Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Ações para aplicar a sustentabilidade no supermercado

  • julho 22, 2022

Falar em sustentabilidade há muito tempo já deixou de ser conversa de ambientalista. É um assunto que interessa a todos! Independentemente de classe social, país ou cultura, todos nós habitamos o mesmo planeta e dependemos do meio ambiente e seus recursos escassos. Seja o seu negócio de pequeno, médio ou grande porte, existem formas importantes de contribuição para um futuro melhor e que geram impacto real.

Investir em ações para promover a sustentabilidade nos supermercados também é uma responsabilidade dos gestores do setor varejista. Mas o que é de fato a sustentabilidade? De modo geral, o termo se refere ao uso de estratégias que permitem o crescimento econômico de determinada região sem que o meio ambiente seja prejudicado para isso.

Para começar, analise a situação atual da sua loja. Todas as práticas que são adotadas no dia a dia por sua equipe e quais são os pontos possíveis de melhoria e de redução de custos. Redução de custos? Claro! Sustentabilidade não significa gasto. Muitas vezes pode ser possível reduzir a quantidade de papel, de plástico, de embalagens e etc, e tudo isso significa economia de recursos para a sua empresa, e para a natureza. Por exemplo, ao invés de comprar copos descartáveis para os seus funcionários utilizarem no consumo de água, disponibilize garrafinhas individuais que podem ser reutilizadas por cada um.

E aqueles materiais que não podem ser substituídos? A reciclagem é a resposta! Um descarte correto de certos produtos faz toda a diferença para o meio ambiente. Além de ser útil para o planeta, essa é uma estratégia que pode gerar um retorno financeiro para o seu estabelecimento, pois há possibilidade de venda para empresas especializadas em reciclagem. Ou seja, o que ia para o lixo, pode virar dinheiro. Além disso, converse com a prefeitura da sua cidade e veja como otimizar a coleta seletiva e quais são os benefícios oferecidos para quem a fizer.

Outra ideia excelente é destinada aos produtos que estão próximos do prazo de validade. Estes podem acabar sendo descartados muito em breve. Então uma boa alternativa pode ser comercializá-los a um valor mais baixo para o público de baixa renda ou até mesmo serem destinados a doação para ONGs e instituições beneficentes. Se não tiver mais jeito e o produto já não está mais apto ao consumo, então encaminhe para a compostagem e reciclagem!

Essa próxima ideia é bem difundida e você talvez já utilize no seu estabelecimento: incentivar o uso de ecobags! Sabia que as sacolas plásticas representam um grande perigo para os ecossistemas marinhos? Por isso, muitos países e cidades do mundo já aboliram ou diminuíram consideravelmente o seu uso em supermercados. Estimule você também o usa de ecobags (sacolas reutilizáveis) pelos seus clientes. Você pode até mesmo comercializar algumas (lucro extra), com modelos bonitos, em parceria com costureiros e artesãos locais (incentivando a arte local), estampar com a sua marca (divulgação gratuita) e etc. Mesmo assim, pode ser que seu cliente não queira comprar mais ecobags, que tenha esquecido em casa, que não queira investir no valor cobrado ou qualquer outro motivo. Nesse caso, uma boa política pode ser adotar sacolas biodegradáveis, e cobrar ou não alguns centavos por unidade é escolha sua.

Sabe o que pode ser bem interessante também? Um ponto de coleta de materiais, como esmaltes, pilhas ou produtos químicos em geral, que são extremamente prejudiciais para o meio ambiente. Em contato com o solo, eles são altamente contaminantes. Ter esse ponto de coleta em um local da sua loja pode atrair muitos olhares curiosos e novos clientes para o seu estabelecimento. E para além dessas vantagens, o meio ambiente agradece!

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorO que é cashback e o que pode trazer para o seu negócio?
NextUtilize o WhatsApp para engajar seus clientesPróximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!