Garantir a satisfação do cliente soa quase como garantir que o negócio dê lucro. Nessa tarefa de garantir que o cliente fique satisfeito com os produtos, o departamento de compras é a figura central, já que é esse o departamento responsável por controlar os preços e manter a qualidade do produto. Com esses dois pontos bem alinhados – preço e qualidade – o seu mercado tende a conquistar o consumidor e se destacar diante da concorrência.
Mas para chegar lá, conseguindo o preço, a qualidade, a satisfação do cliente e finalmente o lucro, a primeira coisa a se fazer é construir uma boa relação com seus fornecedores. Nem todos os fornecedores estarão aptos a fornecer o preço e a qualidade que seu negócio precisa. Para peneirar os candidatos é necessário realizar uma avaliação sobre custos, confiabilidade na entrega e qualidade da mercadoria. Somente assim será possível ter controle adequado das finanças, do estoque e do atendimento adequado ao cliente.
Mas na prática como é possível realizar uma boa gestão de fornecedores? Primeiramente, identifique os objetivos da empresa. Para fazer uma boa gestão de fornecedores é preciso ter com clareza o que o seu negócio preza, para então poder elaborar um planejamento sólido e realizar o controle tendo como parâmetro a vontade da empresa. Por exemplo, se o seu negócio preza pela qualidade máxima do hortifrúti, é isso que será o cerne durante a avaliação dos fornecedores, afinal, será inadmissível fornecer produtos inferiores e colocar em jogo a credibilidade e a fama do seu negócio.
Em um segundo momento, a análise não será mais sobre o negócio e sim sobre o fornecedor. Serão considerados aspectos relativos a ele, como por exemplo, se o fornecedor cumpre os prazos estabelecidos para entrega, se conta com bons preços e se tem qualidade satisfatória para ser fornecedor da sua empresa.
Em terceiro, organize todos os processos de maneira que o que foi planejado possa ser cumprido. Para isso, organize cada etapa, desde a renovação de contratos com a empresa até os prazos para a compra de suprimentos. Vale também contar com a ajuda da tecnologia e utilizar softwares de gestão que viabilizem o acesso a todos os dados tornando mais prático o gerenciamento dentro do setor de compras.
Gostou do artigo? Então continue atento às novidades do blog, pois aqui você encontra o que há de melhor sobre o setor varejista, para você se informar de um jeito esclarecedor e objetivo.