Programas de fidelidade no geral têm ótimos resultados quando o assunto é atrair e reter mais consumidores. No setor varejista, essa tática é muito poderosa e pode ser bem aplicada em negócios de pequeno, médio e grande porte.
A ideia dos programas de fidelidade é que o consumidor adquira alguma vantagem conforme acumula compras, pontos etc. Quando o consumidor segue as regras do programa de fidelidade, ele pode se beneficiar realizando trocas por recompensas, prêmios, mercadorias, vouchers, descontos, entre outros.
Para algumas empresas, pode parecer um pouco confuso entender como colocar em prática um programa de fidelidade ou até mesmo compreender quais ganhos isso trará para o negócio. Diante disso, preparamos o artigo de hoje pensando em solucionar as principais dúvidas sobre este tema. Confira!
Qual é a estrutura necessária para fazer funcionar um programa de fidelidade?
Os envolvidos são basicamente o cliente, a empresa e a plataforma, cada qual com seu papel. A plataforma tem o papel de guardar os dados do cliente de forma acessível para acompanhamento tanto pela empresa quanto pelo consumidor, os clientes são responsáveis por acumular os pontos/vantagens, ou como você definir chamar, que serão trocados por recompensas diversas, e a empresa é a responsável por lançar as campanhas.
Como definir quais serão as recompensas?
Existe uma infinidade de possibilidades para recompensar os consumidores que compram bastante. Você pode oferecer desconto, dar brindes, premiações em dinheiro etc. Para definir qual será a recompensa só existe um caminho de sucesso: conhecer seu público. Conhecendo seu público, você saberá como agradá-lo, o que afinal é o principal objetivo de um programa de fidelidade. Uma boa forma de conhecer seu consumidor é analisar o histórico de compras, que pode ao menos dar boas respostas sobre qual é o perfil de cliente que você tem e o que ele mais gosta de levar pra casa.
Quais devem ser as regras do programa de fidelidade?
Quando a empresa for estabelecer quais são as regras de funcionamento do programa de fidelidade, é preciso estar atento para elaborar regras claras e objetivas. Dessa forma a empresa e seus clientes estarão amparados e protegidos de todos ou ao menos da maior parte de conflitos que poderiam surgir. Dentro do possível elabore o enunciado cuidadosamente para não dar margem às dúvidas quanto ao significado. Algumas informações que não podem faltar são: como acumular pontos/vantagens, quais são as recompensas possíveis, como resgatar as recompensas, qual a validade dos pontos/vantagens. Não se esqueça também que as normas devem abranger os direitos e deveres dos consumidores, observando a legislação pertinente no tocante há trocas e devoluções, arrependimentos e tudo o que sua empresa já está acostumada a lidar quanto às demais mercadorias e serviços.
Você perceberá ao colocar em prática o programa de fidelidade que o jeito mais apropriado para o seu negócio é você quem descobrirá. Entretanto, as recomendações passadas aqui são o norte necessário para você criar um programa de fidelidade que funcione. Lembrando que, mais do que dar lucro imediato com o volume de compras, essa estratégia é capaz de atrair clientes e fidelizar os que já foram atraídos.
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