Pular para o conteúdo Skip to content
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Confira 3 principais KPIs de compras que você não pode perder

  • setembro 12, 2019
KPI significa Key Performance Indicators, também chamado de indicadores-chave de performance ou indicadores de desempenho. Essa é uma ferramenta de business intelligence que tem por finalidade ajudar no monitoramento e manutenção das metas dos setores de compras.

KPI significa Key Performance Indicators, também chamado de indicadores-chave de performance ou indicadores de desempenho. Essa é uma ferramenta de business intelligence que tem por finalidade ajudar no monitoramento e manutenção das metas dos setores de compras.

Com efeito, indicará se a sua corporação está efetivamente cumprindo tudo o que foi planejado ou se precisa melhorar algum ponto da gestão para alcançar bons resultados. Além disso, essa ferramenta ajudará a acompanhar os processos da empresa e otimizará a área. Pensando nisso, preparamos este post para listar os 3 principais KPIs de compras. Continue a leitura e confira!

Quais as principais KPIs de compras que não se pode deixar de acompanhar?

A partir de agora, você vai conhecer os principais indicadores de desempenho para otimizar os processos do seu empreendimento.

1. Custo por pedido

Quando as compras feitas são em grande quantidade, fica menos difícil fazer descontos e dar longos prazos para o pagamento, não é mesmo? Porém, se você realiza pequenos pedidos, o poder de negociação cairá notoriamente.

Logo, é de suma importância calcular o custo de cada pedido para poder utilizar o indicador financeiro, que mostrará se a sua corporação está gastando além do necessário. Para realizar esse cálculo, você tem que dividir o montante gasto durante todo o mês pela quantidade de pedidos que foram realizados no empreendimento.

2. Prazo médio de pagamento

Seja no setor varejista, de serviços ou industrial, as vendas à prazo são uma realidade para a grande parte das corporações. Entretanto, no caso de quem necessita adquirir insumos para revender ou para produzir, as parcelas acabam afetando o setor financeiro.

Pense o seguinte: você adquiriu um lote de TVs para revender e fecha o negócio em um pagamento parcelado de 3 vezes. Porém, na loja, você pode parcelar em até 10 vezes para o consumidor. Logo, o seu faturamento acaba sendo diluído com o passar do tempo, uma vez que terá de pagar o fornecedor antes de receber o valor total a ser pago pelo cliente.

Essa dinâmica faz com que seja um dos principais KPIs do setor de compras. Para saber o indicador, basta somar todos os valores devidos aos fornecedores e dividir pelo valor total de compras realizadas durante o período a ser analisado. Após isso, multiplique o valor obtido por 365 (quantidade de dias do ano).

3. Lead time

Chama-se de lead time o tempo decorrido entre a finalização de um pedido realizado e a entrega do produto ou serviço. Esse fator faz parte dos principais KPIs de compras que a sua instituição empresarial deve acompanhar! Por exemplo, uma indústria necessita de um lead time bem curto para que possa conseguir repor as mercadorias sem precisar parar a produção.

Fazendo isso, independentemente do porte da sua empresa, você terá uma maior capacidade de entrega, otimizará o espaço destinado à armazenagem e, consequentemente, obterá lucros maiores e uma melhor competitividade no mercado.

Finalizando, para mensurar os resultados e definir as mudanças que serão necessárias, basta ter disposição para realizar as mudanças e fazer um preparo eficiente dos fornecedores a fim de suprir as suas demandas e necessidades. Também não se esqueças dos 3 principais KPIs de compras para acompanhar os resultados.

Gostou do nosso post? Então veja também o que você precisa saber para começar uma gestão de compras!

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorConheça o BI e aprenda a utilizá-lo em sua empresa
NextEntenda o que é TEF e a importância para os seus negóciosPróximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!