Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Como evitar produtos vencidos na sua loja

  • dezembro 9, 2022

Controlar o vencimento de produtos em um supermercado é muito importante para evitar produtos vencidos na sua loja, não apenas pela segurança alimentar dos seus clientes, mas também para evitar perdas financeiras que possam comprometer o lucro do seu negócio.

Mas como evitar produtos vencidos na sua loja?

Para isso, é preciso ter um controle de vencimento eficiente, que vise, antes de mais nada, manter um estoque atualizado, prateleiras organizadas e avaliações periódicas é fundamental para que os produtos não vençam antes da venda.

Pensando em te ajudar a evitar esse problema com produtos vencidos, no artigo de hoje iremos dar algumas dicas práticas de como fazer isso no seu supermercado.

1. Evitar produtos vencidos está relacionado a controle de estoque

Todo mundo sabe que a diversidade de produtos comercializados em um supermercado é enorme. Então controlar o vencimento de todos esses itens é um grande desafio. Para começar a tratar de controle de vencimento, é impossível não falar de controle de estoque.

Se o seu supermercado já faz o controle de estoque e mesmo assim produtos são perdidos por vencimento, é importantíssimo reavaliar como o controle de estoque vem sendo realizado para que o erro seja corrigido.

2. Dupla checagem

Além da checagem no controle de estoque de quais produtos estão prestes a vencer ou já vencidos, a checagem manual dos produtos nas prateleiras também é uma opção. E apesar de ser mais demorada e trabalhosa, esse é um excesso de cautela muito recomendável quando os dados inseridos pela sua empresa no sistema não são 100% confiáveis, evitando assim que itens vencidos fiquem disponíveis para o público.

3. Organize seu estoque e as suas prateleiras utilizando esta lógica

Faça uma boa organização do seu estoque e das suas prateleiras. Isso porque, a forma como você organiza as mercadorias facilita o controle de vencimento dos produtos. Deixe na frente, ou com acesso mais fácil, aqueles produtos que vencem primeiro. Assim, sempre que for necessário repor alguma mercadoria nas prateleiras, esses produtos serão expostos primeiro. E quando já estão nas prateleiras disponíveis para venda, os produtos com validade mais próxima serão vendidos primeiro. Somente essa medida já irá reduzir as suas perdas significativamente.

4. Programe as entregas com os seus fornecedores

Se você conhece a demanda do seu supermercado, fica muito mais fácil programar as entregas com o seu fornecedor. Afinal de contas, de nada adianta querer comprar grandes quantidades de um produto com prazo de validade curto. É melhor ter quantidades menores e aumentar o número de entregas.

Isso é particularmente importante no caso de produtos perecíveis, especialmente os produtos de hortifrúti e os frios. Essa medida, além de evitar desperdícios, ainda será uma ótima oportunidade para oferecer sempre produtos frescos aos seus clientes, podendo até mesmo se tornar um dos diferenciais do seu supermercado.

5. Faça promoções periodicamente

Uma excelente forma de evitar perdas financeiras em supermercado pelo vencimento de produtos é através de promoções. Dar descontos nos produtos que estão com datas próximas de vencimento é uma ótima forma de conseguir vendê-los e evitar prejuízos, mesmo que você tenha que reduzir a sua margem ou vender pelo preço de custo. Lembrando que, depois de vencido, o produto vai para o lixo, assim como o dinheiro que você gastou com ele.

Com essas 5 dicas de como evitar produtos vencidos na sua loja, você está pronto para melhor administrar o seu negócio e não ter prejuízos com vencimentos de produtos. Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista. Até breve!

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorComo aumentar as vendas durante a Copa do Mundo?
NextGestão de supermercado: como fazer?Próximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!