Você sabe o que é o marketing sensorial? E mais, sabe quais são as vantagens de aplicá-lo hoje mesmo no seu negócio? No artigo de hoje vamos abordar o que há de mais importante sobre esse tema que une o corpo humano às estratégias de vendas.
A começar, é importante saber que o marketing sensorial se baseia nos estímulos de diferentes sentidos do corpo humana para poder conquistar o interesse e a atenção dos seus clientes. O marketing sensorial pode ser o responsável por criar uma atmosfera de vendas perfeita para envolver e agradar o seu cliente e, dessa forma, aumentar a possibilidade de fechar um bom negócio ou de gerar maiores resultados de vendas.
Então vamos lá! Será que todos os sentidos do corpo humano podem ser explorados? Claro que sim! São eles:
– Olfato
– Paladar
– Visão
– Tato
– Audição
Todos os cinco sentidos podem ser explorados no marketing sensorial e inclusive combinados. Não necessariamente precisam ser aguçados isoladamente. Mas como isso pode funcionar na prática para o seu negócio?
OLFATO:
Você já sentiu um cheiro e lembrou-se imediatamente daquela loja de cama, mesa e banho que tem no shopping? Ou do frango assado que tem todo sábado na porta daquela padaria e que dá pra sentir de longe? Provavelmente sim. O olfato é o nosso sentido mais poderoso para construir lembranças pessoais e também para construir a personalidade sensorial da sua marca.
Uma das principais vantagens de estimular o olfato do seu cliente é que a associação ao sentido do cheiro é feita de forma instantânea por ele. E isso é muito fácil de ser adaptado à sua loja, seja ela uma padaria, que pode estimular o olfato com o cheiro do pão quentinho e do frango assado em horários estratégicos de maior movimento, ou de um supermercado, com a exposição de flores e frutas perfumadas nos locais de maior fluxo dentro da loja.
PALADAR:
Com certeza você imediatamente pensou em realizar ações dentro do estabelecimento em parceria com os fornecedores, promovendo a degustação de uma nova linguiça, um biscoito que foi lançado e etc. E você não está errado! Entretanto, não é a única alternativa para estimular o paladar dos seus clientes. Outra possibilidade interessante que pode ser avaliada é aquela utilizada pelos pequenos negócios, muitas vezes até mesmo sem conhecimento de que estão colocando em prática o marketing sensorial.
Isso ocorre quando, por exemplo, vamos a algum estabelecimento que vende serviços ou produtos e que, devido ao modelo de atendimento, é necessário que o cliente aguarde. Assim, o estabelecimento oferece água, café e até mesmo algum lanchinho para o cliente, como forma de aliviar a sensação de espera ou somente como cortesia mesmo. Você pode adaptar essa realidade ao seu negócio, se achar interessante e viável, além de aplicar a primeira sugestão, de promover ações junto aos fornecedores.
VISÃO:
Quando pensamos nesse sentido, qualquer sugestão de intervenção parece já muito utilizada. Mas a verdade é que muitas vezes o que é óbvio é o que mais passa batido, tanto para o cliente quanto para os responsáveis pelo estabelecimento. O sentido da visão não pode ser ignorado porque tem grande poder no reconhecimento da sua marca, seja através das cores, das fontes, das formas e das figuras, que farão seu cliente se lembrar imediatamente do seu negócio.
São vários os bons exemplos de marcas que utilizaram tão bem esse sentido que até mesmo somente parte dos elementos que compõem a marca já faz com que o cliente a reconheça. São o caso de marcas internacionais como Mc Donalds, com seu M amarelo e suas cores características, e da Coca-Cola, com sua fonte famosa utilizada amplamente e suas cores vermelho e branco. Também temos marcas nacionais bem representadas e lembradas visualmente, como é o caso da Editora Abril com sua famosa arvorezinha verde, a Natura com a silhueta de uma folha e também o Banco do Brasil com seu símbolo amarelo e azul representando dois B´s entrelaçados, as suas iniciais.
TATO:
Este sentido pode ser limitado em algumas experimentações, mas em muitas outras, esse sentido é essencial para a concretização da venda. Isso ocorre por exemplo quando o cliente precisa avaliar a ergonomia de um produto, o conforto ou a textura. E analisando por esta interpretação, existem vários objetos a venda em um mercado que podem ter sua ergonomia, conforto ou textura avaliados. É o caso das cadeiras, colchões, roupas, calçados e bicicletas vendidas em hipermercados.
AUDIÇÃO:
Sabe aquele som que te faz lembrar imediatamente do aplicativo de comida? Tem também o som da marca do seu computador quando é ligado, do jingle do detergente que não se pode duvidar porquê e aquele guaraná com um mascote miniatura de garrafa (visão) junto com a música chiclete da propaganda (audição) que faz tanto sucesso que é até um meme, de forma muito positiva inclusive.
Quando trazemos isso para a realidade do seu mercado, lembre-se que ninguém quer ficar em um ambiente muito barulhento ou com poluição sonora. Por isso, uma boa sugestão é utilizar recursos já disponíveis que fazem a trilha sonora certa para o tipo do seu negócio e cria a própria rádio do seu mercado, editando na hora e veiculando com facilidade ofertas personalizadas entre o intervalo das músicas. E para te inspirar a criar ideias chamativas e interessantes para o seu negócio, assista a este vídeo de uma ação promocional da Coca-Cola em um check-out de supermercado.
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