Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Acessibilidade em supermercados

  • fevereiro 23, 2022

 

Primeiramente, para além da ótica capitalista focada em lucro e resultados, é preciso que entendamos que dar importância à acessibilidade é reconhecer que todos os consumidores merecem respeito. Dar inclusão a pessoas é lei, está em diversas legislações, mas especialmente no artigo 4º, da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que diz que “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.

Todos merecemos tratamento igual na sociedade e é papel de todos nós equilibrar as desigualdades relacionadas ao convívio social. Na prática, é possível perceber que são poucos os supermercados que contam com adaptações para receber clientes que possuem necessidades específicas, e não estamos falando aqui somente de rampas de acesso. Afinal, ainda que não existissem deficientes, as rampas de acesso existiriam por conta dos carrinhos de compra. Por isso, sejamos bastante sinceros ao reconhecer que as rampas, na maioria dos supermercados, não estão lá por conta dos deficientes com dificuldade de locomoção, já que na maioria desses supermercados isso é o máximo de preocupação com acessibilidade que um indivíduo encontrará.

Ademais, por óbvio, as deficiências existentes não se restringem apenas a dificuldades de locomoção, e nem tampouco um acesso de rampa finda todo o debate da acessibilidade. E se o movimento de empatia, respeito e inclusão não foi suficiente para convencer que ter acessibilidade no seu supermercado é necessário, saiba que, voltando à ótica capitalista de resultados e de lucro, o fator acessibilidade representa um diferencial competitivo muito importante e trará reflexos com a conquista de um novo público para o seu negócio. Afinal de contas, se você prestar atenção, são poucos os locais adaptados para receber clientes que possuem necessidades específicas.

Outro público que merece atenção quando o assunto é acessibilidade, é a “melhor idade”. A média de idade da população brasileira está aumentando, e por mais que a maioria da população seja composta por jovens, o número de idosos aumentou consideravelmente nos últimos anos. Portanto, ao planejar a acessibilidade do supermercado, elas devem também ser feitas com base nesse público sênior.

Pensando em facilitar essa jornada de inclusão, preparamos a seguir uma lista de melhorias e sugestões que você pode implementar hoje mesmo no seu estabelecimento. Vejamos!

  1. Capacite seus colaboradores

Mais do que preparar os donos e os gestores de supermercados, os funcionários que têm contato com o cliente devem estar preparados para atender indivíduos com necessidades especiais. Pode ser interessante, por exemplo, proporcionar um curso de libras aos funcionários – existem vários cursos de libras gratuitos – para que eles possam atender e provavelmente fidelizar clientes com deficiência auditiva.

Em qualquer cenário, a cordialidade e a atenção devem ser priorizadas durante o atendimento ao cliente. Porém, em alguns casos, isso poderá oferecer ajuda para algum cliente para levar as compras até o carro, como no caso de indivíduos idosos, gestantes, obesos, pessoas com dificuldade de locomoção, indivíduos com deficiência nos membros superiores, etc, que sem essa ajuda, provavelmente enfrentariam dificuldades ou até mesmo impedimento para levar suas compras. Portanto, a regra é a empatia e a capacitação dos colaboradores, para que os seus funcionários estejam preparados para enxergar com empatia a necessidade e estejam capacitados para atender com qualidade aquele cliente com limitações de qualquer natureza.

  1. Acesso ao interior da loja

Considerando que provavelmente seu estabelecimento já possui o estacionamento nos moldes do que determina o Código Nacional de Trânsito sobre as vagas para idosos e deficientes, precisamos falar do próximo acesso, isto é, o acesso à sua loja. Para garantir a acessibilidade aos seus clientes com necessidades especiais é preciso fazer uma análise atenciosa do percurso que o cliente terá de percorrer, do estacionamento até a entrada da loja, portas, depois pelos corredores, curvas, até finalmente chegar ao pdv.

As portas e corredores deverão ser largos, para garantir o tráfego livre nos dois sentidos e permitir que qualquer pessoa se movimente sem dificuldade, inclusive deficientes visuais. Para aqueles indivíduos com paralisia dos membros inferiores (cadeirantes) ou nanismo, por exemplo, existem dificuldades para acesso a produtos nas prateleiras acima da linha da cintura, nesses casos, uma solução simples que não demanda grandes reformas estruturais é a disponibilização de um funcionário para auxiliá-lo em suas compras, mas ainda assim o cliente não está sendo igualado aos demais. Uma segunda forma de resolver este problema, porém gerando autonomia, é organizar os produtos verticalmente, assim o cliente poderá pegar o mesmo produto em qualquer altura de prateleira que estiver ao seu alcance.

