Uma boa gestão de compras em supermercados é de suma importância, porque impacta diretamente nos lucros do seu negócio. No artigo de hoje, vamos dar direcionamentos sobre como fazer uma gestão de compras da forma mais correta e eficaz, em 5 conselhos objetivos:
- Previsão de demanda
É necessário entender o conceito de previsão de demanda, afinal ela tem como objetivo antecipar as necessidades dos clientes pelos produtos do supermercado. Fazer essa análise significa projetar uma expectativa de venda no futuro, e dessa forma é possível fazer a sua gestão de compras com base no giro do produto, levando em consideração as sazonalidades e as promoções.
Na prática, funciona da seguinte maneira:
Se o seu negócio já existe há algum tempo
Você fará uma comparação com o passado. Por exemplo, se você deseja fazer uma previsão de demanda do mês de junho de 2021, você irá utilizar como parâmetro a demanda do mês de junho de 2020. Claro que podem existir algumas variações por episódios que naquele mês de junho do passado não existiam, como o cenário econômico do país. Mesmo assim, é válido considerar o passado como parâmetro, tendo em vista que as sazonalidades, por exemplo, serão consideradas.
Se o seu negócio for novo
Porém, se o seu negócio for novo, a previsão será feita de forma diferente. Obviamente, no primeiro mês, a estratégia será encher a loja de produtos. Depois disso, será necessário realizar um controle de estoque atento e ter sempre registrado todos os pedidos de compra. Assim você conseguirá acompanhar um item que está acabando em estoque, mas que de acordo com o sistema, o pedido de compra já foi realizado.
- Gerenciamento de categorias
Existe um padrão mais ou menos estabelecido de layout a ser seguido. Não é uma regra rígida, na verdade é o comum praticado na organização dos supermercados. Na gestão de compras também é apropriado ter uma organização semelhante àquela praticada no espaço físico. São exemplos de categorias: alimentos para cesta básica, frutas, legumes, carnes, limpeza e etc.
Se o supermercado for grande, que atende a uma grande quantidade de clientes e fica localizado no centro da cidade, por exemplo, ter uma variedade ampla de categorias pode representar uma alta lucratividade. Afinal, haverá público para toda essa demanda.
Agora, para um mercadinho de bairro, que geralmente serve para socorrer os moradores de um bairro mais afastado, como quando acaba um alimento ou produto de limpeza em casa, ter muitas categorias, talvez, não seja tão interessante.
Para esse tipo de estabelecimento, poderá ser mais interessante trabalhar apenas com itens básicos ao fazer a gestão de compras. Assim, será possível evitar os produtos parados em estoque, que podem trazer prejuízo se não forem comercializados logo.
- Relacionamento com fornecedores
Independentemente de ser um negócio pequeno ou grande, recente ou de longa data, ter um bom relacionamento com os seus fornecedores é muito importante. Honre os seus compromissos e realize os pagamentos em dia. Se essa relação for boa, você poderá contar com a ajuda deles para socorrer demandas urgentes, conseguir renegociar preços e conseguir ofertas mais vantajosas.
- Curva ABC
Provavelmente você já conhece a metodologia da curva ABC. Relembrando este método, a curva ABC ou também chamada de princípio 80/20, sustenta que 80% das consequências advêm de 20% das causas.
Trazendo para a realidade dos supermercados, teríamos três modalidades de produtos, que formam a chamada curva ABC. Os produtos da curva A são aqueles que correspondem a 80% do faturamento, como por exemplo os produtos de cesta básica, arroz, feijão, óleo, macarrão, sal, açúcar e etc. Os produtos da curva B são aqueles que correspondem a 15% do faturamento, como por exemplo, os biscoitos, chocolates, refrigerantes e etc. Já os da curva C correspondem a somente 5% do faturamento do supermercado, como por exemplo, utilidades domésticas, encartelados, papelaria, acessórios para limpeza e etc.
O erro de muitos supermercados é ignorar essa metodologia e dessa forma acabam tendo muitos itens concentrados na curva C, que traz poucos lucros. Enquanto isso, os itens que estão na curva A e trazem uma maior rentabilidade, são pouco explorados no estabelecimento. Por isso, ao trabalhar com a curva ABC no supermercado, você poderá ter uma gestão de compras mais eficiente.
- Software de gestão
Com um software de gestão eficiente para fazer a gestão de compras no supermercado, você poderá estabelecer vários processos e controlar os números do estabelecimento. Quando você conhece quais são os itens mais vendidos, tem um controle de estoque eficiente e tem os relatórios da curva ABC, fica muito mais fácil de programar as compras com qualidade e efetividade.
Seguindo esses 5 conselhos objetivos, você terá como resultado uma gestão de compras mais eficaz no varejo de supermercados. Logo, poderá potencializar os lucros do seu estabelecimento, além de ter um maior controle de estoque e não gastar de forma desnecessária.