Você sabia que estudar e conhecer melhor a sua concorrência pode fazer toda a diferença para você implantar melhorias no seu negócio e potencializar resultados?
É a partir desse conhecimento que é possível trazer insights e novidades para o seu negócio. Sem a dificuldade para saber onde melhorar, fazer diferente, otimizar e enfim! Lembrando que sempre existe oportunidade para melhorar, não importa o quão eficiente seja o seu negócio.
O chamado benchmarking é uma ferramenta de gestão que lida diretamente com a performance de uma empresa. Ele é feito a partir da comparação de processos, ações e campanhas e demais tópicos entre a própria empresa e seus concorrentes. Mas isso não é feito para que a sua empresa imite o concorrente, muito pelo contrário.
Mais do que saber o que o concorrente tem feito, benchmarking significa entender o contexto em que seu negócio está inserido e buscar, através da comparação com os concorrentes, os melhores caminhos e processos para conquistar o sucesso.
Existem várias formas de fazer benchmarking, que podem ser resumidas em quatro diferentes grupos, de acordo com as características de cada um. São eles:
Interno: comparação de práticas dentro da própria empresa (divisão de tarefas, esquemas de produção, criação ou dissolução de departamentos);
Funcional: comparação entre processos de trabalho, algo que vale para empresas de áreas de atuação iguais ou diferentes
Competitivo: busca da superação da concorrência através da comparação (e consequente melhoria) de suas práticas internas e/ou externas;
Cooperação: quando duas ou mais empresas criam um grupo de observação mútua para se ajudarem no aperfeiçoamento das tarefas.
Existem diversas vantagens de aplicar o benchmarking na sua empresa, como por exemplo melhorar o conhecimento sobre o próprio desempenho, assim como seus pontos fortes e fracos. Isso porque ela realiza um importante exercício de autoconhecimento e abre a visão para ficar por dentro de novas práticas de mercado, sempre pensando no seu público-alvo e em suas metas.
Outro benefício é que, conhecer melhor as estratégias e práticas bem sucedidas de marcas mais maduras diminuem as suas chances de erros e ajudam você a tomar decisões mais acertadas, visto que seus competidores passam a ser parâmetros. Além disso, quando um empreendimento põe em prática alguma ideia que já foi experimentada e que gerou bons resultados para o outro, a confiança que aquela ação será útil torna-se maior. Isso minimiza os riscos e eventuais despesas com retrabalhos, pois os esforços são mais bem direcionados.
Um benefício relevante do benchmarking é que quando você mostra aos colaboradores da empresa um caminho já percorrido por outros varejistas, provando que é possível conquistar um objetivo, naturalmente, uma cultura de aperfeiçoamento contínuo e de mais eficiência na busca por soluções de problemas é criada.
Por fim, no intuito de obter vantagens competitivas, a prática de benchmarking tem como objetivo analisar empresas de referência no mercado. Não é recomendável uma simples referência para que sejam feitas cópias ou imitações, até porque a ideia não é simplesmente nivelar o seu negócio com as melhores práticas da concorrência.
Lembrando que essa prática, benchmarking, é uma importante ferramenta para evitar que você cometa os mesmos erros que seus competidores, ou identificar oportunidades que eles estão deixando passar.
Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista!