O Business Intelligence consiste em um processo que utiliza um conjunto de informações para fundamentar as tomadas de decisão, aperfeiçoar processos e aumentar a produtividade de uma organização. A prática do BI no varejo automatiza e integra a gestão dos dados empresariais.
Nesse sentido, é importante destacar que o principal objetivo é fomentar um desenvolvimento organizacional de elevada qualidade, baseando em informações confiáveis proporcionadas por esse sistema.
Essa é uma tendência da era da digitalização por que o mercado brasileiro está passando. A cada dia, os empreendedores buscam por aumento de desempenho, pois foi percebida a perda de tempo na utilização de dados feita manualmente. Continue a leitura e conheça as principais aplicações e benefícios do BI no varejo!
Como o BI pode ajudar no varejo?
A cadeia produtiva pode ser altamente favorecida pela inserção dessa tecnologia em todos os seus processos operacionais, ocasionando impactos relevantes para o mercado varejista. Para isso, é pertinente abordar a respeito da gestão de estoque. Nesse contexto, o BI é capaz de ligar os dados de materiais em apenas uma ferramenta, ajudando a avaliação dos dados e as tomadas de decisões.
Na prática, isso quer dizer que a instituição vai responder com rapidez às transformações dos níveis de estoque, ou seja, caso um item apresente um reduzido consumo, a próxima solicitação é rapidamente ajustada. Se existe uma demanda maior, o pedido é realizado antes que ocorra da falta do produto.
Como o BI pode ser utilizado na empresa?
O BI pode ser usado em vários setores e áreas da empresa com a finalidade de deixar os processos cada vez mais eficientes e eficazes para um bom crescimento empresarial. Confira!
Marketing
Métricas exatas a respeito do desempenho individual e conjunto dos seus produtos são informações muito ricas para o gestor realizar o planejamento de marketing. Esse setor sempre necessita de referências sólidas, já que sua finalidade é proporcionar os melhores resultados
Um exemplo são os dados para elaborar promoções de acordo com os desejos dos consumidores. Outra possibilidade é usar o marketing para aumentar as vendas de produtos que têm uma demanda abaixo do esperado.
Tomada de decisões
O BI no varejo vai além da gestão de estoques e ocasiona uma melhor administração da sua organização como um todo. Por meio dele, o empreendedor consegue realizar escolhas muito mais inteligentes sobre os rumos que sua empresa deve tomar. O BI facilita a abertura de novas unidades ou sedes, possíveis novos segmentos a explorar, quais canais de comunicação utilizar em seu marketing, entre outros pontos.
São múltiplos os benefícios do BI no varejo, como planejamento mais inteligente, gestão de estoque mais eficiente, análise precisa de performance, marketing mais eficaz e decisões de negócios mais estratégicos. Os clientes da Linear já usam essa ferramenta para otimizar a gestão de suas organizações de maneira inteligente e em tempo real. Tem interesse em conhecer essa solução para reduzir os custos e aumentar a eficiência operacional do seu negócio? Solicite uma visita de demonstração com um de nossos consultores.
Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudar!