Falar em sustentabilidade há muito tempo já deixou de ser conversa de ambientalista. É um assunto que interessa a todos! Independentemente de classe social, país ou cultura, todos nós habitamos o mesmo planeta e dependemos do meio ambiente e seus recursos escassos. Seja o seu negócio de pequeno, médio ou grande porte, existem formas importantes de contribuição para um futuro melhor e que geram impacto real.
Investir em ações para promover a sustentabilidade nos supermercados também é uma responsabilidade dos gestores do setor varejista. Mas o que é de fato a sustentabilidade? De modo geral, o termo se refere ao uso de estratégias que permitem o crescimento econômico de determinada região sem que o meio ambiente seja prejudicado para isso.
Para começar, analise a situação atual da sua loja. Todas as práticas que são adotadas no dia a dia por sua equipe e quais são os pontos possíveis de melhoria e de redução de custos. Redução de custos? Claro! Sustentabilidade não significa gasto. Muitas vezes pode ser possível reduzir a quantidade de papel, de plástico, de embalagens e etc, e tudo isso significa economia de recursos para a sua empresa, e para a natureza. Por exemplo, ao invés de comprar copos descartáveis para os seus funcionários utilizarem no consumo de água, disponibilize garrafinhas individuais que podem ser reutilizadas por cada um.
E aqueles materiais que não podem ser substituídos? A reciclagem é a resposta! Um descarte correto de certos produtos faz toda a diferença para o meio ambiente. Além de ser útil para o planeta, essa é uma estratégia que pode gerar um retorno financeiro para o seu estabelecimento, pois há possibilidade de venda para empresas especializadas em reciclagem. Ou seja, o que ia para o lixo, pode virar dinheiro. Além disso, converse com a prefeitura da sua cidade e veja como otimizar a coleta seletiva e quais são os benefícios oferecidos para quem a fizer.
Outra ideia excelente é destinada aos produtos que estão próximos do prazo de validade. Estes podem acabar sendo descartados muito em breve. Então uma boa alternativa pode ser comercializá-los a um valor mais baixo para o público de baixa renda ou até mesmo serem destinados a doação para ONGs e instituições beneficentes. Se não tiver mais jeito e o produto já não está mais apto ao consumo, então encaminhe para a compostagem e reciclagem!
Essa próxima ideia é bem difundida e você talvez já utilize no seu estabelecimento: incentivar o uso de ecobags! Sabia que as sacolas plásticas representam um grande perigo para os ecossistemas marinhos? Por isso, muitos países e cidades do mundo já aboliram ou diminuíram consideravelmente o seu uso em supermercados. Estimule você também o usa de ecobags (sacolas reutilizáveis) pelos seus clientes. Você pode até mesmo comercializar algumas (lucro extra), com modelos bonitos, em parceria com costureiros e artesãos locais (incentivando a arte local), estampar com a sua marca (divulgação gratuita) e etc. Mesmo assim, pode ser que seu cliente não queira comprar mais ecobags, que tenha esquecido em casa, que não queira investir no valor cobrado ou qualquer outro motivo. Nesse caso, uma boa política pode ser adotar sacolas biodegradáveis, e cobrar ou não alguns centavos por unidade é escolha sua.
Sabe o que pode ser bem interessante também? Um ponto de coleta de materiais, como esmaltes, pilhas ou produtos químicos em geral, que são extremamente prejudiciais para o meio ambiente. Em contato com o solo, eles são altamente contaminantes. Ter esse ponto de coleta em um local da sua loja pode atrair muitos olhares curiosos e novos clientes para o seu estabelecimento. E para além dessas vantagens, o meio ambiente agradece!