A Black Friday, apesar de ter origem e inspiração em um evento tipicamente americano, é também uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, ficando atrás somente do Natal. Por padrão, a Black Friday ocorre todos os anos após o dia de Ação de Graças, na última sexta-feira do mês que este ano será em 25 de novembro. Sinônimo de grandes descontos e promoções surpreendentes, é a sexta-feira mais aguardada pelos consumidores, até mesmo os mais incrédulos, que deixam para fazer nesta data aquelas compras que podem esperar, como uma geladeira nova ou um carro novo.
Mesmo que a maioria aguarde ansiosa, aproximadamente 35% dos consumidores não acreditam na honestidade das promoções e entendem que elas praticam o clássico golpe de desconto: produtos com o preço da metade do dobro. Ou seja, no final das contas, o desconto é só uma mentira, tanto se acredita nisso que o outro nome popular para a data é “black fraude”. E na prática, muitas lojas praticam essa fraude, utilizando o mesmo preço que foi praticado o resto do ano, só que mascarado com um preço mais alto subitamente e acompanhado de um desconto também súbito. Assim parece uma mega oportunidade, mas não é.
Claro que existem situações para corroborar com essa visão negativa da data, porém são situações cada vez mais isoladas. Isso porque com as redes sociais e com o volume intenso de compras online, o consumidor está mais atento e preparado para até mesmo denunciar as fraudes por meios legais ou pelas próprias mídias sociais, como se tem percebido positivamente desde o ano de 2017.
Seja qual for o nicho que você atua, ignorar essa data é inadmissível e não pode ser uma questão de escolha para o comércio. Essa data é uma grande oportunidade para atrair novos consumidores, fidelizar clientes e fortalecer a imagem do seu negócio. Diante disso, selecionamos dados e estratégias inteligentes para você e seu empreendimento se prepararem para a chegada da data.
Nas Black Fridays anteriores, isto é, 2019, 2020 e 2021, alguns dados bem relevantes foram revelados, como por exemplo:
- Nas vendas antecipadas (até quinta à noite), perfumaria e cosméticos foi uma das categorias que mais se destacaram;
- Na sexta, Smartphones, itens de linha branca e TVs dominaram as vendas (itens com tíquete médio mais elevado);
- O pico de vendas ocorreu entre 10h e 14h da sexta-feira;
- Somando as vendas de quinta (25 de novembro) e sexta-feira (26 de novembro), a Black Friday 2021 gerou um faturamento de R$ 5,41 bilhões – 5,8% maior que no ano anterior.
- O ticket médio também teve variação positiva nos dados da Black Friday 2021, com aumento de 6,4% em relação a 2020, e de 11,8% em relação a 2019.
- Os dispositivos móveis foram os meios mais utilizados para acessar sites e apps de lojas na Black Friday 2021, com 61,1% das visitas contra 38,8% do desktop.
- O delivery também bombou nos dados da Black Friday 2021, com um aumento de 13,3% em relação à média das 4 sextas-feiras anteriores à data.
- O aumento em relação a 2020 foi de 5,6%, e as categorias campeãs foram Pizzaria (27,16%), Japonês (21,85%) e Hamburgueria / Hot Dog (18,84%).
- A categoria de Moda e Acessórios foi responsável por 35,4% dos pedidos, levando o primeiríssimo lugar da Black Friday 2021.
- Em seguida, apareceu Beleza (27,5%), Alimentos e Supermercado (14,4%) e Farmácia e Saúde (6,3%).
Mas como é possível conceder descontos altos nos produtos mais desejados? A solução é negociar com fornecedores e conseguir oportunidades de compras para os itens que estão no topo da tabela indicada acima.
