Tornar uma empresa bem-sucedida não é uma tarefa simples, porém existem ferramentas que podem tornar este caminho mais fácil, como por exemplo as oferecidas por um software de gestão. Isso porque um bom software de gestão pode te ajudar na gestão financeira do seu negócio, em atividades como fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, adiantamentos, recebimento de cartões e muito mais.
Vale lembrar que o volume de informações necessárias para gerir um supermercado é muito grande e supera o que uma pessoa sozinha pode administrar. Por isso a relevância de contar com um sistema de gestão que auxilie na captação e organização desses dados.
Essas ferramentas oferecidas pelo software de gestão possibilitam ao gestor financeiro ter mais controle sobre a gestão de processos e torna fácil saber o que está acontecendo tanto nas vendas como nos recebimentos, sempre atualizados em tempo real. Além disso, existe a possibilidade de gerar relatórios para monitorar indicadores financeiros, como inadimplência, atrasos no pagamento, receitas com juros e possíveis perdas. Diante disso, o gestor pode reconhecer de forma embasada quais são as falhas e o que se pode fazer para corrigi-las e melhorar os resultados financeiros da empresa.
Outra vantagem do sistema é a centralização das informações, tanto internas quanto externas e o acesso rápido a essas informações, a qualquer instante, uma agilidade só possibilitada pela tecnologia.
Para aumentar a rentabilidade do seu negócio utilizando um software de gestão, podemos falar de dois processos principais e de extrema relevância. O primeiro deles é o controle de estoque. É necessário fazer um controle de estoque refinado, que considere adequadamente o custo de armazenagem e a rentabilidade de cada produto. Para que, desta forma, você não tenha em excesso no seu estoque muitos produtos com armazenagem cara e rentabilidade baixa. Nessa análise também é possível avaliar e ajustar a rentabilidade de itens que estão com este indicador baixo.
Desta forma, com as informações disponíveis no ERP, consegue-se trabalhar diversas informações em relação a preço, promoções, lucros, entre outros. A partir delas, o gestor consegue se orientar a respeito das melhorias que precisam ser feitas para alcançar resultados mais satisfatórios e aumentar a rentabilidade.
Em segundo lugar, devemos falar sobre a gestão de compras, que também pode ser facilitada pelo software de gestão. Realizando uma boa negociação com os fornecedores, é possível ganhar uma margem maior nos produtos e sair na frente dos concorrentes. Com as informações apresentadas no software, aumenta-se o poder de barganha com o parceiro de negócios, tendo em vista que os dados apresentados pelo gestor ali durante a negociação são sólidos e confiáveis. Se essa etapa de negociação for bem-sucedida, a lucratividade e a rentabilidade aumentadas são consequências.
Diante disso, resta clara a importância de possuir um software de gestão como aliado e que com ele é possível aumentar a rentabilidade do seu negócio. Ainda não possui um? Tem dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe, será um prazer te atender.