O Dia das Crianças vem aí, em 12 de outubro, mas o que esse dia tem a ver com supermercados? Será que dá para o setor também fazer parte dessa data? Sabemos que criança gosta de ganhar nessa data (e em toda oportunidade possível) muito brinquedo. E elas ganham mesmo brinquedos nessa época, tanto que somente as datas comemorativas do Dia das Crianças e do Natal somam juntas 65% das vendas de brinquedos do ano inteiro! Isso significa que existe potencial econômico nesta data comemorativa.
Mesmo que o seu supermercado não venda brinquedos, existem outros produtos que são grandes atrativos para crianças e que tornam a data bastante lucrativa para o setor. É possível alcançar essa alta rentabilidade se forem adotadas estratégias certas. Por isso, preparamos para você as melhores ações estratégicas no Dia das Crianças a fim de que você aproveite esse momento para vender mais. Vamos lá!
1. Prepare espaço, divulgação e estoque!
Assim como numa grande festa, os preparativos para o Dia das Crianças devem começar antes da data do dia 12 de outubro. Que bom que esse artigo está te avisando com seis semanas de antecedência, não é mesmo? Vai dar tempo! Você pode iniciar hoje mesmo, ao final da leitura. Comece elaborando o planejamento do que será realizado para a data, tanto no espaço do supermercado, como nas ações que você vai executar.
É claro que as vendas de brinquedos movimentam muito esta data, então se o seu mercado tiver o setor do bazar, trate de garantir estoque suficiente para a venda de brinquedos, principalmente os mais baratos. Mas se não tiver o setor de brinquedos, fique tranquilo! Mais à frente mostraremos que as vendas na data não se resumem somente a brinquedos.
Ainda sobre o estoque, é importante que você identifique os produtos novos e/ou que estão em alta no momento e que podem gerar maior impacto de vendas para então adquiri-los com antecedência para a data. Outra boa opção é fazer uma estratégia mista, com produtos em destaque que irão chamar a atenção do consumidor, mas também adicionando produtos que você precisa destravar o estoque, e nesses você pode dar um desconto maior.
Não se esqueça da divulgação, pois o seu público tem que saber com antecedência que o supermercado terá promoções especiais e um setor voltado para as crianças.
2. Considere os dados do Dia das Crianças de anos anteriores
Considere os relatórios de vendas do Dia das Crianças dos anos anteriores na sua loja. Essa estratégia é essencial para programar o estoque, mas lembre-se que é uma estimativa com base na experiência de uma outra época. Em um ano as coisas podem mudar muito economicamente e até mesmo culturalmente. Ou seja, ainda poderão ocorrer surpresas, tanto negativas quanto positivas. Mas o que importa é que você estará mais preparado do que alguém que vai planejar as suas estratégias sem qualquer parâmetro.
Lembre-se também que está é uma oportunidade para corrigir erros já cometidos nesta data e de também repetir os acertos!
3. Faça uma decoração temática e (novamente) capriche na divulgação!
O seu estabelecimento precisa entrar no clima do Dia das Crianças para vender mais. Para que você chame a atenção dos seus clientes é necessário que eles percebam que o sentido econômico da data: dar presentes às crianças.
Para isso, invista em uma decoração como algum tema infantil e que tenha elementos visuais bem atraentes e coloridos. Essa decoração pode acontecer em todos os meios, além do próprio estabelecimento, como o site, as redes sociais, os encartes, os banners, os panfletos, os comerciais, anúncios no rádio etc. Os recursos utilizados podem variar entre sonoros e visuais, como músicas infantis no ambiente da loja e no fundo do anúncio no rádio, ou figuras coloridas de personagens adorados pelo público infantil. Vale lembrar que quando o assunto é publicidade para crianças é preciso tomar cuidado para não ferir nenhuma lei que regula o tema.
4. Programação especial para o dia
Os pais também adoram programas interessantes para levar os filhos e se a ida ao supermercado for um desses programas interessantes, melhor para as vendas!
Se possível, ofereça gratuitamente diversos programas para crianças, como algodão doce, pipoca, cama elástica, piscina de bolinhas, escorregador etc. E, é claro, divulgue amplamente para aumentar o movimento no estabelecimento.
