Pular para o conteúdo Skip to content
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Adote uma solução fiscal para o seu negócio

  • julho 9, 2021

Você sabe qual a real necessidade de um software de gestão no supermercado? Será que é importante mesmo? Dá para ficar sem?

No artigo de hoje vamos responder a essas perguntas e tirar todas as possíveis dúvidas que você pode ter sobre a implementação de um software de gestão no seu supermercado.

Existem pontos que precisam ser considerados quando pensamos na possibilidade de adoção ou não de um software de gestão fiscal. Com certeza, o principal motivo para implantação de um software de gestão em um supermercado hoje no Brasil é o atendimento às regras fiscais e tributárias.

Diante da complexidade da legislação tributária, é difícil imaginar um mercado que não conte com um sistema automatizado de processamento das informações, que confira segurança e produtividade nos processos que envolvam a parte fiscal da loja.

Com o software de gestão fiscal, os documentos fiscais e obrigações acessórias como a NFC-e, que é a nota fiscal de consumidor eletrônica, a NF-e, que é a nota fiscal eletrônica do consumidor, são integrados ao software. Além disso, o software gera todos os arquivos eletrônicos necessários para o SPED, que é o sistema criado pelo governo federal para o recebimento de informações fiscais e contábeis das empresas.

O segundo principal motivo para implantar um software de gestão em um supermercado é o controle de estoque. Sabe-se que o estoque representa um valor muito alto para a empresa e que o setor supermercadista possui baixas margens de lucro, o que faz com que seja fundamental ter o controle e segurança do estoque para a sobrevivência de qualquer supermercado.

Esse controle de estoque não é uma tarefa muito simples ou fácil, porque na verdade envolve muitos processos que devem ser realizados fisicamente, como, por exemplo, o inventário. Sua relevância é tanta que é a partir dele que serão realizadas as compras, as promoções e as ações na sua gestão financeira.

Sem um controle de estoque, diversos problemas graves podem acontecer, como por exemplo, comprar demais, comprar menos que o necessário, falhas no registro de movimentações, vinculações incorretas, armazenamento inadequado e muitos outros problemas.

A terceira vantagem é que com um bom software de gestão para supermercados, você terá acesso as informações relevantes sobre o seu negócio, de maneira simples, e dessa forma pode te ajudar a fazer as melhores compras. Afinal, quando se compra melhor, também se vende melhor. Nesse software é possível verificar o giro do produto, os produtos similares, os fornecedores do mesmo produto, sugestões de preço e muito mais.

A quarta razão para contar com um bom software de gestão nos supermercados é a produtividade. Com a quantidade de recursos tecnológicos existentes e com os seus preços acessíveis, é ultrapassado ter as operações do escritório sendo realizadas de maneira manual, o que aliás é caro e gera um risco grande de erros. Realizar o registro de vendas, a compra com fornecedores, a definição de preço, o cálculo para apuração de impostos e tudo o mais no papel é coisa que ficou no passado. Por isso, um software pode economizar o tempo da sua equipe e reduzir os prejuízos que podem vir com os erros do registro no papel e com a própria dificuldade de consulta a esses dados manuscritos.

Colocando em prática essa comparação, um bom exemplo é a rotina comum de dar entrada na nota fiscal. Quando você dá a entrada na nota fiscal no sistema, ela já alimenta o estoque e já fica registrada para realizar o cálculo de impostos e enviar as obrigações fiscais. Sem sistema, você tem de fazer cada passo e cálculo separadamente.

Neste setor altamente competitivo e de baixa margem de lucro, a transformação digital apresenta desafios significativos e, ao mesmo tempo, oferece grandes oportunidades.

Os supermercados que melhor se adaptarem a essa evolução tecnológica contínua serão ideais para serem bem-sucedidas no futuro. Por isso, um sistema de gestão que seja robusto, seguro e integrável com soluções satélites, como o SGLinear, será fundamental para a transformação da loja.

Gostou do artigo de hoje? Então continue atento às novidades do blog, pois aqui você encontra o que há de melhor sobre o setor varejista, para você se informar, de forma objetiva e esclarecedora.

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorPlanejamento tributário para o supermercado
NextExclusão de ICMS da base de cálculo de PIS / COFINSPróximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!