A seguir, preparamos para você dicas estratégicas para a data. Confira:
1. Comece os preparativos com antecedência
Preparar-se para a Black Friday significa que você deve começar a pensar na estratégia das suas lojas com antecedência. Uma ótima maneira de criar entusiasmo em torno de suas ofertas da Black Friday é começar a falar sobre elas cedo. Mas então, quando exatamente você deve lançar sua campanha da Black Friday? Você já pode começar a compartilhar teasers da Black Friday por meio de canais como mídias sociais e e-mail a partir do começo de outubro, semana que vem.
2. Utilize linguagem correta
Certifique-se de que a linguagem utilizada em suas promoções não deixe dúvidas sobre qual é a oferta e o que o consumidor deve fazer para consegui-la. Afinal, você não quer desperdiçar o tempo dos clientes durante esta temporada movimentada, não é mesmo? Essa linguagem precisa ser, além de clara, atraente também.
Utilizar uma linguagem de tempo limitado e chamadas para ação (CTAs) são formas para criar urgência e ajudar a aumentar as vendas. Além disso, frases como “maior promoção do ano” ou “melhores preços da temporada” podem incentivar a compra. Lembre-se, porém, que mentir não é uma boa prática e se o seu negócio utilizar de algum recurso, de qualquer natureza, para enganar o consumidor, além de estar sujeito às consequências jurídicas, estará sujeito também à exposição na internet e ao viral negativo. Em qualquer das hipóteses, as consequências são danosas e difíceis de serem reparadas. Por isso, muito cuidado na divulgação. Desde que seu anúncio seja verdade, você não terá problemas com ele.
3. Use contagem regressiva e técnicas de escassez
Quem não fica ansioso ao ver um relógio com contagem regressiva? Esse efeito psicológico, quando implementado em promoções, é um incentivo muito poderoso para os clientes agirem e realizarem a compra. Além disso, a contagem regressiva pode ser utilizada como uma técnica importante: o marketing de escassez, o qual estimula o desejo de compra diante do risco de ficar sem.
4. Utilizar programas de fidelidade e benefícios para clientes antigos e/ou inscritos
Com todos os descontos e promoções inundando a caixa de entrada do comprador na Black Friday, você precisa garantir que seu e-mail se destaque da multidão. Portanto, é importante pensar e se esforçar para criar um relacionamento duradouro com o consumidor. Considere ainda oferecer promoções especiais de marketing na loja da Black Friday para quem já está inscrito na sua base de contatos de e-mails. A exclusividade é uma ferramenta de persuasão eficaz, tornando-se uma ótima maneira de aumentar as visitas à loja online e física!
5. Lembre-se dos carrinhos abandonados no seu site!
Sempre existem alguns compradores que não concluem a compra na internet. Por isso, perto da data da Black Friday, configure e-mails de carrinhos abandonados. Essa é uma tática ainda mais importante para as empresas de comércio eletrônico reconquistarem esses clientes em potencial. Não demore a trazer seu cliente de volta e convencê-lo a comprar, pois a Black Friday traz uma janela de oportunidade muito mais restrita do que os períodos de compras normais. Essa informação pode ser inclusive reforçada ao seu cliente, com a estratégia da escassez e da contagem regressiva apresentada anteriormente.
6. O primeiro a entrar, o primeiro a sair (FIFO)
Geralmente, o FIFO leva a lucros maiores. O valor do estoque no ponto em que foi adquirido pode ser menor do que no momento da venda. Isso porque, com o tempo, as despesas relacionadas ao estoque geralmente aumentam. O estoque mais antigo normalmente é comprado por um preço mais baixo.
Importante destacar que o método de controle de estoque FIFO é quando um varejista atende um pedido com o item que está parado na prateleira há mais tempo. Basicamente, os produtos que foram adquiridos primeiro também serão os primeiros produtos que você vende.
7. Aumente os descontos para compras em conjunto
Já que sua loja vai precisar dar desconto para se destacar nessa data, ao invés de reduzir o valor dos produtos sem pensar, aproveite a ânsia dos clientes por descontos para vender mais itens. Aumente o valor abatido de acordo com o volume de compra – quanto mais produtos o cliente levar, mais ele ganha desconto. Apesar de vender com o preço menor, você vai acabar vendendo muito mais itens e, no final das contas, o desconto terá valido a pena para você devido ao volume de vendas.
