No varejo, o ponto de venda (PDV) é conhecido também como caixa. Esse lugar não é o lugar preferido do seu cliente, tendo em vista que o cliente somente deseja efetuar o pagamento das suas compras e ir embora. Pagar pelas compras, desembolsar dinheiro, não é a parte boa de consumir.
Ainda que esse momento não seja desejado pelo consumidor e até mesmo desagradável, quando o consumidor é atraído ao PDV, esse encontro cara a cara com a marca é um momento de aproveitar o espaço para demonstrar seus diferenciais e ser melhor que a concorrência.
Mas quais são as melhores práticas para deixar o seu ponto de venda mais atrativo? No artigo de hoje separamos dicas essenciais.
Primeiramente, é importante observar o posicionamento correto dos caixas, para que eles tenham espaço suficiente para passagem dos carrinhos.
Se a loja possuir espaço suficiente, evite utilizar caixas duplos, que geram mais confusão entre os clientes do que benefícios. A não ser no caso em que a loja tenha pouco espaço, situação em que o benefício é aumentar o ponto de atendimento. Em outras situações, essa estratégia não se justifica.
Outros pontos de extrema importância são: a numeração dos PDV’s, a identificação de quantos volumes e a identificação de quais caixas são preferenciais ou caixas rápidos.
Fique atento também aos expositores de produtos que ficam sobre o PDV ou no fluxo de passagem dos clientes, que não podem de forma alguma prejudicar o desempenho da atividade do operador de caixa, nem a movimentação do cliente e o do carrinho.
Não se esqueça da relevância de manter uma padronização do atendimento, tanto com relação ao uniforme, quanto ao próprio tratamento, que precisa ser igual para todo cliente, independentemente de características pessoais como classe social. Entretanto, certifique-se de preparar sua equipe para atender pessoas portadoras de necessidades especiais ou com dificuldades específicas.
Se for possível, ofereça o serviço de empacotador. Este serviço, apesar de ser bastante raro atualmente, ainda é considerada uma cortesia que agrada ao cliente e que pode trazer desembaraço no tempo de atendimento e de espera na fila.
Gostou do artigo? Então continue atento às novidades do blog, pois aqui você encontra o que há de melhor sobre o setor varejista, para você se informar, de um jeito esclarecedor e objetivo.