O carnaval é uma das melhores datas para o varejo quando se trata de vendas, festa tradicional e com várias oportunidades para aumentar seu faturamento.
Com o cenário de pandemia dos últimos anos o tão amado carnaval ficou longe da realidade do brasileiro o que prejudicou bastante o varejo de modo geral.
Contudo, em 2023 temos um novo cenário e a festa promete, por isso elaboramos um guia completo para que você possa garantir suas vendas e aproveitar ao máximo as oportunidades da data.
Vamos então para as dicas que preparamos para você:
1- Preocupe-se com variedade e estoque dos produtos sazonais:
Como a maior parte das datas comemorativas no Brasil, o carnaval também possui uma relação de produtos que são mais consumidos nesta época. Portanto, fique atendo aos produtos que vendem bem nesta época para a região, buscando ter variedade e estoque suficiente para suprir suas vendas.
Vale também apostar em novos produtos que podem não fazer parte do seu mix sempre, mas para o ocasião podem ser vendas bem-vindas, como fantasias, tintas para pintura corporal, confete e adornos que são bastante procurados pelos foliões.
Você também pode apostar na promoção de itens com boa margem de lucro, como é o caso do setor de bazar. Principalmente os produtos descartáveis podem ter sua exposição favorecida, sendo oferecida junto a outros produtos quem vendem bem nesta época, como fazer uma boa negociação com um fornecedor de copos descartáveis e colocar este produto junto ao setor de bebidas.
2- Crie uma campanha promocional para o carnaval:
Procure organizar uma campanha promocional de carnaval com itens que são consumidos nesta época, como carnes, bebidas, carvão etc. É importante buscar o equilíbrio entre promoções atrativas e sacrificar a margem de lucro, a promoção deve ser interessante para que o cliente veja vantagens em ir até sua loja, mas não é necessário que você promocione todo seu estoque de bebidas, por exemplo.
3- Divulgue sua campanha promocional:
Tão importante quanto criar uma promoção inteligente e equilibrada é divulgá-la. Então faça com que suas campanhas chequem a seus clientes de forma efetivas, use métodos de divulgação convencionais, como carros de som, panfletos e anúncios em rádios, mas também busque o meio digital. A publicidade por redes sociais trás ótimos resultados e possui um custo muito acessível.
4- Decore sua loja:
Indo muito além de apenas uma questão estética, é comprovado que um ambiente decorado com a temática adequada para ocasião favorece as vendas, por isto tanto se investe em decoração em datas comemorativas, como o Natal, por exemplo.
Procure uma decoração interna e externa de bom gosto para sua loja e procure colocar músicas temáticas na loja, como marchinhas de carnaval, que são menos ofensivas e ainda representam bem o evento.
5- Fique atento ao seu tipo de público:
É muito importante que você conheça seu público, se ele é jovem ou velho, se ele é fixo ou transitório. É muito comum no Brasil cidades tornarem-se destino de muitos turistas nesta época, e você precisa conhecer o público que irá frequentar sua loja nesse período para que você prepare suas campanhas e mix de produtos sazonais.
6- Busque fidelizar seu cliente:
Caso você não possua algum programa de vantagens para clientes cadastrados você está ficando para trás no mercado.
Se este for o seu caso, é um ótimo incentivo para que você implemente um programa de fidelização, mas se você já tem, é hora de aproveitar sua carteira de clientes e fazer campanhas direcionadas, crie malas diretas via e-mail, anúncios de forma geral buscando reconectar-se com seus clientes.
Ofereça vantagens reais, como descontos progressivos, cashback extra nesse período e cupons de desconto e tenha certeza que seu cliente irá preferir sua loja para as compras de carnaval.
7- Realize ações em conjunto com seus fornecedores:
Se você não tem o hábito de negociar verbas, bonificações e brindes com seus fornecedores em datas comemorativas, tenha certeza que seus concorrentes tem!
Então chame seus fornecedores mais próximos e negocie verbas para baixa de preços, bonificações para promoção de itens e até brindes para criação de sorteios no mês de carnaval.
Você ganha com melhores preços e promoções para sua loja e seus fornecedores ganham com divulgação das marcas e volume de compras.
Estas foram as dicas para você garantir o aumento de vendas no carnaval no varejo! Se você gostou do nosso artigo se inscreva em nossa newsletter e seja avisado sempre que postarmos um novo conteúdo no blog.
Veja também:
Conheça ações para faturar mais em seu supermercado no Carnaval – Linear Sistemas
Marketing sazonal: entenda o que é e por que investir – Linear Sistemas