8. Sua empresa não pode oferecer grandes descontos? Calma!
Pode ser que sua loja não consiga igualar seus descontos aos que as grandes redes de varejo oferecem. Mas pode aproveitar para destacar seus diferenciais. O volume de vendas de pequenos e médios varejistas é menor, e você pode usar isso ao seu favor, oferecendo, por exemplo, prazos de entrega menores, brindes para quem comprar nessa data ou ainda crédito facilitado.
9. Atenção redobrada com a equipe
É importante preparar a sua equipe para a data. Já que provavelmente você precisará contratar alguns funcionários temporários para o Natal, então, que tal antecipar as contratações para estar bem munido de vendedores já na Black Friday? Além disso, verifique a possibilidade de contratar também mais seguranças para a loja, já que o movimento vai aumentar.
10. Controle o tráfego na sua loja e cuide bem dos clientes que ficarem esperando
Por conta das grandes promoções, sua loja pode acabar recebendo muito mais consumidores do que tem capacidade para abrigar. Nesse caso, é importante ter uma ou mais pessoas responsáveis por controlar o tráfego de clientes dentro da loja. Cuide para que o ambiente não fique lotado e intransitável e, ao mesmo tempo, preste atenção aos clientes que ficarem na espera. Ofereça bebidas e comidas de degustação para que eles fiquem à vontade. Assim, você não irá prejudicar a experiência de compra de quem está dentro da loja e deixará os consumidores que estão esperando mais confortáveis.
11. Reforce o seu estoque para a Black Friday
O seu negócio precisa contar com um estoque maior de produtos, até porque a procura vai crescer. Sendo assim, podemos afirmar que as promoções e condições ofertadas favorecem essa demanda. Para isso, você precisa ter um planejamento diferenciado. Uma boa estratégia é mapear as saídas de mercadorias da sua loja virtual. Com esse levantamento, você terá mais chances de acertar quais produtos tendem a ser mais requisitados.
Nessa hora lembre-se que a variedade não é um fator importante. Muito mais do que opções, seu cliente quer descontos agressivos! Porém, não é viável fazer isso com todos os produtos da sua loja. A sugestão é escolher alguns produtos nos quais seu e-commerce é mais competitivo. Fazer uma ótima negociação com os fornecedores e reforçar o estoque desses produtos.
12. Tenha muito cuidado com o frete
Trate a Black Friday com seriedade e esteja pronto para dar suporte caso as pessoas procurem informações sobre a entrega, pois o cliente pode nunca mais voltar para sua loja virtual caso não fique satisfeito com o serviço prestado.
Planejar e conversar com seus transportadores também é fundamental, pois você precisa passar um prazo de entrega real aos clientes. Fora o prazo, o preço do frete precisa ser condizente. Se o frete for muito alto, o desconto oferecido no produto pode deixar de valer a pena para o consumidor ou a sua marca pode ser mal interpretada como enganosa.
13. Faça uma pesquisa de satisfação pós Black Friday já pensando na Black Friday do ano que vem
O atendimento durante e após a campanha é essencial para um bom relacionamento com os clientes. Na Black Friday, as lojas virtuais recebem novos compradores, aumentando, assim, a base. A dica é aproveitar esse momento para saber o que pode ser melhorado em sua plataforma (e-commerce), portfólio de produtos, preços, entrega, retornos de dúvidas e outros. Para isso, use o e-mail marketing! Ele é o melhor canal para esse tipo de interação pós-venda. Com essa pesquisa seu negócio poderá se preparar para as demais datas comemorativas do ano e é claro, para a Black Friday do ano que vem.
Todas essas estratégias e os dados de anos anteriores vão te ajudar muito a ter uma Black Friday de sucesso no seu negócio! Gostou do artigo? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista. Até breve!