Você sabe o que é a sigla é ESG? Essa sigla significa em inglês Environmental, Social and Governance (ESG) ou, em português, ASG, referindo-se a ações empresariais que impactam no meio Ambiente (A), na Sociedade (S) e Governança (G) e em 2021 suas bandeiras ganharam espaço no mundo dos negócios.
Se você é um gestor ou um empreendedor, pode aprender a desenvolver ações para implementar o ESG. Existem basicamente 2 subtipos, são eles o ESG operacional, que é voltado para o curto prazo, e o ESG estratégico, que é voltado para o longo prazo.
Empresas que desenvolvem esse programa tendem a se destacar no mercado, seja porque a adoção do ESG agrega à imagem do negócio ou seja devido ao fenômeno crescente de procura por parceiros comerciais com metas ambientais sociais e de governança.
Na prática, para implementar um programa de ESG será necessário um planejamento. O primeiro passo é estabelecer as estratégias e políticas a serem seguidas. Depois o gestor irá definir quem são os grupos de interesse e o que eles querem e precisam como resultado, o próximo passo é avaliar os riscos e o impacto dos negócios, prevendo ameaças e oportunidades. Com isso será possível definir a metodologia que irá embasar a implementação, sua estrutura mínima necessária e as formas de financiamento. Depois, você irá estabelecer processos e procedimentos para conseguir avaliar os controles internos e identificar os pontos de melhoria, para isso será necessário transformar dados em informação. Por fim, crie o relatório ESG e comunique as ações e os resultados financeiros e não financeiros.
Ainda está um pouco confuso? Não tem problema! Vamos a exemplos de ações prioritárias para o varejo alimentar:
- Substitua as sacolas plásticas;
- Defina um percentual de fornecedores ESG, principalmente na padaria, açougue e hortifrúti;
- Defina um percentual de fornecedores locais;
- Implemente ações de mídias digitais no lugar de impressas; e
- Descarte o lixo de forma reciclável e o mais importante comunique estas ações e resultados na sua vizinhança.
Implementando o ESG no seu negócio, você preparará para enfrentar os concorrentes pós-pandemia. Lembre-se que o consumidor está mais sensível a buscar um varejo com propósito comum, similar com suas crenças e valores, que se importe com o meio ambiente, com a comunidade e com o planeta.
Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao melhor conteúdo para o setor varejista. Até breve!