O giro de estoque é um indicador que mede a circulação das suas mercadorias. Com ele é possível saber quantas vezes os produtos foram vendidos e repostos, identificando como andam os recursos do seu negócio. Fazer corretamente o controle do giro de estoque é essencial para as finanças e para os processos internos do seu estabelecimento, conforme veremos a seguir.
Em poucas palavras, o giro de estoque mensura o tempo de permanência no estoque de um produto antes da sua venda. Com o giro de estoque você poderá analisar se a gestão do estoque da sua empresa é eficiente e se existe equilíbrio entra as vendas realizadas e as compras de produtos. Assim, quanto mais vendas, maior deve ser o giro de estoque para manter a estabilidade. O ideal é que não existam produtos sobrando nem faltando, ou seja, que seu produto não fique tempo demais nas prateleiras ou que sobrem buracos vazios muito rapidamente. Isso porque, havendo sobra, isto é, excesso de produto, os custos de armazenagem e o risco de perder produtos por validade expirada são muito altos, gerando prejuízo. Mas se ocorre o contrário, isto é, a falta de mercadoria, o risco é não ter como repor o estoque que for vendido, deixando de vender e gerando prejuízo também. Qualquer um dos erros, seja pelo excesso ou pela falta, prejudica negativamente as finanças da empresa e devem ser evitados.
Mas como evitar esses erros? A resposta é clara, calculando seu giro de estoque!
A conta é bastante simples, mas inclui dados que precisam ser conhecidos pela empresa. Como o número total de vendas no período e o volume médio de estoque no período. Se a sua empresa estiver operando adequadamente, conseguir esses dois dados não será um problema
Primeira forma de calcular:
NÚMERO TOTAL DE VENDAS NO PERÍODO / VOLUME MÉDIO DE ESTOQUE NO PERÍODO = GIRO DE ESTOQUE
Escolhemos o período de 1 ano. Nesse período, o nosso total de vendas foi de 20.000 unidades ao ano. Nosso volume médio de estoque nesse período foi de 1.200 unidades. Sendo assim, teríamos o seguinte cálculo: 20.000/1.250 = 16 giros de estoque ao ano.
Segunda forma de calcular:
NÚMERO TOTAL DE VENDAS NO PERÍODO / VALOR DO ESTOQUE NO PERÍODO = GIRO DE ESTOQUE
Existe uma outra forma de fazer esse cálculo que pode ser especialmente útil se a sua empresa tiver vários produtos diferentes em estoque. Nesse caso, a alternativa é utilizar os valores de compra do fornecedor, ao invés do número de vendas. Por exemplo, o valor de compra ao ano foi de R$ 50.000,00, o valor do estoque é de R$ 12.000,00. O cálculo seria: 60.000/12.000 = 5 giros ao ano.
Terceira forma de calcular:
TOTAL DE VENDAS NO PERÍODO DE AMOSTRA / QUANTIDADE DE DIAS DO PERÍODO DE AMOSTRA = GIRO DIÁRIO
GIRO DIÁRIO X 7 = GIRO SEMANAL
GIRO DIÁRIO X 30 = GIRO MENSAL
Talvez você prefira calcular seu giro de estoque diário, semanal ou mensal. Se este for o caso, uma boa forma de fazer isso é pegar os dados de vendas de um período de amostra de uns 60 dias (por exemplo) e dividi-los por esse mesmo número. Na prática funciona assim: Vamos supor que em 60 dias você vendeu 500 bandejas de morango: 500 bandejas / 60 dias = 8,33 bandejas por dia (como não existem 8 bandejas vírgula 33, considere 9 bandejas, já que arredondando para baixo, ou seja, para 8 unidades, seria insuficiente. Faça sempre isso nos seus cálculos de giro quando o número der “quebrado”). Assim você tem a quantidade média diária necessária para suprir as vendas, hipoteticamente. Para saber quantas bandejas você precisa semanalmente, isto é, seu giro de estoque semanal, você precisa multiplicar a quantidade diária por 7 dias, assim: 8,33 bandejas x 7 dias = 58,3 bandejas (novamente, como não existem 58 bandejas vírgula 3, considere 59 bandejas). E por mês, a quantidade por dia é multiplicada por 30, ou seja, 8,3 bandejas x 30 dias = 249,99 bandejas (300 bandejas).
Mas e se eu não quiser repor diariamente, semanalmente ou mensalmente, quantos dias o meu estoque dura?
QUANTIDADE DE DIAS DO PERÍODO / QUANTIDADE DE GIROS = DIAS DE DURAÇÃO DO ESTOQUE
Um outro cálculo é bastante útil no dia a dia do seu negócio. Na verdade, você irá utilizá-lo depois de calcular o seu giro, para poder transformar essa informação em outro dado muito útil, que é quantos dias o seu estoque dura até ser reposto. Nele são considerados os dias para que se tenha como resultado do cálculo qual o tempo médio para que se reponha o estoque da empresa. Vamos a um exemplo prático. O ano tem 365 dias, a quantidade de giros ao ano, como calculamos lá em cima, é de 16 giros. Assim, teríamos o seguinte cálculo: 365/16 = 22,8 dias. Com esse resultado, você sabe que o seu estoque dura 22,8 dias até ser reposto. No caso de números quebrados, como este, arredonde para baixo, pois o seu estoque não será suficiente para 23 dias. Assim, temos que o tempo médio para que se reponha o estoque da sua empresa é de 22 dias antes que ele acabe. Isso te ajuda a programar os pedidos de compra.
Agora ficou tudo muito mais claro sobre o assunto e você pode hoje mesmo realizar os cálculos para controle do seu giro de estoque. Gostou do artigo? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista. Até breve!