Você sabia que se a experiência for agradável durante o processo de compra é muito mais provável que seu cliente compre de novo? Parece óbvio, principalmente quando pensamos no contrário de um bom atendimento. Com certeza, um atendimento ruim repele o retorno dos clientes. E isso significa que investir mais em práticas que garantam a qualidade do atendimento em supermercados é essencial para o sucesso e o crescimento do seu negócio. Tendo clientes satisfeitos com o relacionamento com a sua empresa, eles não vão hesitar em adquirir novos produtos no seu estabelecimento!
Pensando nisso, no artigo de hoje preparamos para você as três principais regras para melhorar o atendimento no seu supermercado.
- Não ignore os canais de comunicação
Os canais de comunicação não existem para enfeite ou para cumprir requisito. Eles são úteis, são oportunidades de venda. Além disso, ouvir seus clientes pode te ajudar a estreitar laços com a sua empresa e idealizá-lo. Quando um cliente procura uma equipe de vendas é porque precisa de ajuda ou de alguma informação importante, que aliás podem ser fatores decisivos para a concretização da venda. Por isso, não corra o risco de deixar o seu público desatendido em nenhum dos seus canais de atendimento, seja telefone, mensagens nas redes sociais e aplicativos, chat de site ou qualquer outro meio.
- Lidar com os erros e reclamações recebidas
É feio e grosseiro negar os seus erros quando eles estão bem claros que aconteceram. Os clientes estão muito atentos com o que acontece e não ignoram as falhas, já que elas prejudicam sua experiência no estabelecimento. Todos os estabelecimentos estão sujeitos a erro e a cometer falhas. Nessas horas, o melhor a fazer é ser honesto e admitir a falha, mas claro, empenhar-se também para, dentro do possível, reparar o erro. Mostrar empatia e sentimento sobre o ocorrido humaniza o atendimento e aproxima sua empresa do seu cliente.
- Qualifique seus funcionários
Times alinhados aos objetivos do negócio têm condições de manter um padrão de atendimento. Mesmo assim, até as equipes mais preparadas precisam relembrar as práticas desejáveis para garantir a satisfação do público. Esse reforço pode ocorrer por meio de capacitações constantes, que também orientam todo e qualquer funcionário recém-chegado para trabalhar no supermercado. Há uma série de programas de treinamento para você adotar, conforme o perfil e as necessidades do estabelecimento. Eles podem envolver desde ensinamentos para uso da tecnologia e suas ferramentas, até indicações de ações positivas, como sorrir, ser cordial e cumprimentar o cliente.
Essas três principais dicas, relacionadas a qualificação da equipe e atenção ao cliente norteiam todas as demais dicas que você poderia encontrar com este objetivo de alcançar um bom atendimento. Dominando bem essas três principais, o seu estabelecimento estará no caminho certo!