Você já tem o seu calendário do varejo 2023?
Ter um calendário do varejo é muito importante para te ajudar a guiar as principais ações da sua loja durante o ano. Seja para evitar que você possa esquecer alguma data importante para o varejo ou para que você possa se programar para as ações.
O calendário é um aliado para os planejamentos de grandes e esperados eventos, como a Black Friday, o Natal e o dia das crianças.
Vale lembrar que ao longo do ano são celebradas diversas datas comemorativas importantes, mas nem todas possuem relevância do ponto de vista comercial. Por exemplo, o dia do médico em 18 de outubro não tem impacto econômico nas vendas de um supermercado.
Portanto, ainda que seja uma data comemorativa, ela não tem peso para movimentar o comércio. Diferentemente do que ocorre com outras comemorações, como o carnaval, a páscoa, o dia dos pais, o dia das mães, o ano novo, etc.
Calendário do Varejo 2023 Linear
Aqui no blog, na área de clientes, você poderá ter acesso e baixar o calendário com as datas relevantes para o varejo em 2023, desde as datas mais importantes como Natal e ano novo, até as datas secundárias como o dia do sorvete, o dia do cachorro-quente e outras comemorações que podem fazer sentido no contexto supermercadista.
Portanto, quando você baixar o calendário do varejo irá notar que alguns meses possuem datas mais importantes e estão mais cheios de programação e outros estão mais parados.
Para conseguir extrair o melhor de cada mês independentemente da época, uma boa estratégia é criar dias da semana para setores específicos da sua loja, como por exemplo: a segunda da limpeza, a terça do petshop, a quarta da padaria, a quinta do hortifrúti, a sexta da carne, etc.
Além de seguir o calendário disponibilizado por nós aqui no blog, e de utilizar essa estratégia de fazer dias da semana temáticos, fique ligado ao longo do ano em oportunidades que possam surgir.
Dessa forma, essas oportunidades podem surgir por acontecimentos externos, desde uma notícia, um meme ou um evento que faça, por exemplo, uma maionese ser o assunto do momento, ou até mesmo oportunidades diretamente com um fornecedor, de comprar um lote de bebidas a um preço excelente, porém com validade próxima, por exemplo.
Conclusão
O mais importante é enxergar oportunidades de vender em cada dia do ano, seja ele o natal, o dia do sorvete ou uma segunda-feira qualquer. Enxergar oportunidade de venda e apresentar essa oportunidade para o seu cliente de forma atrativa é o segredo para vender em qualquer dia do ano!
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