Encartes são aqueles jornaizinhos cheios de ofertas elaborados por grande parte dos supermercados. Sua distribuição física geralmente acontece nas entradas dos supermercados, na caixa de correio, nos semáforos, na porta de casa ou do carro etc. O encarte é utilizado para informar os consumidores sobre as promoções e ofertas daquele período. A frequência de elaboração e distribuição desse material é definida por cada negócio, e pode variar de acordo com a estratégia, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal.
Com os avanços tecnológicos e o acesso facilitado aos smartphones e computadores, o encarte digital também ganhou espaço. Mas seja qual for o formato, físico ou digital, não é uma tarefa simples criar um bom encarte que gere resultados. Fazer isso exige pesquisa, cuidado, estratégia, design e tempo. Seja o encarte físico ou o digital, ambos possuem características particulares que potencializam os resultados nas vendas, então anote aí que você também precisará entender as diferenças entre eles.
Começando pelo encarte digital, saiba que ele veio para ficar. Mas a chegada dele não significa o abandono do encarte físico. Isso porque esse processo ocorre de forma gradativa. Então não mude drasticamente a estratégia do seu negócio para passar a entregar apenas encartes digitais para os seus clientes.
Além disso, uma informação importante sobre os encartes digitais é que para distribui-los você precisa saber os endereços eletrônicos dos seus clientes para contatá-los. Isso significa que os novos clientes, ou seja, clientes que não estão na sua base de dados, não poderão receber esses encartes, e essa é a desvantagem dos encartes digitais. A vantagem deles é que, já que você precisa conhecer o cliente para quem está enviando o encarte digital, existe a possibilidade de personalizar o encarte de acordo com a jornada de compra do seu cliente. Para fazer isso você também usará as informações contidas no seu banco de dados, podendo separar seus clientes em grupos de perfis parecidos para o encaminhamento de encartes que combinem com os perfis. Essa distribuição de encartes pode ser feita por redes sociais, e-mails, SMS, aplicativos etc.
Já o encarte físico, não possui essa possibilidade de personalização, mas a sua distribuição alcança desconhecidos. Além disso, outra diferença é o custo, o que impacta diretamente na frequência e quantidade desse material, já que o elevado custo impossibilita uma frequência e quantidades maiores.
O ideal e recomendado atualmente é adotar os dois tipos de encarte. Pensando nisso e nas particularidades entre cada modelo, elaboramos dicas de como elaborar encartes que vendem:
- Atente-se às datas comemorativas locais, nacionais e internacionais. Tenha um calendário supermercadista para te auxiliar nisso.
- Seus encartes precisam ter prazo de validade definido. Como por exemplo, “Oferta válida até dia 01/12/2022 ou enquanto durarem os estoques”. Isso gera no cliente a necessidade de comprar imediatamente, além de ser uma medida juridicamente recomendável como prevenção de problemas jurídicos com os clientes.
- Os produtos da curva A são perfeitos para os encartes, porque são aqueles produtos que o cliente compra com mais frequência e justamente por isso eles são atrativos. Além disso, seu consumidor está sempre muito atento ao preço desses produtos marcantes, então fazê-lo interpretar que o seu supermercado tem um preço abaixo da concorrência nesses itens é o que será impactante no processo de decisão do cliente.
- Evite erros grosseiros de português ou ortografia, informações erradas sobre preços ou produtos, excesso de dados e informações que tiram a atenção, formatação incompatível com o canal de distribuição e sem um padrão visual de fontes, cuidado para não esquecer de informar a data de validade das promoções etc. Tudo isso pode gerar uma grande dor de cabeça e um prejuízo ainda maior. É importante revisar mais de uma vez a versão final desse material para evitar todos esses erros.
- Não deixe que ocorram rupturas nos produtos que foram anunciados nos seus encartes durante o período da promoção.
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