Todos os setores possuem erros típicos passíveis de cometimento e no varejo isso não é diferente. A boa notícia é que conhecendo esses principais e característicos erros do seu setor, o seu negócio tem a chance de preveni-los. Pensando nisso, no artigo de hoje separamos para você detalhadamente quais são esses principais erros e como evitá-los. Vejamos:
- Não definir um planejamento de negócio
O primeiro erro cometido pelos integrantes do setor varejista é logo no início, quando deixam de elaborar um planejamento de negócio. Sem isso, o negócio está muito mais dependente da sorte e de outros fatores incontroláveis do que do seu próprio trabalho e qualidade de serviço. Isso significa que, sem o planejamento, as chances de ter resultados negativos são muito maiores. O resultado é previsível: menos vendas, resultados instáveis e uma dificuldade cada vez maior em permitir que o negócio se mantenha.
Ter um planejamento de negócio significa definir as metas, os objetivos, a missão, os valores, os prazos e as ferramentas de controle. Desenvolver bem cada um desses tópicos vai evitar futuras falhas e prejuízos no seu negócio. Sendo assim, para começar bem, elabore logo no início o seu planejamento de negócio.
- Ter metas irreais
Não adianta elaborar as metas do seu negócio de uma forma ilusória, que não condiz com a realidade. Esse com certeza é um grande erro de muitos do setor. Para evitar que isso aconteça, conheça bem o seu negócio, desenvolva metas realistas e as documente. Além disso, lembre-se que estipular metas impossíveis ou mirabolantes prejudica o desempenho dos colaboradores, que certamente estão sendo cobrados além do que se pode cumprir. Isso afeta a saúde do seu negócio e no seu relacionamento com o cliente, que muitas vezes pode se sentir pressionado a comprar pelos vendedores que também estão pressionados. Tudo isso prejudica suas vendas e resulta em imobilização e perda de competitividade.
- Não conhecer o seu público
Não dá para vender bem sem conhecer o seu público. Diante disso, é importante saber do que o seu cliente gosta, quando ele faz compras, o que ele espera quando compra na sua loja, qual o ticket médio das compras, quantos itens costuma levar, idade, sexo, onde mora, e etc. Entender o perfil de consumo do seu cliente favorece o acerto nas estratégias de venda e divulgação.
- Erros no estoque
Existem várias formas de errar no estoque. Por exemplo, comprar demais, comprar pouco, armazenar errado, não controlar validade e diversas outras possibilidades. O estoque é como se fosse o coração do varejo e qualquer problema com ele influenciará diretamente nos resultados. Todos os excessos são ruins, pois um estoque pequeno demais faz com que os clientes não possam comprar aquilo que desejam, desperdiçando uma oportunidade de negócio. Já um estoque grande demais faz com que o varejo perca liquidez e tenha sua capacidade de investimento diminuída. Por isso, o ideal é atuar de modo a realizar uma gestão efetiva do estoque, garantindo o máximo de resultados. Já falamos aqui no blog que ter um sistema de gestão, como o SG Linear, pode te ajudar muito nessa tarefa delicada.
- Não ficar atento às mudanças do mercado e do público
Ficar estagnado em um mercado que muda tão depressa é um erro que pode levar muitas empresas à falência. Por outro lado, aqueles que acompanham as transformações do varejo podem dar um grande passo à frente da concorrência e crescer rapidamente. Se aperfeiçoar é uma busca que não pode acabar, sempre há algo para fazer melhor e colher melhores resultados. Esteja atento ao mundo ao seu redor e ao ambiente interno da empresa para identificar pontos de melhoria.
Evitar cada um desses erros vai impactar positivamente nos resultados do seu negócio. Claro que existem muitas outras falhas as quais o seu negócio pode estar sujeito, mas essas são as mais recorrentes e que merecem atenção especial.
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