Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Como as formas de pagamento podem auxiliar seu controle financeiro

  • fevereiro 1, 2022

Os meios de pagamento são como classificamos as formas de recebimento que disponibilizamos aos nossos clientes em nossas vendas, elas têm funções que vão muito além separar os recebimentos, se utilizadas adequadamente podem auxiliar na conciliação de recebimento de informações financeiras e análise do perfil de nossos clientes.

Podemos ter uma dimensão de sua importância fazendo uma simples análise, como verificar o percentual que cada forma de pagamento representa de nossas vendas, com esta informação podemos determinar se teremos mais recurso em caixa à vista ou a prazo, por exemplo.

As principais formas de pagamento que encontramos no varejo são dinheiro, cartões de débito, cartões de crédito, crediário da loja e, recentemente PIX, analisando a participação de cada uma em nossas vendas é possível ter uma previsão de fluxo de caixa, sabendo quanto de dinheiro estará disponível todos os dias ou quanto terá disponível a receber nos dias seguintes oriundos das vendas em cartões e vendas em crediário.

O processo de definição das formas de pagamento deve ser feito junto ao setor financeiro da empresa, pois terá impacto direto em sua operação e na operação de outros setores como frente de caixa e faturamento de notas fiscais, se definidas incorretamente poderão comprometer as informações de venda e inviabilizar o controle financeiro dos recebimentos e conciliação de cartões. Por este motivo é muito recomendável que se tenha um sistema de gestão integrado, que permita definir as formas de pagamento, controlar entrada de dinheiro e efetuar a conciliação de cartões. O sistema de gestão deve ser responsável por tratar todas as informações referente as formas de pagamento, operacionalizando sua utilização na frente de caixa, faturamento, tesouraria, contas a receber e conciliação bancária, somente assim permitirá uma integração segura entre os setores e um controle adequado do dinheiro e recebíveis da empresa.

Além do controle financeiro é possível utilizar as formas de pagamento para fidelização e alavancagem de vendas, oferecendo descontos em produtos, pontos no sistema de fidelização ou desconto no pagamento para determinadas formas. Você pode oferecer um percentual de desconto para pagamentos em dinheiro ou PIX, por exemplo, pode ainda criar promoções que são válidas somente no cartão de sua loja, dentre diversas outras estratégias que pode favorecer o aumento das vendas ou aumento de dinheiro em caixa.

As formas de pagamento também servem para análises mais detalhadas, onde você pode avaliar o perfil de um cliente ou de uma região e determinar estratégias específicas para cada ocasião. Suponhamos que você possua duas lojas, uma no seguimento de panificação e outra no segmento supermercadista, você poderá observar que elas possuirão diferentes percentuais de formas de pagamento se analisar as vendas de cada empresa, na empresa de panificação terá provavelmente uma participação maior em dinheiro do que no supermercado, podendo optar em uma estratégia de comprar mercadorias com um prazo de pagamento menor conseguindo menores preços, por exemplo.

Se você gosta de se informar sobre gestão do varejo, continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao melhor conteúdo sobre o seu setor. Até breve!

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorBenefícios de utilizar um software de conciliação automática de cartões
NextAlcance a meta de R$ 2.500/m² no seu supermercadoPróximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!