Ter domínio das finanças é fundamental para atingir a saúde financeira do seu negócio. Muitos varejistas chegam ao final do mês sem saber se teve lucro ou prejuízo, o que pode ser um grande problema para a gestão da empresa. Para se tornar competitivo no mercado, é preciso ter dinheiro para investir em novos produtos e em ações para aumentar as vendas. Para que isso seja possível, o setor financeiro deve estar equilibrado e oferecer a possibilidade de investimentos. Sem lucro, você não tem como tirar dinheiro do caixa para estratégias e expansão da sua loja. O sucesso da sua empresa está diretamente ligado à organização financeira e entrada maior do que a saída de capital.
Dessa forma, no artigo de hoje, vamos te dar sete dicas para atingir a saúde financeira da sua loja.
Sistema ERP
Ter um sistema de gestão integrado é o primeiro passo para garantir o controle financeiro do seu negócio. O sistema registra e organiza todas as entradas e saídas da loja e identifica gastos desnecessários, já que ele está presente em diversos setores. O software atua de diversas formas para melhorar a saúde financeira da empresa, como por exemplo, no controle do estoque, para evitar perdas e prejuízos. Com todas as informações do seu negócio registradas em um mesmo lugar, fica mais fácil identificar práticas que não estão funcionando, erros de processos e saber cada centavo que entra e sai.
Fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um ponto chave para a saúde financeira da sua loja. É preciso ter muita atenção e uma gestão eficiente, para garantir que no fechamento do caixa, o dinheiro esteja de acordo com as vendas do dia. Diferenças no valor podem influenciar no financeiro da sua empresa, por isso, você precisa registrar todas as movimentações, para entender como é o funcionamento do seu caixa e desenvolver soluções que melhorem o fluxo.
Planejamento
Planejar é a palavra de ordem para um bom controle financeiro. Tenha organização e defina todos os objetivos que sua empresa precisa atingir, para bater as metas de lucro. Crie uma planilha com registros como, as metas de lucro que sua empresa quer atingir, os custos, indicadores de desempenho e para onde os recursos são distribuídos.
Identifique gastos desnecessários
Você pode estar perdendo dinheiro todos os dias e não sabe. É muito importante acompanhar todos os processos internos do seu negócio, para conseguir identificar o que não está funcionando ou gastos desnecessários. Uma grande fonte de prejuízo nas lojas é o estoque. Quando o controle de estoque não é bem feito, produtos são perdidos, itens são comprados na quantidade errada podendo faltar ou sobrar, produtos vencem e etc. Outro ponto são as tarefas manuais. Atualmente existem recursos tecnológicos, para otimizar e facilitar vários processos internos, economizando dinheiro, tempo e mão de obra.
Reduza erros
Como citamos anteriormente, erros em processos internos podem gerar muito prejuízo. Monitorar os setores da sua empresa, ajuda na identificação de erros e no desenvolvimento de estratégias para solucioná-los.
Comunicação entre setores
Invista em uma boa comunicação entre os setores. Quando o estabelecimento trabalha de forma integrada, com uma boa comunicação, as chances de algo dar errado diminuem. Seus colaboradores precisam estar alinhados e compartilharem suas ações, para que se tenha uma continuidade efetiva dos processos.
Fontes de lucro
Uma boa estratégia para a sua saúde financeira é descobrir as maiores fontes de lucro do seu negócio. Os produtos mais rentáveis, os clientes mais fiéis, promoções com resultados positivos e etc. Essas são algumas das fontes de lucro que podem ser usadas, para o desenvolvimento de ações que ampliem a entrada de capital financeiro na sua empresa.
Ficou interessado e quer saber as vantagens das soluções financeiras que oferecemos? Entre em contato com a Linear Sistemas agora mesmo e agenda uma conversa com um de nossos especialistas. Será um prazer te ajudar a melhorar os processos do seu negócio!
Ligue para: (31) 2511-3131 ou cadastre-se aqui.