O marketing varejista compreende o conjunto de atividades realizadas para gerar interesse dos clientes e, consequentemente, converter esse interesse em vendas. Sendo assim, se o varejo é a comercialização de produtos ou serviços para o consumidor final ou para o shopper, o marketing de varejo é o caminho que leva os varejistas rumo a este objetivo.
Existem diversas abordagens possíveis para colocar em prática o marketing no varejo. Mas dentre as diversas abordagens existentes, uma semelhança é perceptível entre elas: os pilares dos 4Ps, isto é, produto, preço, promoção e praça, que juntos são chamados de marketing mix. É claro que com o avanço tecnológico e a transformação digital, até mesmo essa tradicional forma de fazer marketing foi modificada para o que alguns chamam de 4Cs: consumidor, custo, conveniência e comunicação.
O contraste entre o planejamento pautado pelos 4Ps e o planejamento pautado pelos 4Cs é que no primeiro, o foco está no produto, e no segundo, mais recente e atualizado, o foco está no cliente. Essa mudança foi resultado da compreensão do setor varejista de que é necessário acompanhar a velocidade do mercado, a competitividade, além disso, atender às expectativas e necessidades de um consumidor reinventado.
O que vemos na prática é que de fato o planejamento pautado com foco no cliente faz muito mais sentido e traz muito mais resultado em conversão. Nesse sentido, preparamos uma síntese com tendências para o varejo em 2022.
Melhoria da experiência e da jornada do consumidor:
Uma forte tendência para o próximo ano é a interação entre o estabelecimento e o consumidor de forma melhorada e eficiente. Essa é uma experiência que deve começar muito antes do consumidor ir até à loja. Diante disso, ações que podem ser colocadas em prática envolvem uma melhora na comunicação, mais opções de pagamento, qualidade de atendimento e demais ações que contribuem diretamente na fidelização do cliente e conversão em vendas.
Aplicativos próprios:
Uma tendência comum para o marketing no varejo são os aplicativos. Isso porque, no Brasil, mais de 58% da população tem acesso à internet e, desse total, 89% utilizam aparelhos celulares para navegar. Os aplicativos são uma ferramenta importante para o relacionamento com o usuário e a promoção de produtos e serviços por meio desses canais é uma realidade incontestável. Botões como “compre agora” nas redes sociais, marketing de conteúdo e impulsionamento são algumas das opções que os lojistas possuem para divulgar e vender mais. Claro que nem todos os usuários se adaptam ao aplicativo para realizar suas compras e obter descontos e promoções, por exemplo. Mas isso não é motivo para ignorar essa ferramenta útil. Uma solução para contornar aqueles que não se adequam aos aplicativos é planejar a utilização desses aplicativos de forma opcional, sem obrigar o cliente a utilizá-lo pra conseguir efetuar uma compra ou para conseguir algum desconto. O segredo no fim é: dar opções. Sempre proporcione mais de uma forma de realizar alguma atividade que, no fim das contas, te trará conversão em vendas. É isso o que faz toda estratégia valer a pena.
A verdadeira aposta para 2022:
A verdadeira tendência para o marketing no varejo em 2022 é investir em ampliar as opções. Opções de formas para comprar, via WhatsApp, Instagram, site oficial, estabelecimento físico, delivery por telefone, iFood, aplicativo próprio, enfim. É importante estar presente de tantas formas que o seu estabelecimento físico se torna a base de uma estrutura muito mais abrangente e ilimitada no alcance de clientes. E mais do que os alcançar, quando forem atendidos, que seja com excelência, com atendimento humano, robótico ou autosserviço, no celular, computador, na loja, como o cliente achar melhor. E na hora de pagar, quanto mais opções de forma de pagamento, menor a chance de desistência da compra e, consequentemente, maior a conversão em vendas.
O marketing em 2022 estará pautado com foco no cliente e os resultados desejados serão obtidos com essa estratégia inteligente.
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