fazer isso, poste o dia a dia ou os bastidores da criação dos seus produtos.
Outra dica muito interessante é divulgar as suas promoções e campanhas nas mídias sociais. Além de gerar engajamento, você também terá um bom desempenho nesse tipo de estratégia.
É importante, ainda, ter atenção a um detalhe ao qual muitos empreendedores esquecem. As fotos, vídeos e demais imagens que foram postadas em suas redes sociais devem ser mais profissionais. Isso não significa que você deve investir em grandes produções para fazer esse tipo de postagem, mas sim que é fundamental ter cuidado com a qualidade e relevância do conteúdo.
5. Criar promoções diárias
Outra estratégia que costuma atrair clientes é a criação de promoções diárias. Mas atenção: é importante que essas promoções sejam realmente interessantes. Como elas serão criadas diariamente, se você fizer sempre a mesma, pode ser que perca a força perante seus clientes.
Portanto, só faça promoções diárias se você realmente tiver uma ideia interessante e diferenciada para oferecer aos consumidores naquele dia. Caso contrário, talvez seja mais interessante criar essa promoção em outra oportunidade.
Ao seguir cada uma dessas dicas, você poderá aplicar as estratégias de marketing para padaria de forma otimizada e obter o melhor resultado para o seu negócio. Em pouco tempo, você conseguirá colher os resultados desta aplicação.
Gostou das dicas sobre marketing para padaria? Que tal ficar por dentro de todas as novidades que postamos em nosso blog? Para isso, assim nossa newsletter e não perca nenhum novo conteúdo.