Em outro artigo aqui do blog tratamos sobre as 10 Dicas para aumentar as vendas do seu Hortifrúti. Hoje vamos verificar o tema sobre outra ótica, a do investimento de cada ação, quais as estratégias mais baratas e que trazem maior retorno.
Você já sabe que o hortifrúti é um departamento que requer muita atenção, porque está num grupo de produtos muito importante atualmente em um supermercado, que é o de produtos perecíveis. Esse grupo tende a representar entre 35% e 50% do faturamento em um supermercado, sendo uma grande fatia correspondente às vendas de hortifrúti. Por isso, atente-se ao artigo com as 10 dicas e a este artigo de hoje para você aumentar o faturamento e a rentabilidade do seu hortifrúti. Dessa vez, separamos as estratégias em outra ótica, para facilitar a visualização dos investimentos e desmistificar os custos das melhorias que, muitas vezes, podem ser aplicadas sem qualquer custo. Confira abaixo melhorias com custo baixo ou custo zero:
1- Escolha ter produtos de qualidade
Vale a pena investir em qualidade no seu hortifrúti porque ele é o cartão postal da sua loja, ele impacta o cliente. Às vezes, basta trocar de fornecedor e o preço pode até ser mantido, mas ainda que sejam mais caros, se o preço estiver correto eles irão vender muito bem, melhor inclusive do que um produto de baixa qualidade. Lembre-se também que, mesmo que os itens de primeira sejam mais caros, o preço final não vai sofrer grande aumento, pois os produtos de hortifrúti costumam ter um valor acessível, de modo geral.
2- Organize o hortifrúti
Organizar os produtos separando por departamentos, deixa a seção bonita, evita perdas por conta da boa arrumação e facilita a vida do seu cliente para localizar o que deseja. Essa organização pode ser feita com a própria estrutura já existente no hortifrúti, por isso um investimento em estrutura é opcional, não obrigatório para se ter um ambiente organizado. Um bom começo é separar os produtos em frutas, verduras, legumes, ovos, folhagens e castanhas, evitando misturar tipos de produtos diferentes na seção. Dessa forma, cada produto terá seu lugar fixo, facilitando a reposição pelos colaboradores e a busca pelo consumidor.
3- Faça as compras direto no CEASA
A etapa mais importante é a de compras dos produtos para o hortifrúti, porque ela está diretamente ligada a qualidade e ao preço dos itens. Recomenda-se fortemente que esta etapa seja realizada com primor, por algum colaborador de confiança que compre diretamente do CEASA. Essa melhoria pode ser uma alteração muito simples na configuração da sua loja, significando apenas adaptar a rotina de trabalho do seu colaborador (custo zero) ou até mesmo a necessidade de contratar alguém somente para isso. Ainda que seja necessário contratar alguém para realizar especificamente esta atividade, consideramos um baixo investimento, tendo em vista o retorno que essa melhoria trará. Isso porque ir aos centros de distribuição para comprar estes itens lhe ajuda a conseguir melhores preços, qualidade melhor nos itens, frutas de época e ainda ajuda a entender como funciona esse setor com mais clareza, dando base para ter melhores resultados.
4- Acompanhe os preços dos concorrentes
Você não gasta nada em observar e aprender com a concorrência. Como os itens de hortifrúti mudam muito de preço dependendo de condições climáticas ou demandas de época, para não ficar com preço desatualizado, sempre pesquise preços de pelo menos 2 concorrentes, dia sim e dia não, e analise se vai ajustar algum preço em sua loja. Se algum item do concorrente estiver mais caro que o seu, suba um pouco o seu preço, mas deixando alguns centavos mais barato, assim você continua competitivo e ganhando um pouco mais que antes. Se estiver mais barato que os seus preços, veja se dá conta de acompanhar e modifique, caso contrário, procure não ficar muito distante do valor. Você perde alguns centavos, mas ganha no volume de vendas e conquista o cliente.
5- Transforme as perdas do hortifrúti em oportunidade de lucro
Frutas, legumes, folhagens, verduras e ovos no geral sofrem perdas não só por estragarem naturalmente, mas também por estarem amassados, quebrados, feios, murchos e etc. Por isso, aproveite os produtos que não podem ser vendidos inteiros e os venda fatiados, como frutas, legumes e verduras. Haverá um custo da embalagem, mas não é alto e pode ser compensado no preço. Some ao preço também a facilidade de comprar o produto já descascado, fatiado e em muitos casos pronto para consumo. Embalar os produtos misturados também é uma opção para o cliente que busca um mix para sopas, para uma salada de frutas e etc. Quanto aos ovos quebrados, algumas bandejas podem ficar incompletas então pense na possibilidade de utilizá-los na produção dos itens para a sua panificadora ou no restaurante interno dos colaboradores, por exemplo. Isso serve também para os demais itens do hortifrúti, caso o embandejamento não seja uma escolha viável na sua realidade.
Gostou das dicas? Coloque em prática na sua loja e venda mais!