As opções animadoras não acabam por aí! Na verdade, você também pode incluir contadores de histórias, mágicos e pessoas que fazem maquiagens infantis. Essas são algumas sugestões que você pode adotar, sendo que os únicos limites são a criatividade e a disposição para investir no engajamento da sua marca.
No Dia das Crianças você tem que aproveitar para atrair os clientes que consomem mais, como as famílias, a fim de que possam passar um momento diferente no seu supermercado.
Muitos estabelecimentos acabam utilizando o estacionamento ou outro espaço vazio para realizar esses programas diferenciados. Ressalta-se, porém, que o valor investido nessas ações não costuma ser muito alto, tendo em vista que o retorno que estas ações trazem é elevado e que o fluxo de novos clientes aumenta de forma considerável.
5. Crie promoções de Dia das Crianças
Uma ação vantajosa é investir em alguma promoção do Dia das Crianças como forma de atrair mais clientes. Sortear brindes também é um ótimo atrativo.
Para alcançar mais sucesso, faça uma análise dos produtos que foram mais vendidos nessa data dos anos anteriores. Com base nesses dados, você consegue identificar os melhores produtos para colocar em promoção.
Boa parte do sucesso da campanha promocional está no direcionamento dela ao público certo. Para atingir este público, você pode promocionar os itens para clientes que compraram produtos infantis nos anos anteriores, como fraldas, produtos infantis de higiene, sucos, achocolatados, brinquedos, etc.
Porém, caso você não possua esses dados ou caso eles sejam insignificantes nas vendas, você pode utilizar de uma técnica criativa, direcionando a data aos adultos.
6. Uma ideia genial:
Mas como você vai vender produtos para adultos em uma data comemorativa destinada às crianças? É simples, porém inteligente. Todos nós já fomos crianças um dia e com certeza temos memória dessa época. Por isso, uma boa estratégia é investir em campanhas que ativem a memória dos consumidores adultos para a época em que eles eram crianças, despertando assim o desejo de comprar produtos infantis.
Desse modo, você pode fazer campanhas promocionais de alguns produtos com um preço bem acessível, vendendo por R$ 2,00 ou R$ 3,00, por exemplo.
Ideias de produtos que podem despertar a memória dos adultos sobre a infância: refrigerante caçulinha, suquinho, salgados de padaria, bolachas recheadas, chocolate, bolinhos, achocolatados, balas, doces, pirulitos, sorvetes e salgadinhos. Sem falar naqueles itens marcantes que todos lembram da própria infância, como o guarda-chuvinha de chocolate, a bala dadinho, a pasta de dente Tandy e claro, o Kinder Ovo.
Caso goste desta ideia, perceberá que ao colocá-la em prática, diversos itens e marcas são atemporais e muitas vezes fizeram parte da infância do avô, do pai e do filho. Com isso, não há dúvidas de que os pais e as crianças vão adorar.
Atente-se também ao fato de que esta estratégia beneficia aquele cliente que precisa comprar mais de um presente para a família toda, filhos, sobrinhos, netos, etc. Com essa oferta de produtos com um preço acessível você poderá conquistar esse consumidor e terá seu lucro na quantidade.
7. A divulgação online não pode ser ignorada
Ainda que você não possua e-commerce e que não possa realizar entregas, a comunicação online não pode ser ignorada. Isso porque tem se tornado cada vez mais comum que antes de ir à loja física, muitas pessoas busquem os melhores produtos e ofertas na internet. Mesmo que posteriormente os clientes optem por realizar suas compras em alguma loja física.
Para aproveitar esse fluxo de clientes que estão conectados em busca de informações e presentes, crie uma comunicação condizente e atrativa para a data, mude a cara das suas redes sociais, destaque os principais produtos que podem ser atrativos para a data. Aproveite que o Dia é das Crianças, e o clima infantil está em alta, e faça seus posts nas redes sociais ficarem divertidos e coloridos.
Faça conteúdos inserindo o universo infantil junto a sua marca, é claro, o seu produto deve fazer sentido com o que está sendo divulgado também para os pais. Afinal, os eles sabem exatamente o que seus filhos iriam gostar de ver e deganhar, fale a língua deles!
E não se esqueça, é claro, de divulgar aquele evento que seu estabelecimento promoverá na data, com toda a programação para a garotada se divertir na cama elástica, comendo algodão doce e pipoca.
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