Os meios de pagamento são como classificamos as formas de recebimento que disponibilizamos aos nossos clientes em nossas vendas, elas têm funções que vão muito além separar os recebimentos, se utilizadas adequadamente podem auxiliar na conciliação de recebimento de informações financeiras e análise do perfil de nossos clientes.
Podemos ter uma dimensão de sua importância fazendo uma simples análise, como verificar o percentual que cada forma de pagamento representa de nossas vendas, com esta informação podemos determinar se teremos mais recurso em caixa à vista ou a prazo, por exemplo.
As principais formas de pagamento que encontramos no varejo são dinheiro, cartões de débito, cartões de crédito, crediário da loja e, recentemente PIX, analisando a participação de cada uma em nossas vendas é possível ter uma previsão de fluxo de caixa, sabendo quanto de dinheiro estará disponível todos os dias ou quanto terá disponível a receber nos dias seguintes oriundos das vendas em cartões e vendas em crediário.
O processo de definição das formas de pagamento deve ser feito junto ao setor financeiro da empresa, pois terá impacto direto em sua operação e na operação de outros setores como frente de caixa e faturamento de notas fiscais, se definidas incorretamente poderão comprometer as informações de venda e inviabilizar o controle financeiro dos recebimentos e conciliação de cartões. Por este motivo é muito recomendável que se tenha um sistema de gestão integrado, que permita definir as formas de pagamento, controlar entrada de dinheiro e efetuar a conciliação de cartões. O sistema de gestão deve ser responsável por tratar todas as informações referente as formas de pagamento, operacionalizando sua utilização na frente de caixa, faturamento, tesouraria, contas a receber e conciliação bancária, somente assim permitirá uma integração segura entre os setores e um controle adequado do dinheiro e recebíveis da empresa.
Além do controle financeiro é possível utilizar as formas de pagamento para fidelização e alavancagem de vendas, oferecendo descontos em produtos, pontos no sistema de fidelização ou desconto no pagamento para determinadas formas. Você pode oferecer um percentual de desconto para pagamentos em dinheiro ou PIX, por exemplo, pode ainda criar promoções que são válidas somente no cartão de sua loja, dentre diversas outras estratégias que pode favorecer o aumento das vendas ou aumento de dinheiro em caixa.
As formas de pagamento também servem para análises mais detalhadas, onde você pode avaliar o perfil de um cliente ou de uma região e determinar estratégias específicas para cada ocasião. Suponhamos que você possua duas lojas, uma no seguimento de panificação e outra no segmento supermercadista, você poderá observar que elas possuirão diferentes percentuais de formas de pagamento se analisar as vendas de cada empresa, na empresa de panificação terá provavelmente uma participação maior em dinheiro do que no supermercado, podendo optar em uma estratégia de comprar mercadorias com um prazo de pagamento menor conseguindo menores preços, por exemplo.
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