A pandemia do coronavírus promoveu diversas mudanças e muitos negócios tiveram que se adaptar a uma nova realidade e hábitos de consumo. A tecnologia se tornou uma grande aliada e uma solução para as empresas.
Os supermercados apesar de fazerem parte dos serviços essenciais e estarem abertos desde o início da pandemia, sofreram impacto com a diminuição de clientes nas lojas físicas. Por isso, os supermercadistas tiveram que investir em soluções tecnológicas, para chegar até os clientes de forma fácil e segura.
A adaptação do PVD para se adequar as regras de segurança teve que ser rápida, mas está demostrando ser uma oportunidade para os negócios inovarem e investirem em tecnologia. Dessa forma, no post de hoje, você vai entender como adaptar o seu negócio para o coronavírus.
Aplicativo de entrega
Não tem jeito, as empresas que ainda não ofereciam a opção de compra por meio de aplicativos de entrega, foram obrigadas a adotar essa modalidade, para sobreviver à pandemia. Segundo pesquisa da startup Mobills, só no primeiro semestre deste ano, os gastos com aplicativos de entrega cresceram em 103%. Muitos clientes, para garantir segurança e conforto, estão optando por realizarem todas as suas compras online e os aplicativos de entrega são os principais polos dessas vendas. Seu negócio precisa investir nos aplicativos de entrega, para ampliar suas vendas e não perder clientes.
Canais de comunicação
Uma coisa é fato, nunca na história as empresas tiveram tanto espaço para se comunicarem com os seus clientes. Com a pandemia, os negócios estão tendo que oferecer diferentes opções de contato para os consumidores. É muito importante que seu supermercado invista na estratégia Omnichannel, que é a criação de diversos canais de comunicação em um mesmo espaço. As melhores opções nesse momento são as redes sociais e os aplicativos de mensagem, que garantem contato rápido e fácil.
Presença digital
Estar presente no ambiente digital é fundamental para qualquer empresa e faz parte da estratégia Omnichannel. As mídias sociais são importantes canais de comunicação e uma oportunidade de divulgação e atração de clientes para o seu negócio. Durante a pandemia, as redes socias mostraram que, se antes estar presente no ambiente digital era um diferencial, agora é obrigatório. Por isso, faça com que sua empresa tenha perfis ativos nas principais redes sociais e produza conteúdo que interesse e motive seu público, para aproximar seu estabelecimento do cliente.
E-commerce
As vendas online são uma realidade e precisam ser eficientes e efetivas para sua empresa e para os clientes. O primeiro passo é conhecer como funciona o mercado online e qual é o comportamento do consumidor para esse tipo de venda. Depois, é necessário que você invista em um sistema ERP que integre as informações do seu supermercado com uma plataforma que atenda a sua proposta de venda. Por fim, tenha um bom planejamento logístico, para que você consiga ter controle do seu estoque e possa fazer entregas rápidas.
A sua empresa precisa garantir que os consumidores sintam segurança na compra online e que eles consigam realizá-las com facilidade. Para isso, a Linear Sistemas oferece o e-promo. Essa solução tem conexão direta com seu cliente e é totalmente personalizável de acordo com a identidade da sua loja. Estamos disponíveis para atendê-lo e ajudar seu empreendimento a crescer.