Em tempos de constantes mudanças e grande competitividade no mercado de trabalho, possuir determinadas habilidades faz toda diferença.
Ter que lidar com pessoas diferentes, considerando tantas jornadas e as diversas prioridades, pode ser muito complicado. E é por isso, que hoje em dia a empatia é tão valorizada no mercado.
Empatia é definida como o exercício de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar como ela em circunstâncias iguais.
No ambiente profissional, a prática da empatia visa entender e apoiar o colaborador, considerando o momento pelo qual ele está passando, levando em conta os problemas externos que o aflige e podem influenciar de forma negativa em seu rendimento.
Os diferentes tipos de empatia
Seja no ambiente corporativo ou na vida pessoal, conhecer e praticar a empatia ajuda na criação e manutenção de um clima agradável e harmonioso.
Compreender e respeitar as diferentes condições de cada um, tais como transporte, filhos, doenças, gera a sensação de acolhimento, pertencimento e pode aumentar a motivação e a produtividade.
Conheça alguns abaixo alguns tipos de empatia:
-Empatia cognitiva: é a capacidade de saber o que o outro sente ou o que está possivelmente pensando. Para exercitar a empatia cognitiva, é preciso ouvir e observar o outro com atenção.
-Empatia emocional: é a capacidade de compartilhar os mesmos sentimentos do outro. É difícil exercitar a empatia emocional, pois ela exige que você conheça o outro profundamente. Não é apenas tentar se colocar no lugar dele, mas se transformar no outro por inteiro, assumindo todas as suas emoções. Este tipo de empatia exige, antes de tudo, o autoconhecimento.
-Empatia compassiva: é a capacidade de compreender a situação do outro e se necessário, ter motivação espontânea de ajudar. Para exercitá-la, basta começar a agir com o outro da mesma forma que gostaria que ele agisse com você.
Como estimular a empatia
A empatia valoriza a diversidade, preserva e mantém o bom desempenho da equipe. Uma forma de incentivar esta habilidade é colocar em prática algumas atitudes.
Alguns exemplos são:
Ouça: escute o que o outro tem a dizer, de forma atenta e paciente.
Seja Humilde: aja com simplicidade, assuma suas responsabilidades sem ser arrogante.
Não Julgue: a realidade das pessoas diverge, então evite fazer julgamentos.
Comece a trabalhar a escuta e a humildade sem julgamentos, assim você exercitará sua empatia. Fique atento à postura, evite balançar os pés e cruzar os braços.
Cultivar a empatia no trabalho só traz benefícios, melhora o desempenho profissional e gera confiança, o que resulta em um ambiente harmônico, na satisfação da equipe e no sucesso da organização.
Kelly Ferreira – Relacionamento com o Cliente