O controle de estoque é uma das tarefas mais complexas de um estabelecimento, podendo influenciar positivo ou negativamente no lucro final. Ter um controle eficiente do seu estoque representa organização e boas práticas nos processos internos, fator esse, muito importante para o sucesso de uma empresa.
Um método que é fundamental para ter o domínio completo do seu estoque, é o inventário. Com o inventário é possível identificar falhas nos processos operacionais, evitar perdas e definir as quantidades exatas de cada produto.
Muitas vezes, o inventário é visto como um método trabalhoso e difícil, mas com organização e planejamento, ele pode ser um grande aliado do seu negócio. Por isso, no artigo de hoje, vamos te dar dicas para fazer um inventário de estoque efetivo.
Como fazer o inventário do estoque?
O inventário é uma lista detalhada dos produtos disponíveis no seu estoque. Para fazer um inventário, primeiramente, é preciso definir um horário ideal, pois a contagem dos produtos deve ser feita em um momento de pouca circulação de mercadoria. O segundo passo é ter um estoque limpo e organizado, para que a contagem seja efetiva. Com calma e precisão, faça a contagem e categorize todos os produtos presentes no seu estoque. É muito importante avaliar todos os itens minuciosamente, para identificar se eles estão aptos para a venda.
Quais são os tipos de inventário?
– Inventário geral: O inventário geral faz o controle de todos os materiais presentes no seu negócio, não apenas dos produtos que estão no estoque.
-Inventário Rotativo: O inventário rotativo tem caráter preventivo e é feito em um período curto de tempo, podendo ser diário, semanal ou mensal.
-Inventário Parcial: O inventário parcial diferente do geral, está direcionado a apenas um grupo específico de produtos.
-Inventário Cíclico: O inventário cíclico é voltado para a segurança dos dados da empresa e para o lançamento contábil, prevenindo o prejuízo financeiro do estoque.
-Inventário anual: O inventário anual como nome mesmo diz, é a contagem anual dos produtos do seu estoque.
-Inventário periódico: O inventário periódico é feito à partir de um tempo definido pela empresa, para atualizar os dados do estoque.
O que fazer para ter um inventário de estoque efetivo?
Agora que já sabemos como fazer um inventário e quais são os tipos, fica a dúvida de como otimizar e simplificar esse processo. Separamos algumas dicas para te ajudar:
Tenha um sistema de gestão
Um ponto fundamental para facilitar a realização do inventário no seu negócio, é um sistema ERP. Com um software, você automatiza esse processo, garantindo mais segurança para os seus dados, acesso rápido a informações do estoque, atualizações automáticas e um sistema de categorização mais organizado e detalhado.
Registre todas as informações
Ter um sistema de cadastro de informações é muito importante. A função do inventário é que sua empresa tenha uma base de dados detalhada de todos os produtos, para auxiliar no controle efetivo do seu estoque. Por isso, registre todas as informações possíveis, construindo uma base de cadastro confiável.
Organização
A organização é um fator fundamental para o sucesso do seu inventário. Manter o seu estoque limpo, organizado e categorizado é parte do processo e só assim, é possível fazer a contagem e registro dos produtos sem nenhum erro.
Aplique o passo a passo que listamos neste artigo e veja como o seu controle de estoque vai se tornar mais eficiente e você obterá ótimos resultados para a sua empresa. Entre em contato com a Linear e invista em um sistema ERP, para colher os benefícios que ele pode proporcionar.