Uma das preocupações que deve estar sempre em pauta dentro de uma organização é a redução do número de clientes inadimplentes, porque isso age diretamente contra a saúde financeira de seu negócio. Atualmente, as dívidas são motivos de preocupação para milhares pessoas, de acordo com pesquisas preliminares do Banco Central (BC), mais de 62 milhões de brasileiros estão inadimplentes. A utilização do cartão de crédito, atualmente, é vista como uma escapatória e alternativa para “se livrar” do pagamento durante o ato de compra. Essa ação se torna problemática e recorrente na vida da maioria das pessoas, já que é visível a utilização do cartão de crédito no cotidiano do consumidor.
O que se agrava mais é que de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), as dívidas em atraso dos inadimplentes superam em mais de três vezes o salário mínimo atual do país. Segundo a apuração, o inadimplente brasileiro encerrou o último mês de maio com uma dívida média de R$ 3.239,48. Diante desses dados, você varejista deve se atentar aos clientes que de alguma forma possuem tendências inadimplentes para que não finalize o ano no vermelho. Confira a seguir, algumas dicas para fortalecer seu estabelecimento na presença desses clientes!
Tome cuidado ao cobrar
Os clientes inadimplentes não devem ser vistos como inimigos de seu negócio, pois as situações podem ocorrer por diversos motivos distintos. Além do que o principal objetivo é receber os pagamentos, então deve-se possuir um bom relacionamento e compreensão dos problemas que acarretaram as dívidas.
Elabore estratégias de cobrança para que consiga resolver as pendências. Segundo o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”, desse modo, instrua sua equipe para que não violem as regras de cobrança do código.
Crie um histórico de clientes
Uma boa estratégia para reduzir esses índices é a prevenção, pois irá inibir novos possíveis inadimplentes. Obtenha informações sobre o perfil do comprador nos bancos de dados de proteção ao crédito (como SPC/SERASA e SCPC). Já para os clientes conhecidos, é recomendada a criação de um banco de dados que disponha todas as informações úteis sobre o perfil e os processos de pagamento de consumidores. Isso ajuda na tomada de decisão no aumento do limite de crédito, por exemplo.
Diversifique as formas de pagamento
Essa estratégia pode reduzir significativamente a inadimplência, pois, com mais opções para quem se compra, mais alternativas o cliente terá para quitar suas dívidas. Algumas das formas que podem ser usadas são: cartão de crédito/débito, boleto, transferência bancária, parcelamentos, faturas, crediário e cheques.
Estimule os bons pagadores
A ideia é que você gratifique os bons pagadores com descontos, pontuações por fidelidade e também prêmios. Isso estimula o pagamento em dia já que mostra os benefícios que um cliente pode desfrutar se ele for um consumidor consciente. Para ter o controle de quais deles são bons pagadores, verifique os dados no histórico elaborado para registrar os perfis de cada um. Se, por acaso, algum cliente deixar de ser um bom pagador, o contate e busque saber o que aconteceu. Cogite também o pagamento antecipado.
Por fim, enfatizamos que o controle de inadimplentes é essencial para que o financeiro de sua loja esteja de acordo. Mantenha um bom relacionamento com seus clientes que consequentemente os lucros tendem a aumentar. Isso vale também para os inadimplentes, já que com a atenção correta, é possível que a situação se reverta e eles se tornem bons pagadores. É bastante necessário que os donos de estabelecimentos saibam como se portar diante dessas determinadas situações. Lembre-se que o diálogo é a base de tudo e é com ele que você irá conseguir negociar e resolver as pendências.
Esperamos que o post de hoje tenha ajudado de alguma forma você lojista a melhorar o relacionamento com seus clientes. Quer saber como ter um bom relacionamento com seus consumidores? Clique aqui!