Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), existem no Brasil mais de 90 mil mercados e este número aumenta a cada dia. Diante dessa intensa concorrência, é de suma importância conhecer o comportamento do consumidor no supermercado, para então poder ter um diferencial competitivo. Por isso, no artigo de hoje vamos te ajudar a conhecer melhor o seu cliente.
O primeiro passo é decidir quais são as informações que você deseja descobrir sobre o consumidor. Quais são as marcas preferidas, se preferem qualidade ou quantidade, o que cada classe social considera mais relevante na lista de compras e etc. A depender das informações que você deseja obter, a forma como você irá captar esses dados será diferente. Por exemplo:
Redes sociais
Vantagem: alcance amplo e baixo custo
Para realizar a coleta de informações através das redes sociais será necessário ter uma boa gestão dos perfis sociais da empresa. Isso significa inclusive ter alguém no comando dos perfis que entenda bem de impulsionamento para que a sua pesquisa seja divulgada para o público adequado e isso não será caro. Por exemplo, de nada adianta que pessoas de todo o Brasil, indiscriminadamente, respondam à sua pesquisa se o seu mercado é só regional. Realizando o impulsionamento adequadamente, somente o público-alvo será impactado, afinal, sua intenção é conhecer o consumidor do seu mercado, não o consumidor do outro lado do Brasil que nunca irá até o seu mercado fazer compras.
Pesquisa de opinião
Vantagem: realizada com o público de consumidores que já está comprando no estabelecimento
Para realizar uma pesquisa de opinião na sua empresa será necessário contratar uma empresa que fornece esse tipo de serviço, com pesquisadores já treinados, ou oferecer aos seus colaboradores um treinamento adequado para que a pesquisa seja bem-sucedida sem causar transtornos ou incômodos aos seus clientes. Esse tipo de pesquisa pode ser muito interessante para avaliar critérios subjetivos, como a qualidade do atendimento que o cliente recebeu.
Sistema de gestão
Vantagem: os dados são fiéis aos resultados de vendas e são dados matemáticos, com menos subjetividade
Essa talvez seja a forma mais rápida e fácil de ter acesso às informações desejadas. Isso porque, uma vez que você tenha implantado em sua loja um bom software de gestão e o seu mercado está em funcionamento utilizando o sistema, todos os dados estão sendo armazenados pelo software. Dessa forma, a qualquer tempo é possível verificar qual o perfil de consumo do cliente, tendo em vista os dados sobre quais os produtos que mais saíram em um determinado período, quais tem maior e menor giro em estoque e etc.
Além disso, lembre-se que já existem informações disponíveis de alto grau de confiabilidade, que se aplicam a todos os supermercados e que por isso também podem ser úteis para o seu negócio. A depender da informação desejada, se não for uma informação muito específica ou inerente ao seu estabelecimento, ela pode ser encontrada em pesquisas renomadas como as realizadas pelo IBGE, pela CVA Solutions, Nielsen e outros.
Por exemplo, segundo pesquisa realizada pelo IBGE, independentemente da classe social, o fator que mais influencia o consumidor na hora de escolher onde comprar é proximidade do estabelecimento. Outros dados importantes variam muito de acordo com a classe social. Por exemplo, as classes A e B preferem variedade, a Classe C está mais interessada em promoções e as Classes D e E dão preferência aos preços mais baixos.
Diante disso, perceba que o fator decisivo é saber qual informação sobre o consumidor você deseja obter. A partir desse esclarecimento, você conseguirá saber se a informação desejada já está disponível por meio de alguma pesquisa relevante realizada por empresas renomadas que tornaram esses dados públicos e isso lhe economiza tempo e recurso. Se não houver uma pesquisa pública no sentido que deseja ou caso ela seja incompleta para o seu negócio, então valerá a busca dessas informações por meio das redes sociais e das pesquisas de opinião.
Lembrando que a consulta aos dados armazenados no seu software de gestão é gratuita e pode ser feita a qualquer tempo, inclusive para complementar ou confirmar dados já encontrados em outras pesquisas.
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