Quando o assunto é estoque, falamos de uma das partes mais importantes do comércio. Afinal, é onde se armazena o produto mais valioso da empresa, a mercadoria. O controle de estoque afeta diretamente outros setores da empresa como o financeiro, marketing e comercial. Por isso, uma importante gestão do estoque é essencial para que as perdas se transformem em economia e, consequentemente, lucro. Essa é uma das principais preocupações dos varejistas atualmente, por essa razão acompanhe esse post que iremos dar algumas valiosas dicas para você que se pergunta como controlar seu estoque de uma forma eficiente.
Tenha organização e controle os prazos de validade
O acúmulo de produtos por falta de organização é um dos grandes inimigos dos varejistas porque, quando se trabalha com produtos perecíveis, o risco de perdas é muito grande. Por isso, uma opção para ter mais controle do estoque é a separação das mercadorias por categoria e tipo, ação que torna a identificação muito mais eficiente. Para isso, existem alguns métodos altamente recomendados que organizam as vendas de uma forma com que você possua uma menor perda e maior faturamento. Confira alguns a seguir.
Ruptura no estoque do varejo alimentício: o que é e como evitar?
O método PEPS
O PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair), como o próprio nome já diz, trabalha com a ordem cronológica de entrada das mercadorias. Esse método tem o princípio de que as mercadorias mais antigas devem ser vendidas primeiro. Essa atividade é uma das mais recomendadas e utilizadas pelas empresas porque controla a validade dos produtos, já que você terá total consciência de cada lote que entrou e saiu.
Saiba quando seu estoque irá ser abastecido
Uma ótima forma de deter o controle sob seu estoque é saber o prazo de validade de cada produto. Isso porque se existe uma grande quantidade de produtos com prazo de validade curto, é sinal de que há falhas na gestão de seu estoque. A programação deve ser feita com base em informações coletadas sobre o processo de venda de seu estabelecimento para que você possa prever seus gastos e quanto de cada produto deve comprar para determinado tempo. Evite se deixar seduzir por condições de compra atrativas, como baixa de preços por grande quantidade de produtos. Essa ação pode ser uma armadilha se não verificado o prazo de validade e a qualidade da mercadoria.
Saiba aqui como controlar os prazos de validade de seus produtos!
Utilize um sistema de gestão
Com o sistema de gestão ERP da Linear você possuí o controle de estoque totalmente integrado ao software. Essa atividade mostra em tempo real toda a movimentação das mercadorias que envolvem sua empresa, como a entrada, registro, armazenamento e saída dos produtos. Portanto, sempre tenha preferência em um software que seja de confiança e compatível ao que você deseja.
Como visto aqui, o controle de seu estoque depende de fatores ligados diretamente à organização e atenção de quem o gere. Por isso, quando encarregar uma pessoa para tomar conta desse setor, tenha certeza de que é um profissional de confiança que trabalhará com seriedade durante o expediente.
Gostou desse post? Então fique com a gente e aprenda como fazer cotação de produtos corretamente!