Esses dois conceitos são famosos e bastante conhecidos no varejo e significam, respectivamente, Firt in, first out (primeiro a entrar, primeiro a sair) e First expired, first out (primeiro a vencer, primeiro a sair). Os significados das siglas já dizem muito sobre os dois conceitos e muito provavelmente você já os conheça e já os domine. Mas será mesmo?
O que é FIFO?
“O primeiro que entra é o primeiro que sai”, ou seja, os lotes que chegam antes são despachados antes no momento em que algum cliente solicita. Existe uma fila de envio dos itens que obedece a ordem de entrada deles dentro do armazém. É um sistema que estabelece uma rotatividade dentro do estoque. Produtos mais antigos saem primeiro e os mais novos entram no fim da fila.
Um dos bons motivos para utilizar esse método é garantir que a empresa não fique com estoque de produtos vencidos do armazém e evite também que eles envelheçam, o que poderia comprometer a qualidade. Mas há ainda outro ponto, que é o fato de que a empresa deixa de mandar para o cliente um produto que logo vai vencer e terá pouca vida útil. Assim, evita-se desgaste no relacionamento e a necessidade de realizar uma promoção, por exemplo.
Vamos supor que um cliente solicitou uma mercadoria hoje. Seu estoque tem três lotes diferentes dessa mercadoria, que chegaram nos últimos três meses. Se não houver organização e um produto de qualquer desses três lotes for enviado, o que pode acontecer?
Opção 1: a empresa pode mandar uma mercadoria com prazo de validade muito longo e deixar no estoque uma que está prestes a vencer. O seu cliente consome o produto com validade longa e o com validade curta estraga no seu estoque. A empresa saiu perdendo.
Opção 2: a empresa deixou o produto tempo demais envelhecendo na prateleira e na hora que ele é enviado ao cliente o produto já está muito próximo da data de validade.
Por isso, utilizar a metodologia FIFO, isto é, enviando primeiro o produto que chegou há mais tempo, assegura à empresa uma rotatividade mais sustentável, garantindo que nenhuma mercadoria fique se deteriorando no armazém, evitando desperdício e desgastes com os clientes. Faz todo sentido não é mesmo?
O que é FEFO?
Esse conceito tem muita conexão com as características e vantagens do FIFO. Então, se você conseguiu entender o conceito do primeiro, agora vai ser muito mais fácil entender este. Sua sigla significa primeiro a vencer, primeiro a sair. Essa metodologia se difere da primeira porque ela não leva em consideração a data de entrada da mercadoria, mas sim a data de vencimento dela. Isto é, o conceito está ligado diretamente ao controle de validade dos produtos.
O objetivo do FEFO é vender sempre os produtos com data de validade mais próxima do vencimento, garantindo que nada se perca, evitando prejuízos e desperdícios. Na prática, esse é o método mais utilizado no setor alimentício, já que os produtos são em sua grande maioria perecíveis e demandam essa atenção quanto à validade.
Esses dois conceitos andam juntos, são parecidos em quase tudo, inclusive na sigla, e são nada mais nada menos do que formas de controlar o seu estoque para otimizar seus recursos, evitar os desperdícios, dar agilidade às operações e controlar os custos. O que de fato muda entre eles é o parâmetro de organização, se será pela ordem de entrada da mercadoria ou pela data de validade mais próxima.
O interessante é que se formos pegar e organizar um mesmo estoque com FEFO e com FIFO, muito provavelmente teremos o mesmo resultado. Isso acontece porque é natural que os produtos sigam uma cadeia de produção e distribuição. Por exemplo, você pede fardos de arroz. Eles chegam em maio e você verifica que foram produzidos em maio e a validade está calculada em cima deste parâmetro, assim FIFO e FEFO são iguais. Mês seguinte você pede de novo, tudo com o mesmo fornecedor, ele te manda fardos de janeiro, que chegaram em junho e têm uma data de validade muito mais próxima do que os da última remessa em maio.
Entende como a primeira situação é muito mais comum de acontecer? Isso porque todo o mercado está acostumado com esses conceitos. Mas, é claro que se a exceção ocorrer contigo, como no segundo exemplo, você saberá como agir. Isto é, desconsidere a data de entrada (FIFO) e considere a data de validade (FEFO), simplesmente porque é mais benéfico para o seu negócio.