Ainda, para proporcionar acessibilidade aos clientes com deficiência visual, existem as etiquetas de preços em braile e de nomes e categorias de produtos. O que permite que eles encontrem com autonomia o que eles querem comprar. Porém, não sendo possível realizar essa e outras adaptações, ainda é válida a prestação de auxílio por parte de um colaborador.

Lembrando apenas que, acessibilidade é sobre dar autonomia a quem está limitado, é sobre igualdade entre estes e os demais indivíduos. Por isso, o ideal é sempre buscar soluções que proporcionem autonomia ao seu cliente idoso, gestante, deficiente e etc., para que este cliente possa fazer suas compras, como todos os outros clientes que não possuem limitações.

3. Produtos oferecidos
Sabe aqueles produtos que conferem praticidade no seu dia a dia, como os legumes já cortados e separados, os pratos prontos, o ovo cozido, as frutas descascadas e etc.? Para aqueles que não têm qualquer limitação, esses produtos podem até mesmo parecer engraçados ou oportunismo do supermercado ao vender uma falsa facilidade a um preço um pouco mais caro do que o produto in natura, com casca ou inteiro.
A verdade é que este assunto é muito sério e merece toda a nossa atenção e sensibilidade, para que entendamos que existem muitas pessoas que, por diversos motivos, não podem ou não conseguem realizar o preparo dos alimentos. Este é o caso por exemplo dos indivíduos com mal de Parkinson, que devido aos tremores, não conseguem manusear facas. Também é o caso das pessoas com Esclerose Múltipla, Esclerosa Lateral Amiotrófica, Distrofia Muscular, Fibromialgia e tantas outras doenças comuns, degenerativas e incuráveis, que afetam milhões de brasileiros, que seja pela dor ou pela fraqueza muscular, não conseguem cozinhar um ovo ou cortar uma fruta.
Por isso, oferecer produtos pensando na adaptação para estes indivíduos, mais do que dar a eles o respeito e a empatia que eles merecem, proporciona a eles a qualidade de vida.

4. Checkout

Lembre-se que, por lei, seu supermercado precisa ter um caixa preferencial para o atendimento de clientes com necessidades especiais. Entretanto, ter um caixa identificado desta forma não significa que ele realmente confere acessibilidade ao supermercado. Mais do que uma placa de identificação, é preciso ter espaço suficiente para garantir que uma pessoa com cadeira de rodas consiga passar pelo caixa, bem como as gestantes, idosos, deficientes auditivos, deficientes visuais, pessoas com nanismo, etc. também possam acessá-lo. Além disso, a máquina de cartões deverá ter uma certa mobilidade, permitindo que o cliente efetue o pagamento sem problemas.

Outra adaptação de acessibilidade importante é garantir que o cliente consiga visualizar o resumo da compra que aparece no monitor, ainda que ele esteja sentado em uma cadeira de rodas ou que seja um indivíduo com nanismo. Da mesma forma, é importante que um deficiente visual tenha a possibilidade, por exemplo, de ouvir os itens e respectivos preços no momento do checkout, já que não tem condições de visualizar essas informações no tradicional monitor.

Outro ponto importante, os operadores de caixa que trabalham no caixa preferencial. Lembre-se que muitos idosos e deficientes visuais podem ter dificuldades com cartões ou trocos, portanto, a nossa recomendação é que você escolha cuidadosamente esse funcionário. Assim, você poderá aumentar a satisfação desses clientes que, quando bem tratados, com certeza voltarão a comprar no seu supermercado.

Ainda que hoje você não se encaixe em nenhum grupo de pessoas com limitações, lembre-se daqueles ao seu redor que possuem limitações. Eles também têm a necessidade de alimentar-se e fazer compras, como todos nós. E se for parar para pensar, o ciclo natural da vida é que um dia sejamos idosos, eventualmente gestantes, e assim por diante. Ou seja, ainda podemos fazer parte dessa minoria crescente, em algum momento de nossas vidas.

Por fim, concluímos que a acessibilidade demanda empatia por parte dos responsáveis pelo negócio, para que se possa enxergar as necessidades do público. Demanda também certa criatividade para gerar soluções que proporcionem autonomia ao cliente e que também se adaptem à realidade financeira do supermercado, bem como as limitações físicas de espaço e de estrutura. Seja como for, temos um longo caminho de conquistas pela frente quando o assunto é acessibilidade.

Gostou do artigo de hoje? Então fique conectado ao nosso blog para saber sempre mais sobre o setor varejista.

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
NextAumente a satisfação do cliente no ponto de vendaPróximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!