Pular para o conteúdo Skip to content
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Principais estratégias de benchmarking no varejo

  • maio 18, 2022

Você sabia que estudar e conhecer melhor a sua concorrência pode fazer toda a diferença para você implantar melhorias no seu negócio e potencializar resultados?

É a partir desse conhecimento que é possível trazer insights e novidades para o seu negócio. Sem a dificuldade para saber onde melhorar, fazer diferente, otimizar e enfim! Lembrando que sempre existe oportunidade para melhorar, não importa o quão eficiente seja o seu negócio.

O chamado benchmarking é uma ferramenta de gestão que lida diretamente com a performance de uma empresa. Ele é feito a partir da comparação de processos, ações e campanhas e demais tópicos entre a própria empresa e seus concorrentes. Mas isso não é feito para que a sua empresa imite o concorrente, muito pelo contrário.

Mais do que saber o que o concorrente tem feito, benchmarking significa entender o contexto em que seu negócio está inserido e buscar, através da comparação com os concorrentes, os melhores caminhos e processos para conquistar o sucesso.

Existem várias formas de fazer benchmarking, que podem ser resumidas em quatro diferentes grupos, de acordo com as características de cada um. São eles:

Interno: comparação de práticas dentro da própria empresa (divisão de tarefas, esquemas de produção, criação ou dissolução de departamentos);

Funcional: comparação entre processos de trabalho, algo que vale para empresas de áreas de atuação iguais ou diferentes

Competitivo: busca da superação da concorrência através da comparação (e consequente melhoria) de suas práticas internas e/ou externas;

Cooperação: quando duas ou mais empresas criam um grupo de observação mútua para se ajudarem no aperfeiçoamento das tarefas.

Existem diversas vantagens de aplicar o benchmarking na sua empresa, como por exemplo melhorar o conhecimento sobre o próprio desempenho, assim como seus pontos fortes e fracos. Isso porque ela realiza um importante exercício de autoconhecimento e abre a visão para ficar por dentro de novas práticas de mercado, sempre pensando no seu público-alvo e em suas metas.

Outro benefício é que, conhecer melhor as estratégias e práticas bem sucedidas de marcas mais maduras diminuem as suas chances de erros e ajudam você a tomar decisões mais acertadas, visto que seus competidores passam a ser parâmetros. Além disso, quando um empreendimento põe em prática alguma ideia que já foi experimentada e que gerou bons resultados para o outro, a confiança que aquela ação será útil torna-se maior. Isso minimiza os riscos e eventuais despesas com retrabalhos, pois os esforços são mais bem direcionados.

Um benefício relevante do benchmarking é que quando você mostra aos colaboradores da empresa um caminho já percorrido por outros varejistas, provando que é possível conquistar um objetivo, naturalmente, uma cultura de aperfeiçoamento contínuo e de mais eficiência na busca por soluções de problemas é criada.

Por fim, no intuito de obter vantagens competitivas, a prática de benchmarking tem como objetivo analisar empresas de referência no mercado. Não é recomendável uma simples referência para que sejam feitas cópias ou imitações, até porque a ideia não é simplesmente nivelar o seu negócio com as melhores práticas da concorrência.

Lembrando que essa prática, benchmarking, é uma importante ferramenta para evitar que você cometa os mesmos erros que seus competidores, ou identificar oportunidades que eles estão deixando passar.

Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista!

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorComo reduzir a rotatividade de funcionários no seu supermercado
NextDicas para ter mais produtividade no trabalhoPróximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!