Com o uso de software para supermercado, a automação comercial tem evoluído muito nos últimos anos, acompanhando as melhorias na gestão que ocorreram nas empresas do setor varejista.
Quando uma melhoria na gestão ocorre, naturalmente o número de processos e atividades também aumenta e com eles o volume de informação a ser armazenada e tratada.
Para gerenciar todos estes processos e informação, se tornou cada vez mais indispensável ter um sistema de automação computadorizado que seja responsável por automatizar os processos e processar e armazenar as informações.
Tendo em mente fazer uma boa gestão para sua empresa, fica claro a necessidade de um bom sistema de gestão, mas como escolher um sistema adequado para sua loja?
Escolher um software não é uma tarefa fácil, ainda mais se tratando de um produtos com muitos fornecedores no mercado. Para auxiliar você nessa escolha, separamos as principais características que um sistema deve possuir para lhe atender. Confira abaixo:
1- Software para supermercado e suas funcionalidades:
Verifique se o software oferece as funcionalidades necessárias para a gestão do seu supermercado, como controle de estoque, vendas, compras, emissão de notas fiscais, entre outras.
É muito importante que a ferramenta possua os recursos necessários para atender as demandas do seu negócio e para isto vale fazer uma boa pesquisa sobre os produtos da empresa que está negociando o software.
Solicite demonstrações de como a ferramenta funciona e procure visitar clientes do mesmo ramo de atividade que o seu que utilizem o sistema.
Assim você terá certeza de que a ferramenta possui todos os recursos que você necessita.
2- Facilidade de uso:
Avalie se o software é fácil de utilizar e intuitivo, para que os funcionários possam operá-lo sem dificuldades.
Um processo de operação mais simples e intuitivo torna o aprendizado mais fácil e a execução mais rápida, economizando horas de trabalho diário de sua equipe.
Se uma ferramenta é mais ágil para executar um processo você terá maior produtividade e uma redução de custos com treinamento e horas de mão de obra para execução do trabalho.
3- Suporte e atendimento:
Verifique se o fornecedor do software oferece um bom suporte técnico e atendimento ao cliente, para que você possa resolver eventuais problemas rapidamente.
É necessário que a empresa contratada possua uma equipe de suporte preparada para resolver suas demandas com agilidade e que contem com amplos horários de atendimento, pois os horários de funcionamento de um supermercado, por exemplo, vão muito além do horário comercial padrão e funcionam praticamente todos os dias, incluindo feriados e finais de semana.
4- Custo-benefício:
Avalie se o preço do software está de acordo com as funcionalidades oferecidas e se o investimento trará retorno para o seu negócio.
Assim como qualquer produto que estamos avaliando para uma compra, os sistemas de gestão também devem ser avaliados no quesito de custo-benefício.
Seu investimento deve ser proporcional ao que a ferramenta entrega de recurso. Por isto aqui, valem as mesmas regras que citamos no primeiro tópico. Solicite demonstrações do sistema e busque
Visitar empresas do mesmo segmento que o seu que utilizem o sistema que está sendo avaliado. Assim você poderá avaliar se os recursos realmente existentes no sistema estão condizentes com seu preço de contratação.
5- Software para supermercado e a segurança:
Certifique-se de que o software oferece recursos de segurança, como backups automáticos e proteção contra invasões, para garantir a integridade dos dados do seu negócio.
É uma das características mais importantes, pois um sistema seguro evitará perda e inconsistência de dados. Dê preferência para sistemas que utilizam banco de dados e que estejam adequados a legislação como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
6- Integrações:
Cerifique se o software pode se integrar com outros sistemas e ferramentas que você já utiliza, como plataformas de e-commerce, contabilidade e gestão financeira. Geralmente bons sistemas possuem integração com as melhores ferramentas do mercado, por isto é muito importante que um sistema tenha este recurso.
Isto facilitará o seu trabalho na hora de realizar a contratação de um serviço, como contabilidades, auditorias, inventários etc. e você economizará muito tempo e dinheiro.
Se você gostou do artigo, se inscreva para receber nossa newsletter e receber conteúdo exclusivo toda semana. Aproveite também para conhecer nossos produtos que te auxiliarão na gestão do seu negócio.
Você também pode gostar:
Conheça as vantagens de um ERP em nuvem
Software para supermercado: conheça os 5 principais benefícios
Saiba os motivos para adquirir um software para o seu supermercado