É fato, que a pandemia do novo coronavírus está impactando a rotina do varejo e muitas mudanças serão feitas quando esse período terminar, mas a pergunta é: Como será a relação dos clientes com o seu negócio pós-pandemia? Não dá para prever exatamente quais serão todas as mudanças no mercado, porém, observando como as empresas tiveram que se adaptar, já podemos indicar algumas estratégias que você deve adotar, para acompanhar a nova realidade. Processos que estão sendo adotados nessa fase, devem se tornar definitivos e serem desenvolvidos ao longo do tempo.
Então, no post de hoje, vamos tentar prever como será a relação dos clientes com o seu negócio pós-pandemia.
Mudanças no consumo
As principais mudanças que a pandemia está promovendo são em relação aos hábitos de consumo. Os clientes agora estão prezando por um atendimento personalizado e produtos voltados para os cuidados com si mesmo. Você precisa entender o comportamento do seu público para definir quais ações desenvolver, mas saiba que, independente do seu negócio, o consumidor quer comprar com empresas que compartilham dos mesmos valores que ele, que se importam com sua segurança e que invista em tecnologias que facilitem sua experiência.
Vendas online
Com toda certeza uma tendência que já funcionava antes da pandemia e que agora se tornou essencial para todo negócio é o e-commerce. As empresas que ainda não tinham adotado a modalidade de venda online, tiveram que se adaptar e investir em plataformas que oferecem essa opção. Clientes que anteriormente não tinham o costume de fazer compras online, agora foram obrigados a escolher essa opção, para manter as recomendações do distanciamento social. Porém, essa é uma tendência que deve continuar mesmo após a pandemia, pela praticidade e otimização de tempo.
Otimizar o atendimento
Ainda falando sobre os efeitos das medidas de segurança para conter o contágio pelo coronavírus, o distanciamento social vai impactar na experiência do cliente com a sua loja. Por não poder ter aglomeração, os estabelecimentos tiveram que adotar regras de distanciamento e otimizar o tempo de atendimento, para evitar que os clientes permaneçam por muito tempo dentro da loja. Essa prática deve continuar após a pandemia, já que os consumidores vão querer ficar o menor tempo possível dentro das lojas.
Manter a regras de higiene
As regras de higiene para evitar a contaminação pelo vírus, irão se manter depois da pandemia. Álcool em gel disponível, ambientes claros e higienizados, distanciamento nas filas, são algumas das práticas que serão demandadas pelos clientes. Especialistas em saúde apontam que com a pandemia do coronavírus, os hábitos de higiene das pessoas irão mudar definitivamente e essas demandas serão sentidas pelos estabelecimentos.
Como vimos neste post, com algumas estratégias você consegue se preparar para enfrentar a realidade pós-pandemia. Esperamos que com essas dicas você consiga fidelizar e conquistar mais consumidores para seu estabelecimento! Nos acompanhe nas mídias sociais que toda semana postamos atualizações do mundo do varejo para você. Estamos no Instagram, Facebook , Linkedin e Twitter.