Você sabe o que é taxa de recompra? E como calculá-la? No artigo de hoje vamos esclarecer este tema e te dar dicas de como aumentar a taxa de recompra dos clientes no varejo.
A recompra dos clientes significa fazer com que eles voltem a comprar do seu negócio, seja no seu espaço físico ou nos seus outros canais de venda. Vale muito a pena investir em estratégias para garantir a fidelização dos seus clientes e aumentar a taxa de recompra, isso porque um cliente novo pode ser até 7 vezes mais caro para o seu negócio do que fidelizar aqueles que já conhecem sua marca.
Quando o assunto é supermercado, é normal que os clientes façam as compras pelo menos uma vez por mês, mas a frequência pode ser muito maior do que essa. para poder calcular a taxa de recompra você pode utilizar uma ferramenta de Gestão de Comportamento de Cliente, também chamada de CBM.
Com essa ferramenta você verificará dados como: Quantos consumidores compraram nos últimos 30 dias? Desses, quantos são novos e quantos são antigos? Vamos supor que você teve 30.000 vendas por mês, e destas, 12.000 foram para clientes que já tinham comprado antes anteriormente na sua loja, significa que a sua taxa de recompra nesse mês foi 40%. Para conseguir extrair esse dado é essencial que você saiba ou tenha como classificar quem são seus clientes novos e os seus clientes antigos.
A fórmula para fazer este cálculo é a seguinte:
taxa de recompra = (número de recompras / número de vendas) * 100
taxa de recompra = (12.000 / 30.000) * 100
taxa de recompra = 0,4 * 100
taxa de recompra = 40%
Existem várias estratégias que você pode usar para melhorar a taxa de recompra. E basicamente todas elas envolvem conquistar o seu cliente, principalmente através da boa experiência de compra que ele tem no seu negócio. Por isso, invista em marketing criativo, em atendimento personalizado, em técnicas sensoriais como iluminação e música ambiente, ofereça um pós-venda eficiente, tenha diversos canais de comunicação que ofereçam respostas rápidas, capacite seus colaboradores, crie programas de fidelização e invista em tecnologia.
Todas essas dicas já foram detalhadas e explicadas aqui no blog e você pode checar a que mais te interessar. Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista. Até breve!